TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  2/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

Robert Katz, escritor americano, definiu habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: habilidade humana, conceitual e técnica. Tal sucesso intrínseco a essas habilidades pode ser evidenciado na carreira do empresário brasileiro Roger Agnelli, conhecido por sua atuação na empresa Vale S.A. No decurso de sua jornada, o empresário apresentou capacidades sólidas, desde conhecimento aprofundado no setor de mineração até habilidades comunicativas e persuasivas. Sua aptidão, pensamento inovador e capacitação analíticas contribuíram para seu sucesso como líder e empresário. Veja a seguir o estudo de caso:

  1. O psicólogo social Robert Katz dividiu as habilidades gerenciais em três categorias: as conceituais, humanas e técnicas.

As habilidades conceituais referem-se à competência do administrador de conduzir e integrar os diferentes interesses e objetivos existentes dentro de uma organização. Sob essa ótica, compreende-se que o empresário Roger Agnelli apresentava essa habilidade em sua jornada profissional. Desde os primeiros meses de sua gestão na Vale, o empresário buscou tornar a empresa mais eficiente e produtiva, além de procurar tornar a comunicação mais abrangente e simplificada entre os setores. Dessa forma, ao adotar uma estratégia simples, todos entenderam os objetivos organizacionais centrais (o que permitiu a integração entre os diferentes setores).

Por conseguinte, as habilidades humanas são cruciais e compreendem a capacidade de trabalhar de forma efetiva com as pessoas, entendendo suas necessidades e promovendo o engajamento e construção de relacionamentos. Ao longo da jornada de Roger Agnelli é possível identificar essa habilidade em sua atuação: eloquência, alta capacidade de comunicação, liderança e resolução de adversidades. Isso é visível pois, em sua trajetória, o empresário cultivou uma rede de relacionamentos interpessoais, além de saber lidar com as pessoas e possuir uma oratória que influenciava muitos indivíduos e destacava seu papel como líder. Tal questão é evidenciada quando na empresa Vale do Rio Doce o empresário reuniu toda a diretoria em uma única sala a fim de ter uma comunicação facilitada. Assim, o administrador proporcionou o engajamento e o alcance de objetivos coletivos.

Por fim, as habilidades técnicas abrangem o amplo conhecimento de sua área de atuação, envolvendo ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados. O empresário tinha conhecimento do setor de mineração e entendia todos os processos envolvidos, permitindo assim tomadas de decisões estratégicas. Sua técnica também o permitia uma boa análise financeira e gestão estratégica voltada para o setor de mineração. Desse modo, suas capacidades técnicas e vasto estudo fizeram com que a Vale saltasse da sétima posição para a segunda posição no ranking das maiores mineradoras do mundo - reflexo da capacidade técnica associada às outras capacidades. Essas habilidades gerenciais foram de suma importância para o sucesso de Roger Agnelli em sua carreira, se tornando cada vez mais imprescindíveis ao longo de sua trajetória. O conjunto delas permitiu o alcance de cargos mais altos e tornou a Vale a maior empresa privada brasileira e uma das que mais crescem no país.

  1. Henry Mintzberg desenvolveu uma pesquisa que definiu três papéis de extrema importância para os administradores desempenharem e alcançarem os objetivos de suas organizações, sendo esses os papéis interpessoais, informacionais e decisórios, que estão, respectivamente, interligados entre si. O papel interpessoal consiste nas relações que os administradores precisam criar com outras pessoas, dentro ou fora de suas organizações, de forma a interagir e influenciar aqueles que o cercam, subdividindo-se em líder, símbolo e elemento de ligação. Um claro exemplo dessa função efetuada por Roger Agnelli era sua característica de saber lidar com pessoas e ser capaz de influenciá-las através de suas palavras, demonstrando uma grande vocação para liderança. O papel informacional, por sua vez, diz respeito à comunicação e o processamento de informações, ramificando-se em monitor, disseminador e porta voz, que pode ser facilmente visto nos momentos em que o empresário reunia a diretoria em uma sala afim de agilizar a comunicação e a resolução de problemas. Por fim, o papel decisório envolve as etapas que acarretam a tomada de decisão, e inclui os papeis de empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador, que pode ser exemplificado na aposta de Agnelli em internacionalizar as atividades da empresa, de forma a competir com as mineradoras do mundo.

  1. Sim. O administrador brasileiro dispõe de alguns mecanismos específicos em sua forma de operação que advém de aspectos culturais do país. Conforme a maioria, Roger Agnelli possuía 5 dessas características bem acentuadas no seu modo de gerir. Podemos observar uma alta Concentração de Poder durante a presidência de Agnelli, esse traço tem como característica a centralização da autoridade e poder no líder. Um exemplo disso são as críticas que recebeu ao encerrar suas atividades na Vale: o empresário foi intitulado como arrogante e acusado de possuir caráter ditatorial em sua administração. Outro atributo observável é o Formalismo, que se caracteriza pela construção de praticas guiadas por normas, leis e regulamentos (às vezes em excesso), o empresário fazia uso de métodos específicos e claros de trabalhar e tomar decisões, assim como, por meio disso, mantinha uma relação estável com o demais colaboradores. O terceiro traço é a Aversão ao Conflito, que é definida pelo evitamento e intermédio nas resoluções dos problemas. Uma das práticas de Roger era reunir a diretoria na mesma sala para obter uma relação direta e eficaz na resolução de problemas, estimulando a comunicação interna. Ainda, a Lealdade Pessoal destaca a posição do líder como intermédio entre grupos de forma que a comunicação seja facilitada. O empresário mantinha o diálogo constante com os executivos, defendia a comunicação entre setores e adotou uma estratégia simples, para que os objetivos fossem de fácil entendimento. Por fim, a Flexibilidade, capacidade de se adaptar a novas situações, era parte da gestão de Agnelli, que buscava a inovação e o crescimento dentro do mercado mesmo que em um caminho completamente novo, como no momento em que decidiu ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração, mesmo sem experiência em cargos de gerenciamento em uma empresa de grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com