TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Uma empresa localizada em Santa Maria–DF cresceu muito nos últimos dez anos, obtendo faturamento anual de 50 milhões por ano. Um dos principais fatores que proporcionou este crescimento significativo foi o fato de ser um produto inovador que conquistou o mercado.

Quando a empresa foi fundada pelo Sr. José Mário, este não tinha noção que seu negócio cresceria tanto em tão pouco tempo. Sua meta no início era poder compartilhar com outras pessoas sua ideia e ver os produtos de sua empresa em todo o Brasil.

Os produtos da empresa do Sr. José Mário possuem produção para estoque (MTS). Por serem produtos padronizados (produtos de prateleira) baseados em previsões de demanda, tudo que se fabrica possui venda certa. Esses produtos possuem como característica principal a vantagem da rapidez na entrega, mas os custos com estoques tendem a ser grandes e os clientes não têm como expressar suas necessidades a respeito dos produtos. Nesses sistemas, os ciclos de vida dos produtos tendem a ser relativamente longos e previsíveis.

Esta empresa vende seus produtos em todo o Brasil, e por conta do crescimento dessas vendas teve de montar assistências técnicas em Belo Horizonte – MG, Rio de Janeiro – RJ, Vitória – ES, Curitiba – PR, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Fortaleza – CE e Manaus – AM. Essas assistências técnicas recebem, mensalmente, componentes para manutenção dos produtos da empresa do Sr. José Mário.

A empresa está passando por sérios problemas relacionados a não conseguir abastecer com alguns componentes, enquanto outros estão em grande quantidade nas prateleiras das assistências técnicas. Com isso, estão deixando de atender a seus clientes quanto à manutenção de seus produtos e, ainda, houve aumento do valor de estoque em virtude de itens em grande quantidade.

Sr. José Mário, ao perceber que o lucro dos dois últimos anos teve uma queda, resolveu contratar um gerente de logística para solucionar e proporcionar o retorno de lucratividade para o negócio.

Responda:

Sendo você Assistente do novo Gerente, quais práticas logísticas você deve sugerir para proporcionar o abastecimento das assistências técnicas no menor tempo possível, na qualidade esperada e com o menor custo?

Eu sugeriria,

Investir em sistemas de gestão:

As ferramentas informatizadas são mais do que fundamentais para garantir a assertividade das informações, automatizar tarefas e permitir uma gestão eficaz. Além disso, a automatização permite que os recursos humanos disponíveis sejam alocados para funções mais estratégicas em vez de meramente operacionais.

Aprimorar o nível de serviço:

A relação com os clientes e a imagem que a empresa projeta para o mercado tem profundo impacto nos resultados. Portanto, deve-se focar no atendimento de suas necessidades, bem como em todas as melhorias que possam garantir o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.

Fazer um planejamento prévio de estoque:

O planejamento prévio do estoque de mercadorias é necessário para qualquer negócio, pois possibilita uma gestão eficiente de compras e um bom controle de vendas. Somente assim é possível prever a necessidade de reposição de produtos e agilizar o atendimento ao cliente. Previsão de estoque e levantamento de custos de armazenagem são duas variáveis importantes a serem levantadas durante o processo de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com