TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de artigo Científico

Por:   •  7/12/2018  •  Abstract  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento de artigo Científico

Dados Gerais

Acadêmico: MARCO AURÉLIO COUTINHO AFONSO

Disciplina

ADM. DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS

e-mail

marco.afonso07@gmail.com

Título

ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DESDE SUA ORIGEM

Autor

PAULO ROBERTO

Palavras-Chaves (no máximo 4 palavras)

MELHORIA DA QUALIDADE

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

REDUÇÃO DE CUSTO

DIMINUIÇÃO DO PRAZO DE ENTREGA

 Descrição do Assunto (no máximo 500 palavras)

A Administração da produção se deu como uma necessidade das empresas de gerenciar as operações de maneira a melhorar a utilização dos recursos e agregar valor de bem e serviços.

Se deu nos Estados Unidos e Europa com as teorias de Frederick Taylor e Henry Fayol no início do século XX e no Brasil nos meados da década de 50 do mesmo século.

No período das décadas de 50 a 70 inicia-se um grande salto tecnológico brasileiro, o parque industrial brasileiro gera aumento do PIB nacional e é marcado por crescimento em todo mundo. Começa a se desenvolver o início dos estudos de administração no país e assim a se desenvolver estudos para orientar os trabalhos, uma necessidade encontrada, pois até então, tudo era feito de forma empírica. Assim, estudos na área de Desenvolvimento de Fornecedores, Controle Estatístico da Qualidade, Controle de Custos, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos, Gestão e Controle de Estoque, Relações Humanas, Dinâmica de Sistemas, Organização e Métodos e Organização Industrial, norteando trabalho das indústrias nacionais a partir de então.

No período das décadas de 70 e 90 o Japão salta na frente oferecendo produtos com qualidade e preço inferior aos americanos e europeus, detentores até então da alta tecnologia no mundo.

No Brasil houve a percepção por parte dos administradores ao aplicar o que se estava-se desenvolvendo como tanto pelos tigres asiáticos como por americanos e europeus como Círculos de Controle da Qualidade, Desburocratização, MRP I e MRP II Manufacturing Resources Planning, Just in Time, CAD, CAE, CAM, CIM, Fabricação Flexível, Normas NBR ISO 9000:1990, C.E.P., Qualidade Assegurada, Qualificação de Fornecedores, Atendimento ao Consumidor, Período 2000-2002, Globalização, Intranet, Serviços de Pós-Vendas, Fidelização do Cliente e Gestão, 

 

 

Apreciação Crítica Pessoal

Pontos Positivos: Poder ver a evolução no mundo e no Brasil na administração de produção.

Pontos Negativos:

Avalie a Metodologia empregada pelo autor, bem como a correlação Método-Resultados Obtidos: Muito proveitosa por trazer um panorama desde do início do emprego das teorias da administração e a sua evolução nos diversos países e ambientes onde a mesma foi aplicada.

Principais ganhos de conhecimento que você teve após o estudo do texto: Ver os problemas encarados desde os primórdios e suas resoluções em diversos períodos da história, fazendo contemplar que as soluções para os diversos problemas passam por uma análise sistêmica do todo, o que não é uma solução fácil e que envolve o uso de vários profissionais empenhados na busca pela solução que traga qualidade e competividade as empresas e nações envolvidadas.        

Aponte uma citação, (não necessariamente literal, mas alguma parte importante do texto) associado ao seu respectivo contexto para utilizar em futuros artigos: Nenhum setor da administração de empresas tem sofrido nas últimas décadas tantas e tão profundas mudanças quanto a gestão industrial. 

A exacerbação da concorrência, o advento de novas tecnologias e o surgimento de novos paradigmas ensinaram às empresas que elas são eminentemente mortais.

Reconhecer que é preciso melhorar continuamente a qualidade, aumentar a produtividade, reduzir custos e encurtar os prazos de entrega, tanto da produção corrente quanto das inovações, são fatores de sucesso que lhes assegurarão a sobrevivência.

As perspectivas são de recrudescimento das dificuldades para as empresas. As tempestades modernizantes não dão mostras de abrandar. 

O cliente e a sociedade serão mais exigentes. Os concorrentes, mais ativos; a tecnologia, mais revolucionária. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com