TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/2/2017  •  Exam  •  5.077 Palavras (21 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 21

EXERCÍCIO 4V2 – UNIMETAL CONSTRUÇÃO CIVIL E ESTRUTURAS METÁLICAS

O PROCESSO

Uma empresa do ramo da construção civil, após constatar que seu departamento de produção estava com rendimento abaixo da média, decidiu contratar uma consultoria para que fizesse uma análise detalhada de seus processos. Um grupo de consultores foi até a fábrica para entrevistar os funcionários e entender como o processo de fabricação ocorria dentro da empresa. O seguinte relatório inicial foi disponibilizado com base nas entrevistas efetuadas:

O processo se inicia com a emissão de uma ordem de serviço, vinda da gerência de projetos. O projeto, contendo a lista de materiais é analisado pelo encarregado da produção, que separa a lista de matéria-prima necessária para a fabricação. A lista de materiais é encaminhada ao almoxarifado e o almoxarife efetua a separação de todos os materiais necessários a fabricação. Os materiais são enviados para o setor de preparação, que os divide em “chapas” e “vigas”.

As chapas passam por duas etapas de preparação: Corte a laser e furação.

As vigas passam por duas etapas de preparação: Corte na serra de fita e furação.

Após preparadas as peças em chapas de aço e vigas, estas são encaminhadas ao setor de montagem e solda, que precisa dos dois conjuntos prontos para efetuar a montagem. Da montagem, as peças prontas são encaminhadas para a soldagem.

Após o processo de solda, as peças precisam passar por uma inspeção das soldas, que devem ser efetuadas de acordo com a instrução de trabalho IT-067-2016. Após a inspeção, é emitido o certificado de qualidade da solda para cada peça e o produto segue para o departamento de pintura. Após a pintura, as peças devem aguardar duas horas para a secagem.

As peças pintadas precisam passar pela inspeção da pintura. Peças não-conforme são encaminhadas para repintura e as peças conformes são encaminhadas para o setor de embalagem e é emitido um relatório de qualidade da pintura para cada peça.

O setor de embalagem prepara as peças para transporte e as armazena no deck de espera.

A taxa média de não-conformidade no setor de solda é de 5%, enquanto a taxa no setor de pintura é de 10%. (Considere estas taxas fixas e não alteráveis).

DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

  1. Separação das peças no almoxarifado: Efetuada por um funcionário (pode ser qualquer funcionário – Neste caso, na hora da simulação, selecionar “recursos”->opção “or”-> marcar todos os funcionários do quadro – desta forma, o software irá alocar qualquer funcionário ocioso para executar esta função), em cerca de 20 minutos cada conjunto. O funcionário deve verificar a lista dos materiais na requisição (ordem de serviço), separar os materiais e entregá-los ao setor de preparação. Atentar para as dimensões corretas (tamanho e espessura dos materiais), assim como o tipo correto de aço, que deve ser verificado pela tabela de cores e marcações nas peças. Após a entrega dos materiais na preparação, dar baixa no estoque citando o número da O.S.
  2. Corte a laser: Efetuada por um funcionário (Ajudante)( pode ser qualquer funcionário – Neste caso, na hora da simulação, selecionar “recursos”->opção “or”-> marcar todos os funcionários do quadro – desta forma, o software irá alocar qualquer funcionário ocioso para executar esta função), em cerca de duas horas cada conjunto. O funcionário deve posicionar as chapas na mesa de corte, marcar o “ponto zero” e inserir o código da peça no computador da máquina, que automaticamente irá fazer o download do projeto e iniciar o corte conforme especificações.
  3. Furação: Efetuada por um funcionário (qualquer) (pode ser qualquer funcionário – Neste caso, na hora da simulação, selecionar “recursos”->opção “or”-> marcar todos os funcionários do quadro – desta forma, o software irá alocar qualquer funcionário ocioso para executar esta função) em cerca de 1 hora cada conjunto. Colocar a peça sobre a mesa de furação, marcar os furos manualmente conforme especificação do projeto. Efetuar os furos com a broca correta. Para furos superiores a 30mm, passar furo guia com broca de 19mm. Utilizar óleo de corte para evitar o desgaste excessivo e quebra das brocas.
  4. Corte das vigas: Efetuado por um maçariqueiro em cerca de 3 horas por conjunto. Efetuar a traçagem das peças conforme projeto. Utilizar bico 10 para peças com espessura superior a 12mm. Remover rebarbas de corte após o término.
  5. Montagem dos conjuntos: Efetuada por dois funcionários (montador) em cerca de 4 horas por conjunto. Pegar as peças cortadas e furadas em chapa e as peças cortadas e furadas em vigas. Posicionar sobre o gabarito. Verificar encaixes e eliminar rebarbas quando necessário. Efetuar a pré-solda em cordões de 5mm para garantir a estabilidade para o transporte para a próxima etapa.
  6. Solda dos conjuntos: Efetuada por um funcionário (soldador) em cerca de seis horas. Efetuar as soldas na posição horizontal sempre que possível. Utilizar arame MIG 1,2 para todas as peças com espessura superior a 6mm e utilizar arame MIG 0,8 para peças de espessura inferior a 6mm. Remover respingos de solda ao final dos trabalhos.
  7. Inspeção das soldas: Efetuada por um funcionário (inspetor) em cerca de duas horas em média. Efetuar a inspeção visual de todas as soldas para verificar possíveis esquecimentos. Fazer a inspeção por ensaio não-destrutivo conforme IT-067-2016. Emitir certificado de verificação das soldas. A verificação completa das soldas por ensaios não-destrutivos deve ser efetuada por amostragem, sendo verificada uma em cada vinte peças.
  8. Pintura: Efetuada por dois funcionários (pintor) em cerca de duas horas por conjunto. Efetuar a limpeza manual das peças com desengraxante. Secar as peças com pano limpo e aplicar a primeira demão de tinta. Aguarde a secagem completa da peça e aplique a segunda demão. Aguardar a secagem por duas horas antes de enviar para a inspeção.
  9. Inspeção de pintura: Efetuada por um funcionário (qualquer) (pode ser qualquer funcionário – Neste caso, na hora da simulação, selecionar “recursos”->opção “or”-> marcar todos os funcionários do quadro – desta forma, o software irá alocar qualquer funcionário ocioso para executar esta função) em cerca de 20 minutos. Verificar pontos sem pintura. Verificar a existência de manchas, bolhas, falhas ou trincas na pintura. Verificar a espessura da camada de tinta com o micrômetro. A espessura mínima de camada de tinta deve ser de 120 micra.
  10. Embalagem: Armazenar as peças em pallets de madeira, colocando calços de pinus de espessura 20mm entre as peças para evitar danos a pintura durante o transporte. Amarrar as peças com fita metálica. Não apoiar a fita diretamente na peça, calçar os pontos de contato com ripas de pinus 20mm.

OS RECURSOS DA EMPRESA

A empresa recebeu uma encomenda de 1200 conjuntos metálicos a serem entregues no período de 120 dias. O horário de funcionamento da empresa é de segunda a sexta-feira, com início as 7h00 e turno único de duração de 8 horas. Para isso, foram disponibilizados os seguintes recursos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com