TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso III

1)        Do que trata o estudo de caso?

R:  Trata -se  de um  estudo de caso que  fracassou, de uma rede de empresas do segmento supermercadista, retratando sobre as dificuldades na cooperação empresarial.  Utilizando ferramentas, como entrevistas com a diretoria da rede, com empresários participantes e com a consultora que apoiou a criação da rede, identificaram-se os principais fatores que contribuíram para que a rede fosse encerrada sem atingir os resultados esperados.

2)        De um exemplo de rede de Cooperação e Competição em outro setor?

R: Um exemplo de Rede de Cooperação e Competição, são as franquias, já que possuem como finalidade gerar benefícios às empresas que cooperam. A cooperação entre empresas através do contrato de franquia empresarial emerge como consequência de empresários buscando equilibrar interesses individuais e coletivos. As empresas colaboram entre si visando a ganhos que não poderiam obter de forma isolada.  Como por exemplo a empresa Sorridente.

3)        A rede foco do estudo de caso era Vertical ou Horizontal? Justifique sua resposta.

R: Levando em consideração a rede de cooperação ser formada por empresas do mesmo ramo de supermercado e assim buscavam melhores condições para se desenvolverem a rede do estudo de caso é Horizontal.

4)        Quais os pontos positivos e negativos de Programas Públicos de Apoio ao Desenvolvimento de Redes de Empresas?

R: Pontos Positivos: Consultoria, intermediação por parte de um agente externo no contato inicial dos interessados na rede de cooperação, ajuda com questões legais e regulamentação da rede.

Pontos Negativos: Durante os períodos de parada do projeto e recessos da universidade, a rede tem que se manter sozinha independente do estágio em que se encontram, o que torna difícil para aqueles que estão no estágio inicial.

5)        Quais fatores levaram ao fracasso da rede?

R: Dentre os fatores que levaram ao fracasso está a baixa quantidade de integrantes na rede, o volume de compras muito diferentes entre os integrantes e o tipo de produto que cada um necessitava comprar. Estes três fatores principais levaram aos outros problemas, a baixa de quantidade de membros na rede tornava ele desinteressantes a outros mercadistas, e apesar deles estarem no mesmo segmento, a cultura em que estavam inseridos fazia com que cada empresário tivesse foco em um produto diferente. Talvez se os lojistas tivessem o mesmo tipo de produto como carro chefe, eles teriam conseguido contornar o problema da negociação com os fornecedores.

Dessa forma, o não entendimento da cultura de cada negócio, junto com a baixa adesão inicial e somado com a descontinuidade da consultoria, fez com os empresários tivessem pouco objetivos em comum. Essa divergência em objetivos e necessidades trouxe poucos benefícios, o que fez com que alguns membros da rede se desligassem, fato que debilitou ainda mais a rede de cooperação que já era fraca desde o seu início e que culminou no seu fechamento posteriormente.

6)        O que vocês como consultores fariam diferente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com