TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Estágio

Por:   •  17/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JOBSON DA TRINDADE FRIAS

SALVADOR – BA

2023

JOBSON DA TRINDADE FRIAS

RELATÓRIO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório do Estágio Supervisionado apresentado a/o Professor do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Jorge Amado como cumprimento das atividades para conclusão do estágio.

SALVADOR – BA

2023

  1. INTRODUÇÃO
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA EMPRESA
  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

Fundada em 2005 pelo empresário norueguês John Fredriksen. A Seadrill começou como uma empresa de perfuração offshore relativamente pequena e rapidamente cresceu até se tornar um dos principais players do setor de perfuração offshore, expandindo internacional, adquirindo diversas outras empresas de perfuração offshore ao longo dos anos, contribuindo para a sua expansão global, a empresa possuía uma frota de sondas de perfuração modernas e tecnologicamente avançadas.

Um dos maiores marcos da empresa foi a realização de uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em 2005, permitindo-lhe levantar capital para financiar seu crescimento, entretanto a empresa passou por altos e baixos financeiros, uma vez que  a indústria de perfuração offshore é altamente cíclica e está ligada aos preços do petróleo e do gás, e em especial a Seadrill enfrentou desafios financeiros devido à queda dos preços do petróleo e do gás em vários momentos da sua história, chegando a em 2020, pedir falência devido ao endividamento acumulado e às difíceis condições de mercado. Assim a empresa entrou em período de reestruturação e após o pedido de falência, a Seadrill passou por um processo de reestruturação para reduzir sua dívida e reorganizar suas operações. Isto incluiu acordos com credores e uma recapitalização significativa.

Atualmente a Seadrill é uma multinacional consolidada no mercado nacional e internacional, atuando com a missão de facilitar a exploração e produção segura e eficiente de recursos energéticos em águas profundas e ultraprofundas em todo o mundo, fornecendo soluções de perfuração de alta qualidade, mantendo os mais altos padrões de segurança e sustentabilidade, e com a visão de ser líder global em serviços de perfuração offshore em águas profundas e ultraprofundas, reconhecido por nossa excelência em segurança, tecnologia e compromisso com o meio ambiente, e ser o parceiro preferencial das principais empresas de exploração e produção de energia, tendo ainda como valores a segurança, integridade, compromisso com a sustentabilidade ambiental e excelência operacional, e como objetivos maximizar a eficiência e a produtividade das suas operações de perfuração, mantendo os mais altos padrões de segurança em todas as operações, expandir sua frota de plataformas de perfuração de alta tecnologia e estabelecer relacionamentos sólidos e duradouros com clientes e parceiros estratégicos, contribuir para a sustentabilidade ambiental através de práticas responsáveis ​​na operação dos seus equipamentos.

  1. ESTRUTURA ACIONÁRIA

 Como estagiário não obtive acesso a estrutura acionária da empresa, e como a estrutura acionária de uma empresa pode mudar ao longo do tempo devido a transações de compra e venda de ações, emissões de novas ações, recompra de ações e outros eventos financeiros, não conseguir formular um relatório sobre esse tópico.

  1. SERVIÇOS E PRODUTOS

Perfuração Offshore: A Seadrill operava uma frota de sondas de perfuração offshore, incluindo sondas de perfuração semissubmersíveis, sondas de perfuração de coluna, sondas de perfuração de posicionamento dinâmico e outras unidades especializadas. Essas plataformas foram usadas para perfurar poços de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas em todo o mundo. Serviços de aluguel de plataformas: A empresa ofereceu serviços de aluguel de plataformas para operadoras de petróleo e gás, que incluíram o fornecimento de pessoal e equipamentos necessários para a realização de operações de perfuração offshore. Gerenciamento de Projetos de Perfuração: A Seadrill forneceu serviços de gerenciamento de projetos de perfuração que incluíam o planejamento e execução de operações de perfuração em nome dos clientes. Tecnologia de Perfuração: A empresa focou em tecnologia de ponta para melhorar a eficiência e a segurança das operações de perfuração offshore. Isto incluiu sistemas avançados de posicionamento dinâmico e equipamentos de perfuração de alta especificação.

Manutenção e Reparo: Além das operações de perfuração, a Seadrill ofereceu serviços de manutenção e reparo de equipamentos de perfuração para garantir sua operação contínua e segura.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal: A empresa também esteve envolvida no treinamento e desenvolvimento de seu pessoal para garantir que ele fosse devidamente qualificado e treinado para realizar operações de perfuração seguras e eficazes.

  1. ÁREA DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

A Seadrill Limited opera no mercado internacional de perfuração marítima em águas profundas e ultraprofundas, tendo presença global e oferecendo seus serviços em diversas regiões do mundo, incluindo:

Golfo do México: A Seadrill teve uma presença significativa no Golfo do México, uma importante área de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas.

Mar do Norte: A empresa operava na região do Mar do Norte, outra importante área de exploração e produção de petróleo e gás na Europa.

América Latina: A Seadrill estava presente na América Latina, incluindo o Brasil e outros países da região, que são conhecidos por suas vastas reservas de petróleo e gás em águas profundas.

África: A empresa também atuou em diversas regiões da África, onde foram realizados projetos de perfuração offshore.Ásia e Oriente Médio: A Seadrill tinha operações no Extremo Oriente, no Oriente Médio e em outras áreas da Ásia onde foram realizados projetos de perfuração em águas profundas e ultraprofundas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com