TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Operacional

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Heitor Fillipe Batista        

Professor: Michel Alves Dias

Planejamento operacional

O planejamento é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes para a execução do mesmo.

Nas empresas são adotados 3 tipos de planejamento, e são eles: O planejamento estratégico em que define estratégicas de longo prazo da empresa, esse define a visão, missão e valores da organização. Processo que deve ser permanente e contínuo. O tático o qual transforma o estratégico em planos concretos. Especifica modo em que setor ajudará a alcançar os objetivos gerais. E por último e não menos importante o planejamento operacional assegura que as combinações corretas de recursos estejam disponíveis no tempo certo para produzir mercadoria ou serviço para o cliente alvo.

No planejamento operacional tem 6 atributos que podem ser estabelecidos da seguinte forma:

Prazo: geralmente um ano ou menos, pode ser mensal.

Questão básica: quais tarefas específicas precisam ser realizadas para se conseguir os resultados estabelecidos no plano tático?

Processo: encabeçado pelos altos gerentes de divisão que participaram do processo de planejamento tático, esse processo envolve executivos de cada divisão, além deles serem os responsáveis pela consecução das metas do plano.

Complexidade: inclui variáveis específicas no plano operacional. Pode incluir áreas como previsão de mercado, como também orçamento para cada produto, somas de recursos necessárias para cada item entre outros.

Grau de estruturação: dos três níveis de planejamento, esse é o mais estruturado porque a existir nas organizações sistemas de planejamento de negócios. Previsão financeira e orçamentária são exemplos desses sistemas.

Resultado: o plano operacional leva em conta, hipóteses para o período, mudanças internas, produção e cronogramas, responsabilidades e orçamento.

O planejamento operacional difere de empresa para empresa, mas em todos os casos, oferece documentação e dados suficientes para ser analisado pela empresa a partir de um ponto de vista financeiro e de marketing.

O planejamento operacional é diário e trata de cronogramas, tarefas específicas, e alvos mensuráveis e envolve os gerentes de cada unidade.

Esse resumo foi obtido por informações do site portaladministração.com, do livro Administração dos autores Patrick Montana e Bruce Charnov de 1998, editora Saraiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com