TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDICIPLINAR

Por:   •  2/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

Detalhamento da Empresa

A Empresa

No mercado nacional há mais de meio século, a Casas Bahia é uma empresa sólida, hoje administrada pela companhia com ações negociadas na BMF Bovesp; a Via Varejo S.A se posiciona como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, uma rede que comercializa não só eletrodomésticos, eletroeletrônicos, mas também móveis e utilidades domésticas. A sede administrativa encontra-se no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Considerada de grande porte e líder de mercado, a Casas Bahia tem atualmente cerca de 50 mil funcionários, distribuídos em sua operação em mais de 750 lojas, presente em todo o Brasil e mais precisamente em 20 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além do Distrito Federal,

Sua missão principal é realizar os sonhos de seus consumidores/clientes, oferecendo crédito facilitado e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, com respeito e dedicação aos seus colaboradores, clientes, se estendendo aos seus fornecedores e parceiros comerciais.

História:

O Polonês Samuel Klein, depois de viver os horrores da Segunda Guerra Mundial, deixou a Europa rumo à América Latina mais precisamente na Bolívia, onde morou durante um ano e em seguida foi para o Brasil na região do ABC paulista, na cidade de São Caetano do Sul. Multiplicou a quantia que tinha no bolso e investiu no pequeno negócio, a venda de cobertores, roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta na região do ABC, oferecendo vendia a prazo, em seis ou oito prestações. E foi justamente neste ponto que Samuel Klein mostrou ser um visionário: Descobrindo os meios e as vantagens de vender para as classes populares.

A primeira loja foi aberta em São Caetano do Sul, no ABC paulista, no ano de 1957, e para homenagear e agradar o grande número de retirantes nordestinos que havia chegado na região em busca de trabalho na indústria automobilística, o imigrante Samuel Klein havia chegado cinco anos antes ao Brasil e trabalhava vendendo de porta em porta, adquirindo o estabelecimento comercial iniciou sua forte trajetória como comerciante.

Nos anos 60, as lojas começaram a vender eletrodomésticos e, em 1970 o mascote “Baianinho” e junto com ele o slogan ”Dedicação total à você”. Dando início a expansão com abertura de filiais em São Paulo e Baixada Santista.

Samuel diversificou a vendas dos produtos e começou a vender móveis, colchões de algodão e vários outros itens para o lar.  Assim os clientes passaram a frequentar a loja para efetuar os pagamentos e adquiri novas mercadorias. Começava ali um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercado até chegar em líder no segmento varejista de móveis.

Em 1960 com a inauguração da segunda loja também na cidade de São Caetano, passou oficialmente a ser chamada de CASAS BAHIA, em 1964 as lojas iniciaram as vendas de eletrodomésticos, as filiais seguintes foram inauradas na região do ABC e proximidades, assim como também nas cidades de Santo André e Mauá.

Mesmo com as filias Samuel continuou sua venda nas ruas, com até 80 peruas com mercadorias comercializadas de porta em porta, que teve seu encerramento definitivo em 1970, já com 7 lojas em funcionamento, quando adquiriu o controle acionário de uma financeira(INTERVEST), que impulsionou a abertura de novas filiais.

Na década de 70 a rede se espalhou pela cidade São Paulo, simultaneamente o empresário começou a adquirir outras empresas, tais como: lojas Piratininga, Columbia, aTamakavi, a Domus e as lojas Ultralar e Modelar e por fim, já no final dos anos 70 a rede adquiriu a fábrica de móveis Bartira, passando a controlar sua produção de parte de seus móveis.

Na década de 80 seus filhos Michael e Saul Klein iniciaram seus trabalhos na sede da empresa , período em que foi inaugurada a 100ª loja da rede. Através da compra da rede Garson , Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado com abertura de novas filiais nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, ambas em 1995. E em 1997 a CASAS BAHIA abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina, e segundo maior do mundo, em Jundiaí, interior paulista, com 300.000 m² de área construída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com