TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.456 Palavras (18 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Mogi das Cruzes- SP

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Aline Victorino Gomes – RA 2440436318

 

                                           Gestão e Aspectos Sociais

Disciplinas Integradoras:

Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I

Mogi das Cruzes - SP

2018

Aline Victorino Gomes – RA 2440436318                                                            Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS

Disciplinas Integradoras:

Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I

Produção Textual Individual apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I, aplicado ao curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos.

Tutor Eletrônico: Antônio João Ferreira Junior

Tutor de Sala:

Mogi das Cruzes - SP

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

    2 MODELOS DE GESTÃO        4

2.1.1 Modelo de Gestão Burocrático        4

2.1.2 Modelo de Gestão Participativa        5

2.1.3 Modelo de Gestão por Resultados        6

2.2 GESTÃO DE PROJETOS         6

2.2.1 Estrutura analítica do projeto         6

2.2.2 Plano de Gestão de Recursos Humanos         7

2.2.3 Matriz RACI         7

2.2.4 Plano de Riscos         9

2.3 EMPREENDEDORISMO         9

2.3.1 Cultura de Inovação        10

2.4 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE         11

2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        11

2.5.1 Reforma trabalhista e Tele Trabalho        11

2.5.2 Contrato de Marceneiros        11

2.5.3 Contrato Intermitente        12

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada uma proposta para que o projeto de expansão da empresa Hemejan seja encaminhado com eficiência e sucesso.

Um dos pontos mais importantes num processo de ampliação ou abertura de filiais é o Planejamento estratégico. Para que haja um desenvolvimento amplo da empresa no que se diz à complexidade de abertura de filiais em um mercado desafiador e de poucas certezas, se faz necessário ter um apoio de pessoas de confiança e não somente concentrar o poder de decisão à uma pessoa.

Serão apresentadas questões à respeito do empreendedorismo e dados que irão contribuir também para uma reflexão sobre dificuldades e incentivos para um empreendedor de sucesso.  

        2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MODELOS DE GESTÃO

                A forma de gerir um empreendimento com certeza influenciará no seu sucesso ou fracasso. O conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo é chamado de Modelo de Gestão. Na situação geradora de aprendizagem, nos foi apresentada uma empresa familiar chamada “Móveis Hemejan”, que tem na figura do SR. Rubens a concentração do poder decisório, com isso concluímos que o modelo de Gestão aplicado no empreendimento é o Modelo de Gestão Burocrático.

        2.1.1 MODELO DE GESTÃO BUROCRÁTICO

                O modelo burocrático, já possui na bagagem o próprio nome. É um modelo com excesso de controle administrativo e burocrático, onde é centralizado todo o poder de decisão nas mãos de um superior, esse excesso interrompe ações que, normalmente, deveriam ser rápidas, pois neste modelo é impedido a autonomia de quaisquer colaboradores, já que o que dita as ações são regras e diretrizes. As pessoas não se relacionam entre si, não se comunicam, não se conhecem, o relacionamento ocorre entre cargos e funções.

                Esse modelo engessa idéias e desmotiva os colaboradores. O trabalho do profissional é voltado para a satisfação do líder e não do cliente.

                Na empresa “Móveis Hemejan” é visível que o modelo de Gestão utilizado atualmente é o Burocrático. Toda tomada de decisão é concentrada nas mãos do Diretor Sr. Rubens. Não importa qual o setor, é ele quem toma a decisão final. Isso faz com que o processo fique lento ou as vezes parado, até que essas decisões aconteçam.

                O Sr. Rubens está pensando em expandir o seu negócio, mas para isso o empreendimento precisa de outro modelo de Gestão, para que seu projeto de expansão seja um sucesso. Para que se conquiste novos cliente, inove os produtos, fatores que precisam estar presentes nesse projeto de crescimento, será preciso que haja uma reformulação na forma em que a empresa é gerida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (102.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com