TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Nome:Bruna Geardini Mendes               02

Questões – Wall-Mart

1.Wall-Mart e P&G estão trabalhando como sistemas abertos em íntima conexão no intuito de obter sinergia de esforços. Como você poderia explicar melhor esse aspecto?

A Wall-Mart e P&G trabalhando com seus departamentos (subsistemas)  para executar a entrega, armazenamento e entrega de produtos, mostrou ser ineficiente e gerador de conflitos, pois acarretava em prejuízo para a Wall-Mart que necessitava estocar grande quantidade de produtos com baixo valor unitário. Já a P&G não retirava o máximo de aproveito em negociar com um grande cliente. Apenas um subsistema da P&G passou a desempenhar um papel crucial para as duas grandes organizações, eliminando custos para estocar os produtos e elevando os benefícios para o fabricante dos produtos. A P&G conhecia padrões e comportamentos relacionados ao consumo de seus produtos e controlava diretamente a oferta e armazenamento de tais produtos levando apenas o essencial para a negociação com os clientes finais.

2.Como você pode explicar a minimização do número de pontos de contato externo no processo de contas a receber? Para que serve?

Antes dos departamentos se integrarem, a Wall-Mart fazia o pedido e efetuava o pagamento, a P&G devia cruzar as informações do pedido, do pagamento e da fatura da própria P&G para efetuar o controle. Como departamento da P&G desempenhando dentro da Wall-Mart o papel de cliente efetuando pedido e o mesmo departamento desempenhando na P&G. Opapel de fornecedor do produto, tornou-se necessário apenas confrontar os pagamentos e faturas. Com isso há mais informação obtidas das negociações com menos trabalho empregado, há maior segurança na negociação e maior vantagem obtida. O contato externo no processo de contas a receber serve para controle de ambas as empresas e representa risco, pois podem haver falhas, desvios e enganos.

3.Afinal, qual é a função das fronteiras organizacionais? Defender, limitar ou integrar?

As fronteiras organizacionais servem para defender. O papel que a fronteira organizacional faz, é separar um sistema do outro, fazer com que um sistema exista, da mesma forma que uma fronteira diz que determinado terreno existe e é de determinado proprietário. É objetivo também assegurar a existência do sistema e, as vezes limitar-se ou integrar-se a outros sistemas, significa sobreviver ou expandir, existir. Logo, a fronteira limita ou integra, de acordo com a necessidade, pretendendo sempre defender o sistema.

4.Como se pode estabelecer entrelaçamentos com outras empresas para melhorar o desempenho da organização?

Pode-se estabelecer entrelaçamento visando eliminar um departamento em uma das empresas deixando apenas um que possa fazer de forma mais eficiente o que seja de interesse de ambas, economizando dinheiro e recursos de forma geral, como no caso do Wall-Mart e da P&G. De forma geral, parcerias em que empresas cedam partes dos recursos (plantas de fábricas, tecnologias, maquinário, mão de obra, etc). Necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços a outras empresas mais capacitadas ou com alguma vantagem em determinado segmento.

5.Como o caso do Wall-Mart poderia estar relacionado com a Teoria de Sistemas?

A entrada (input) de produtos P&G para serem comercializados gerava resultados indesejados a Wall-Mart: custo elevado e muito espaço para armazenar os produtos de baixo valor. Com receio de diminuição de vendas ou reclamações de clientes (Retroação Negativa) a Wall-Mart antecipou-se e acordou com a P&G para que esta empresa passasse a gerir os estoques de seus produtos. O setor responsável por pedidos e armazenamentos passou a ser gerido pela P&G, ou seja, o subsistema responsável por tal área foi incorporado pelo subsistema da outra empresa. O resultado satisfatório para as duas empresas, pois o trabalho conjunto (sinergia) gerou um resultado melhor do que as empresas (sistemas) e departamentos (subsistemas) trabalhando individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com