TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Embasamento administrativo        

2.1.1 Embasamento matematico        

2.1.1.1 Embasamento economico................................................................................5

2.1.1.1.1 Embasamento contábil..................................................................................7

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

4 REFERÊNCIA ........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo tratar o conhecimento e melhor aprendizagem em relação á disciplinas estudadas no 2º semestre, referente á: matemática, introdução á economia, introdução á contabilidade e teorias da administração II. Foi feito um estudo de caso baseado no texto “The Coca-cola Company” extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothanan, utilizando um método de estudo, que vem com abordagem metodológica de investigação utilizada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos reais de empresas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Coca-cola origina-se por Frank Robinson, do mesmo modo fez o desenho á mão o logotipo. A profissão de Robinson era contador muito amigo de John Pemberton, que criou o refrigerante nos Estados Unidos, em 1886. O objetivo de Pemberton não era de fato criar o refrigerante, pois queria uma espécie de tônico para poder combater as dores de cabeça, sua profissão era farmacêutico. Após cinco anos Pemberton decidiu vender a formula e os direitos de comercialização da Coca-cola. O empresário Asa Griggs Condler que comprou e investiu. O sucesso da Coca-cola sabe-se que não esta apenas no sabor e sim no marketing, pois é o melhor vendedor nessa área. Seus produtos são vendidos em cada esquina do mundo inteiro. Condler com suas estratégias de propaganda deixou a marca popularizar o mundo e ele ficou sendo considerado o grande gênio por trás da Coca-cola. Logo após a morte de Condler, as fabricas foram vendidas para um grupo de empresários onde era liderado por Ernest Woodruff. O grande responsável por popularizar a Coca-cola no mundo todo, foi o filho de Woodruff, que também era um grande gênio do marketing.

Contudo hoje nada continua igual no mundo corporativo, outras marcas estão surgindo e crescendo mais rápido que a Coca-cola quando se iniciou.

2.1 Embasamento Administrativo

Na teoria da administração conforme o estudo de caso Coca-cola as características de abordagem foram vistas a abordagem neoclássica, estruturalismo e (APO) administração por objetivo.

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em decorrência dessa abordagem surgiu a administração por objetivo (APO). Com (APO) as empresas começaram a observar em busca de fazer o melhor com os recursos disponíveis, ou seja, busca eficácia. O estruturalismo vem a partir da necessidade de integração dos aspectos de relações humanas e aspectos considerados nas teorias tradicionais.Conforme o estudo do caso Coca-cola, todas as características se encontram e estão unidas em suas teorias definindo uma seqüência para o grande sucesso empresarial.

Com base no estudo a abordagem da teoria da administração pode ser aplicável  a reengenharia onde é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.

2.1.1 Embasamento matemático

a) Vamos supor que um vendedor da coca-cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de $800,00 e uma comissão de 5% do total de vendas que ele fez no mês. Em julho o vendedor Jorge realizou vendas que somaram $6.450,00. Calcule o salário de Jorge referente as suas vendas.

          Salário= fixo + 5% total de vendas

                     = $ 800,00 + 0,05 * 6.450,00

                     = $ 800,00 + $ 322,50

                     = $ 1.122,50

b) Jorge realizou uma de $ 5.800,00 foi realizada para uma festa na praça de uma pequena cidade. O comprador pagou á vista e teve um desconto de 15%. Considerando esta porcentagem, calcule o valor da compra.

     $ 5.800 * 15 = $ 87.000,00/100 = $ 870,00

                            = $ 5.800 - $ 870,00

                            = $ 4.930,00

c) Jorge fez um desconto de uma duplicata no valor de $ 950,00 á taxa de desconto comercial de 2% ao mês, 3 meses antes do vencimento. Apresente os cálculos do valor atual da duplicata.

   dc = N.i.n

    Dc = $ 950,00 * 0,02 * 3

    Dc = $ 57,00

    A = N – dc

    A = $ 950,00 - $ 57,00

    A = $ 893,00

c) Nas festas de carnaval de 2012, Jorge recebeu um ótimo salário e resolveu fazer uma aplicação a juros composto, á taxa de 1% ano. Apresente os cálculos que expressam o valor a ser resgatado desta operação considerando que o capital investido foi de $ 2.300,00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (136.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com