TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH I)

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

JONATAS DO CARMO SANTOS

ANÁLISE DAS TEORIAS E ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS APLICADAS À UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR: NANDO’S BAR

SALVADOR
2019

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH I)

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

JONATAS DO CARMO SANTOS

ANALISE DAS TEORIAS E ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS APLICADAS À UM EMPREENDIMENTO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: NANDO’S BAR

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos da Administração, curso de Turismo e Hotelaria da UNEB e, sob a orientação do Profª Alíger dos Santos, turma do 2º semestre, turno vespertino.

SALVADOR
2019


INTRODUÇÃO

De acordo com Lacombe (2004), administrar é o conjunto de esforços que tem como objetivo planejar, organizar, dirigir ou deliberar, coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. Dessa formar, o trabalho presente, busca apresentar o desenvolvimento das teorias da administração, através de uma pesquisa descritiva, para informação e analise de seus elementos aplicados à um empreendimento microempreendedor individual (MEI), Nando’s Bar, com o objetivo de abordar a visão temática dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

O microempreendimento, Nando’s Bar, foi fundada em Agosto de 2004, um micro empreendimento individual, que atuava no ramo de bares e restaurante, com a filosofia de sempre agradar e tratar bem todos os clientes. A empresa é de propriedade do indivíduo (privada), de característica familiar, que está dentro do ramo da economia, a qual, engloba as atividades de prestação de serviços e de comercio, setor terciário.

Quanto ao tipo de estrutura organizacional, Nando’s bar se enquadra na estrutura funcional, pois a mesma é composta apenas por duas pessoas as quais, desempenham uma autoridade funcional com linhas diretas de comunicação, desenvolvendo o princípio da especialização, diante da necessidade de decompor as funções para torna-las mais fáceis, sendo um responsável pela cozinha e o outro pelo bar e atendimento aos clientes, todos os dois, donos do bar e restaurante.

Figura 1: Organograma do bar e restaurante, Nando’s Bar

[pic 3]

Fonte: Autoria própria

ASPECTOS CULTURAIS DA EMPRESA NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS RELAÇÕES

O comprometimento leva o trabalhador à aceitação do discurso e ideário da empresa e a submeter-se à racionalidade organizacional, muitas vezes em detrimento da vida pessoal, pois defendem a empresa mediante valores, símbolos empresariais absorvidos na sua conduta em situações de trabalho. Portanto, a construção social e discursiva da mudança, do comprometimento da subjetividade do trabalhador e da forma como a mudança de perfil é impulsionada pelas transformações do trabalho em empresas como a analisada.

As experiências vividas pelas pessoas no cotidiano do trabalho nas empresas estão cercadas de mitos, rituais, valores e heróis, cada qual exerce sua função, participa e organiza as relações entre os indivíduos, conferindo significado. A cultura, denominada como “cultura da empresa” pode ser utilizada por dirigentes, seguindo modismos ou tendências organizacionais no sentido de propagá-las como meio estratégico da sua absorção através de lemas, refrões, slogans, e palavras de ordem aos trabalhadores, no intuito de se criar uma “identidade do trabalhador com a empresa”.

Cada empresa administra a sua estrutura e mantém uma série de peculiaridades que se manifestam em sua cultura, missão e visão, valores que podem estar expostos implícita ou explicitamente. Porém, quando se admite a existência da cultura na empresa e se acredita na influência que exerce no ambiente de trabalho. A valorização do trabalho, agregada ao símbolo da qualidade, é inculcada no trabalhador e na forma como este encara a gestão do seu desempenho no ambiente de trabalho.

Portanto, nas empresas, essa influência causada pela cultura organizacional, que nada mais é que os costumes que a empresa adota em seu método de gestão de pessoas, de recursos, impacta na forma que estas se portam diante das adversidades do mercado ao qual está inserida. Nesse sentido, Viver em conjunto com pessoas de diferentes costumes, mas inseridas no mesmo universo cultural cria momentos que somente naquele instante e naquele contexto poderão ser desfrutados. A forma como os colabores são tratados nas atividades do cotidiano influenciam direta e indiretamente as pessoas que cercam o ambiente de trabalho.

PRINCIPAIS ABORDAGENS E TEORIAS

Cientifica

Segundo Frederick W. Taylor, A ideia de tarefa é, quiça, o mais importante elemento na administração cientifica. Para Taylor, o aumento da eficiência da indústria se dá por meio de racionalização do trabalho do operário. Taylor reduziu o homem a gestos e movimentos, sem capacidades de desenvolver atividades mentais, depois de uma especialização funcionava como uma máquina. Defendia a organização linear. Segundo ele, o homem era influenciado e incentivado a produzir mais, devido as recompensas salarias, materiais e econômicas, não pelo amor ao trabalho.

A teoria cientifica, tinha como princípio a racionalização do trabalho, aonde deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas – padronização de métodos, maquinas, maquinas e equipamentos -, sendo elaborada a ORT – Organização Racional do Trabalho. Na teoria, também está presente o estudo da fadiga (formas de eliminar os movimentos desnecessários); Divisão do trabalho e a especialização do operário (eficiência aumenta com a especialização); Desenho de Cargos e tarefas; Condições de trabalho; Padronização e Supervisão funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (442.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com