TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE QUALIDADE E AQUISIÇÕES EM PROJETOS

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

IBMEC ONLINE

PRISCILA BRITO

GERENCIAMENTO DE QUALIDADE E AQUISIÇÕES

ATIVIDADE AVALIATIVA

RIO DE JANEIRO

2022

1 CONTEÚDO DO TRABALHO

A Força Aérea Brasileira (FAB) é um órgão do governo muito importante para o Brasil, pois a principal função é manter a soberania e impedir o uso do espaço aéreo para fins contrários aos interesses brasileiros.

O Projeto FX-2 foi criado em 2006 para renovar a frota de aeronaves militares supersônicas brasileiras, em lugar do projeto anterior FX. Entretanto, os critérios de avaliação das propostas dos fornecedores, partem da exigência da transferência completa de tecnologia, direito de produção no Brasil e exportação para o mercado sul-americano. 

Sendo assim, para determinar a melhor opção ao fazer uma aquisição requer muito tempo e esforço. O gerente de projetos deve reunir o máximo de informações possíveis, consultar especialistas e considerar a própria análise para tomar a uma decisão construtiva.

Segundo o Guia PMBOK®[1], a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser mais bem realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas. Por certo, a FAB optou por comprar seu novo caça de combate de um fornecedor externo, pois após considerar as suas prioridades e objetivos pré-estabelecidos, certamente, fez-se necessária à aquisição de novas aeronaves.

Após definir as necessidades de aquisições, um conjunto de atividades iniciam-se com objetivo de controlar os recursos, gastos e atingir metas estabelecidas. Nesse contexto, o Plano de Gerenciamento de Aquisição é um documento que visa estabelecer critérios, diretrizes e informações sobre o projeto. Sendo assim, o documento citado que mais se aproxima do Plano de Gerenciamento é o relatório técnico, pois nele é possível analisar as propostas de uma maneira mais ampla detalhada.

  O Comitê Executivo de um projeto tem autonomia para tomada de decisão. Após avaliação dos critérios estabelecidos, a compra deve ser analisada pela unidade responsável que iniciou todo o processo, no qual constam todas as informações relevantes para sua avaliação. Nesse sentido, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – COPAC foi a responsável em conduzir o projeto de aquisição modernização da frota aera nacional e a presidência selecionou, dentro do grupo de finalistas, a melhor opção.

Ao analisar a aquisição a ser feita, é de praxe a solicitação da proposta (RFP – Request for Proposal) ao fornecedor. Inquestionavelmente, esse documento é submetido quando ocorre uma busca com critérios estabelecidos e rigorosos. Dessa forma a FAB emitiu a RFP para fabricantes do mundo inteiro. A partir daí, todos os fornecedores retornaram as propostas, no qual se incluiu inicialmente seis aeronaves diferentes no rol de seleção:

  • Sukhoi (Russia);
  • Dessault (França);
  • SAAB (Suécia);
  • Boeing (EUA);
  • Lockheed Martin (EUA);
  • Consórcio Eurofighter (Consórcio europeu).

Os critérios de ponderação considerados pela FAB deverão, obrigatoriamente, respeitar questões técnicas, políticas e independentemente de ser considerado estratégico ou não devem seguir os seguintes parâmetros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (257.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com