TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIFACS - EAD

TAÍS DAS VÍRGENS CUPERTINO

AVALIAÇÃO VIRTUAL

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E MARKETING

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Salvador

2013

TAÍS DAS VÍRGENS CUPERTINO

AVALIAÇÃO VIRTUAL

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E MARKETING

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, da Universidade Salvador, modalidade de Educação a Distância, como requisito de avaliação, sob orientação dos (as) Professores (as)Tatiana Almeida e Lorena Paim.

Salvador

2013[pic 2]

1) Disserte sobre esta passagem do texto “Para que uma empresa participe ou promova um evento, é necessário que ela adote certos critérios e procedimentos, tais como verificar se o evento se enquadra nos objetivos e em que categoria (promocional ou institucional) ele pode ser utilizado”.

O objetivo de uma empresa em participar ou promover um evento, seja ele de qualquer porte é sempre o mesmo, divulgar sua marca, imagem e produtos, e diante de um novo perfil de consumidor, mais exigente, a empresa também visa estreitar o relacionamento com o seu público.

Para promover ou participar, empresa depende e uma série de informações, pesquisas e estudos para que isso seja realmente viável e apresente resultados satisfatórios para a empresa, por este motivo, identificar as demandas e qual o melhor tipo de evento a ser promovido e projetar resultados, é o requisito mais importante no planejamento do evento.

A realização de um evento requer conhecimentos de comunicação específicos para o mercado da referida empresa e qual o tipo de comunicação que irá ser utilizada durante o evento.

A comunicação Institucional em um evento refere-se a imagem da empresa diante de seu público, trazendo ao mesmo a missão e visão da instituição em seu segmento, diante de seus fornecedores colaboradores e clientes, ou seja, um evento institucional.

A comunicação mercadológica no evento visa a divulgação de um determinado produto ou serviço junto ao seu público, é um evento de cunho promocional, o qual faz parte do mix de comunicação (preço, produto, praça e promoção), ou seja, um evento mercadológico.

Independentemente do tipo de evento escolhido pela instituição, exige criatividade e flexibilidade por parte da organização, para realizar com sucesso o evento. É uma relação comercial de reciprocidade, entre a empresa e seu público.

Alcançar seu público de forma expressiva, mostrando uma imagem de organização e com uma visão voltada para o cliente e para as suas necessidades, estabelecendo uma relação cordial, ética e proativa, fazendo deles parte importante em todo este processo de crescimento da instituição, deve ser o grande objetivo da realização de um evento nas empresas atuais.

2) Disserte sobre o tópico 2 do artigo, apresentando a relevância dos Eventos para o mercado de comunicação e marketing.

As ferramentas da comunicação funcionam como extensores de mensagens entre a empresa e o público-alvo. Os eventos se caracterizam como uma das opções mais eficazes. E tem sempre o objetivo de reforçar a imagem da instituição, de suas marcas, produtos e serviços, os colocando em uma posição favorável no mercado e, consequentemente, aumentando as vendas.

A comunicação e o marketing fazem parte de todo este processo de divulgação e promoção, inseridos em todos os contextos de mercado e com uma série de estratégias, ações e ferramentas que possibilitam à empresa a divulgação desde um posicionamento no mercado em geral até a segmentação em determinados grupos de consumidores, objetivando suas vendas, o que acontece através de um marketing direto.

Eventos realizados internamente, onde o objetivo é de motivar os funcionários e colaboradores também devem ser citados, a integralização e a motivação de equipes e áreas dentro da instituição servem de alavanca para o crescimento da instituição no mercado. Todo este esforço em cima de eventos internos refletem em novos campos de alcance para a empresa e a exploração de novos campos dentro do mercado agregando valores e maior visibilidade a marca.

3) Disserte sobre as principais vantagens pontuadas pelo autor neste artigo para os profissionais de comunicação e marketing.

Durante a leitura é incontestável a colocação do autor no que diz respeito a necessidade de conhecimentos na área de eventos, onde o mesmo cita também o quanto esta área é promissora. No artigo, alerta para a importância de um planejamento bem estruturado e mapeado, o qual, tem um resultado muito mais satisfatório e gerador de grandes oportunidades no mercado.

Adotar uma política com uma linguagem clara e objetiva para o evento, com esclarecimentos sobre o tipo do evento e quais os motivos para realização do mesmo também são de suma importância, até para a participação de outros parceiros no evento, agregando assim valores e amplitude ao evento alcançando assim um público ainda maior. Um evento pode ter uma dimensão muito maior desde que esteja bem gerenciado por um bom profissional como a exemplo do profissional de relações públicas, o qual, com seu entrosamento, pode transformar um simples evento em uma oportunidade de grandes negócios.

Diante de tudo isso, o que podemos afirmar é que um bom profissional faz toda a diferença frente a qualquer situação e que ele estará sempre como um agente transformador. Todos os conhecimentos em especial dos profissionais de Comunicação e Marketing acabam por gerenciar relacionamentos com os públicos adotando uma nova atitude, baseada na ideia de que a organização moderna existe para servir a seus mercados com uma comunicação adequada e eficaz, afim de reforçar o compromisso com seus clientes potenciais e reunir seus clientes reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com