TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  13/9/2023  •  Tese  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANIZAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO – CAP. 06

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO – VALE NOTA DE PARTICIPAÇÃO

Nome: ________________________________________________________ TIA: _________________

  1. Quais são os processos de tomada de decisão antagônicos da função organização?

Na função organização, os processos de tomada de decisão antagônicos podem surgir devido a divergências de objetivos, interesses, prioridades e abordagens entre diferentes partes ou unidades da organização. Aqui estão alguns exemplos desses processos de tomada de decisão antagônicos:

Centralização vs. Descentralização: Conflitos entre Departamentos: ETC

  1. Cite as formas de Departamentalização mais comuns nas organizações. Aponte uma vantagem para cada uma.

Departamentalização Funcional:

Vantagem: Agrupar atividades semelhantes em departamentos funcionais permite uma especialização mais profunda. Os funcionários podem se tornar especialistas em suas áreas, o que pode levar a uma maior eficiência e qualidade do trabalho.

Departamentalização por Produto ou Serviço:

Vantagem: Cada departamento é responsável por um produto ou serviço específico, o que facilita o foco e a atenção dedicados a esse produto ou serviço. Isso pode levar a uma melhor gestão de produtos e maior inovação.

Departamentalização Geográfica:

Vantagem: Aproximação da organização dos clientes em diferentes regiões geográficas, o que permite uma melhor adaptação às necessidades locais. Isso também facilita a gestão de cadeias de suprimentos e distribuição.

Departamentalização por Cliente:

Vantagem: Cada departamento se concentra em atender a um grupo específico de clientes, permitindo um atendimento mais personalizado e a adaptação das estratégias de marketing e vendas às necessidades de cada segmento de clientes.

  1. Em que consiste uma estrutura funcional?

Uma estrutura funcional divide uma organização em departamentos especializados em funções específicas, como marketing, finanças e produção, para melhorar a eficiência e a especialização.

  1. Em que consiste uma estrutura divisional?

Uma estrutura divisional divide uma organização em divisões autônomas, cada uma com responsabilidades específicas em produtos, serviços ou mercados. Essa estrutura é utilizada por organizações diversificadas para um foco estratégico mais preciso.

  1. Alguns autores afirmam que a estrutura matricial causa mais problemas do que soluciona. Qual seria o maior problema?

A estrutura matricial combina elementos das estruturas funcional e de projeto, promovendo colaboração e flexibilidade ao permitir que funcionários trabalhem em projetos interdisciplinares. No entanto, seu maior problema é a ambiguidade de autoridade, uma vez que os funcionários frequentemente têm dois supervisores: um funcional e outro de projeto, levando a conflitos de prioridade e dificuldades na tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com