TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo e Casos

Por:   •  21/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC TATUÍ

GESTÃO EMPRESARIAL

AAP - Atividades Autônomas de Projeto – 1º SEM – 2018

Períodos Vespertino e Noturno

Prezados Alunos,

A A.A.P. é um projeto interdisciplinar em que devem ser empregados em conjunto os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de cada semestre do curso, tendo sempre uma disciplina âncora, ou seja, que oferece o maior número de recursos e conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. No 1º semestre do curso de Gestão Empresarial, a disciplina âncora é a Informática Aplicada à Gestão”, que fornece os meios para o desenvolvimento do projeto.  

O projeto é executado pela disciplina Projeto Interdisciplinar I – AAP, com nota independente (0 a 10) da disciplina Informática Aplicada à Gestão e a aprovação em uma não implica automaticamente na aprovação na outra. Além da nota na disciplina especifica, a AAP oferece de 0,0 a 2,0 pontos na média da disciplina âncora e de 0 a 1,0 ponto nas demais disciplinas.

Para este 1º semestre, o projeto deverá ser desenvolvido em grupo (4 alunos). Estará relacionado à abertura de uma pequena empresa e deverá obedecer a seguinte estruturação e formato de entrega:

A. Capa, conforme modelo anexo, com o timbrado da FATEC-TATUÍ, nome do curso,  identificação da disciplina, período, nomes dos alunos integrantes do grupo e nome do professor.

B. Uma página com um texto de APRESENTAÇÃO, cerca de 15 linhas, que descreva:

  • O que são os projetos de A.A.P. nos cursos de GESTÃO EMPRESARIAL da FATEC em cada semestre;  

  • Quais as disciplinas que as Atividades Autônomas de Projeto deste semestre contém;

  • A que se refere o projeto, ou seja, a abertura de 1 pequena empresa de um dos ramos de negócios descritos no anexo B, seu nome fantasia e localização (o professor da disciplina de AAP irá sortear o tipo de empresa de cada grupo).

O PROJETO – 1º SEM 2018

  1. OBJETIVO

O objetivo deste projeto é propiciar aos alunos do primeiro semestre do curso de Gestão Empresarial uma aplicação prática dos conceitos teóricos ministrados em sala de aula com foco no empreendedorismo. Visa-se possibilitar uma melhor visualização entre a teoria e a prática, bem como despertar em cada aluno a visão integrada das disciplinas com as correlações entre as diversas áreas do conhecimento. Enseja-se, destarte, o desenvolvimento da visão sistêmica, fundamental para o profissional da Gestão Empresarial como foco no empreendedorismo e idealização de um negócio. Entre os conceitos teóricos ministrados em sala de aula na disciplina Administração Geral estão:

• Conceito de Inovação X Invenção;

• Funil da Inovação;

• Perfil do empreendedor;

• Definição de startup e modelagem de negócios;

• Canvas;

• Técnicas de Design Thinking;

• Desenvolvimento de produtos;

• Apresentação da Ideia (pitch);

• Vivência em ambiente de coworking;

• Plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding).

O objetivo básico do projeto consiste na abertura de uma Empresa de pequeno porte, no segmento de comércio ou serviços (anexo B)  

Por negócio tecnológico entende-se um portal web, um portal de e-commerce, aplicativo para smartphone, aplicações para cidades inteligentes, aplicações voltadas à Internet das Coisas, propostas de ensino a distância, aplicações tecnológicas voltadas a projetos sociais e jogos eletrônicos.

  1. O PROJETO

Tendo em vista o grau de dificuldade da realização do trabalho, a condução das atividades deverá ser realizada por equipes compostas de quatro alunos. As equipes deverão realizar reuniões periódicas a fim de organizar e estabelecer tarefas concernentes ao projeto. Mensalmente, os grupos deverão entregar ao coordenador, prof. Wlater Masson, um relatório de autoavaliação a respeito do andamento dos trabalhos. Para cada semestre tem-se novos projetos idealizados

2.1  Administração Geral

Atividades:

  • Identificar a constituição da Empresa (razão social e nome fantasia).
  • Estabelecer objetivos e de curto, médio e longo prazo.
  • Estabelecer uma estrutura mínima para a empresa, horário de funcionamento e as funções de cada colaborador com, no máximo, 8 postos de trabalho.
  • Estabelecer princípios de Liderança e Motivação.
  • Identificar os tipos de produtos ou serviços que irá produzir e/ou comercializar.

2.2  Sociedade, Tecnologia e Inovação

Atividades: Pesquisar publicações nacionais e internacionais, cujos conteúdos falem a respeito do tipo de Empresa a ser aberta ou que possua alguma informação de tecnologia que a empresa possa adotar em seu funcionamento. Apresentar a devida referência do artigo, livro ou periódico citado.

2.3  Contabilidade  

Atividade: Desenvolver uma planilha de Controle do Fluxo de Caixa da Empresa ou da Folha de Pagamento a ser adotada, identificando todas as verbas envolvidas.

2.4  Inglês I

Elaborar um glossário com palavras e expressões da língua inglesa aplicados no segmento empresarial em que a empresa irá atuar, separados por disciplina. Deverão ser pesquisados e organizados do inglês 5 (cinco) termos em inglês e seu significado em português, relativos a cada disciplina:

  1. Administração Geral: 5 termos empregados na descrição da estrutura administrativa da empresa e em sua relação com o meio externo;
  2. Contabilidade: 5 termos contábeis utilizados em balancetes e transações comerciais;
  3.  Matemática: 5 termos empregados na apresentação de gráficos e expressões algébricas que demonstrem resultados de alguma atividade empresarial;
  4.  Inglês I: palavras da língua inglesa assimiladas naturalmente no contexto empresarial e empregadas na elaboração de relatórios técnicos e gerenciais;
  5. Informática Aplicada à Gestão:  termos comumente usados para se referir a recursos de informática;
  6. Comunicação e Expressão: palavras da língua inglesa utilizadas com frequência no cotidiano de comunicação verbal das pessoas, incorporadas pela língua portuguesa (anglicismo).

 2.5  Matemática  

Construir 3 gráficos de funções estudadas na disciplina de Matemática, utilizando o MS/EXCEL®. Utilizar dados fictícios e fazer uma associação entre cada um destes gráficos a uma aplicação de gestão para a empresa que está sendo aberta. Exemplos de possíveis aplicações: evolução do faturamento, custos associados a um produto, remuneração média dos funcionários, previsão de vendas de um produto.

 2.6  Comunicação e Expressão  

Atividades:

  1. Suporte às demais atividades quanto à ortografia e gramática da língua portuguesa;
  2. Elaborar uma carta-convite, a ser encaminhado por e-mail a uma lista de pessoas ilustres (no mínimo 5), para o evento de inauguração da Empresa. A carta deverá ser personalizada pelo grupo, para cada um dos destinatários, usando o recurso de Mala Direta do MS/Word®, a ser estudado na disciplina de Informática Aplicada à Gestão.  

2.7 Informática Aplicada à Gestão

Atividade: Fornecer subsídio de recursos de informação para as atividades de todas as disciplinas, analisando todo o material digital a ser entregue, que deverá conter uma apresentação em Power Point de todo o processo, com cerca de 15 slides (2 slides por disciplina e uma capa descritiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com