TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício 1 – Introdução a macroeconomia e agregados macroeconômicos

9) Como se mede o PIB pela ótica da despesa?

Calcula o produto a partir dos gastos realizados numa sociedade, sejam eles privados ou do governo, além do investimento bruto realizado. Uma característica importante a ser denotada é que, como nos gastos de consumo estão inclusos os produtos exportados e excluídos os importados, devem-se somar as exportações líquidas (exportações-importações), de modo a garantir o cômputo do que foi produzido no país, apenas.

Produto = C + I + G + (X − M)

Onde:

C: Consumo Privado

I: Investimento Privado

G: Gastos do Governo

(X − M): Exportações líquidas.

Fazendo o cálculo por meio dessas três formas, divergências em seus resultados podem surgir. Isso ocorre quando há a interferência governamental no mercado, por meio de impostos indiretos e subsídios. Quando mensuramos o produto pela ótica do produto ou da renda, estamos analisando a produção do ponto de vista do produtor, ou seja, temos o PIB a custo de fatores. No entanto, ao analisarmos tendo em vista a atividade do consumidor, temos incluídos os impostos taxados pelo governo e excluídos os gastos abatidos pelos subsídios do governo à produção. Portanto, esse valor diverso constitui o PIB a preço de mercado.

Como pode ser denotado no exemplo anterior, tem-se que:

PIBpm = PIBcf + Impostos indiretos – Subsídio

10) Por que poderia haver concentração de renda num país?

Concentração de renda é definida como a distribuição desigual de renda por unidade residencial ou indivíduo entre os diferentes participantes de uma economia. Normalmente a concentração de renda é apresentada como uma proporção entre renda e população. O Brasil é o segundo país do mundo com maior concentração de renda. Os 1% mais ricos concentram 28,3% da renda total do país. Os dados deixam o Brasil somente atrás do Catar, onde a proporção é de 29%. Nesses dois países, quase um terço da renda está nas mãos dos mais ricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com