TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASOS

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

IFPE- INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Débora Oliveira, Hevylle Flávia e Jerlayne Ferreira

ESTUDO DE CASOS

Introdução à Administração

PAULISTA - PE

2021

Débora Oliveira, Hevylle Flávia e Jerlayne Ferreira

ESTUDO DE CASOS

Introdução à Administração

Trabalho de conclusão do primeiro período de Introdução à administração, como requisito para  finalizar o semestre.

Orientador(a): ALBA BARBOSA

Igarassu- PE

2021

Sumário

1.        CASO 1- ATELIÊ DA JOANA        1

1.1 PERGUNTA 1        1

1.1        PRINCIPAIS ERROS DO ATELIÊ DA JOANA.        1

1.2        Que medidas podem ser implantadas por Joana para organizar melhor os processos de seu negócio?        1

2.        ANÁLISE DE SWOT:        1

2.1 O QUÊ É E PARA QUÊ SERVE UMA ANÁLISE DE SWOT (FOFA)?        1

3.        LIDERANÇA- PERGUNTA 3        1

4.        MISSÃO, VISÃO E VALORES        1

5.        PERGUNTA 5:        1

5.1 De que forma os conhecimentos da Escola Clássica da Administração poderiam ser úteis ao Ateliê? Explique.        1

6.        Bibliografia        1

  1. CASO 1- ATELIÊ DA JOANA

O CASO A SEGUIR É O CASO DO ATELIÊ DE JOANA, MAS ANTES DE DARMOS INÍCIO AS QUESTÕES ABORDADAS, DIREMOS QUEM É JOANA E COMO A SITUAÇÃO CHEGOU À ESTE ESTADO:

1.1 PERGUNTA 1

Joana demonstra ser uma gestora muito flexível diantes das decisões do futuro da empresa e no relacionamento com seus funcionários, contudo essa postura está lhe trazendo grandes dores de cabeça. Na perspectiva das quatro funções da Administração (planejamento, organização, direção e controle), quais os principais erros que você identifica no Ateliê da Joana? Que medidas podem ser implantadas por Joana para organizar melhor os processos de seu negócio? (Lembre        desepararoserrosporfunções).

  1. PRINCIPAIS ERROS DO ATELIÊ DA JOANA.

PLANEJAMENTO- ERROS:falta de recursos financeiros, não contratar um profissional para fazer um balanceamento, um layout, má planejamento na estrutura do ateliê, usar um único espaço para dois negócios, não ter foco no empreendimento, exercer multitarefas, desconhecimento sobre a própria empresa, não planeja horários, falta de responsabilidade e foco, falta de uma consultoria e noções de contabilidade, nenhum controle de saída, desvio de função, má distribuição de horários, gastos desnecessários, não investigou os concorrentes, não pede feedbacks, não ter um público alvo.

ORGANIZAÇÃO- ERROS:ausência de portifólio,não trabalha com agendamentos, não tem campanha de marketing, falta de estética, não ter parcerias com fornecedores da matéria prima utilizada, não ter estilista (um diferencial), espaço desorganizado e inapropriado para as atividades exercidas, habilidades técnicas, má distribuição de espaço, objetos demais, conversas alheias atrapalham os funcionários.

DIREÇÃO- ERROS: Ser muito flexível, não saber dizer não, não saber liderar, não controlar os gastos, falta de posicionamento.

CONTROLE- ERROS:não impor ordem, o que tornaosprocessos ainda mais lentos evulneráveis a erros,não impõe cargos fixos aos funcionários, Não controla o fluxo de caixa permitindo acesso a qualquer funcionário, falta de monitoramento.

  1. Que medidas podem ser implantadas por Joana para organizar melhor os processos de seu negócio?

Antes de organizar um negócio, é necessário planejar.

Dentro das quatro funções da administração, Joana necessita saber quais são os objetivos, meios, produções e resultados, ou seja, o que fazer e como fazer.

No caso de Joana vemos que há muitos furos, Joana começou seu negócio por necessidade, não tem capacitação específica nem meios financeiros para a realização de tal meio.

Porém, a mesma necessita estruturar um plano de negócios e para começar com o pé direito,  precisa fazer uma análise dos erros cometidos dentro de seu ateliê, assim é possível indicar medidas para impor melhorias. Dentro das quatro funções da administração, faz-se necessário que Joana, inicialmente, faça um planejamento, englobando toda organização, direção e controle da sua empresa.

Joana deve saber o que ela quer realizar, ou seja, o intuito principal da empresa, criar sua própria marca, que neste caso é seu Ateliê, ela deve ir para "a ponta do lápis", calcular gastos, estudar o mercado no qual ela quer atuar, fazer uma lista de prioridades, procurar uma boa localidade para seu empreendedimento, afinal ser visto é o passo principal para crescer.

A proprietária deve organizar seu ateliê, como "quem fará, o que fará e como fará", Joana deve implementar medidas de liderança e motivação, e também fazer o monitoramento de todo seu desempenho. Buscar fornecedores e possíveis parceiros, tanto para a divulgação de seu ateliê tanto para estoque, também buscar parcerias ou acordos com estilistas e profissionais da área, todavia seu empreendedimento necessita de visibilidade e praticidade.

Joana pode,acessar a internet e pesquisar sobre os conceitos básicos da administração. A partir daí ela começaria do zero o seu portifólio, Ela pode investir nas pessoas, colocando alguns de seus próprios funcionários como modelos de suas peças, depois atualizar as redes sociais. Quanto mais criativa ela for, melhor, contanto que haja formalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (356.5 Kb)   docx (173.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com