TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Negociação

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS Etapa 1

AULA Tema – O Processo de Negociação

Resenha comparativo do Capitulo O Processo de Negociação livro PLT e artigos lidos.

Ao traçar um paralelo entre a negociação e a abordagem sistêmica é possível perceber que existe a necessidade de se identificar que a cultura associada a comunicação e habilidades técnicas se tornam fatores principais das diferentes técnicas de negociação entre países, diferenciando sucesso ou fracasso de uma negociação precisam ser levadas em conta antes de se começar uma negociação internacional, a abordagem e as diferenças comportamentais entre as culturas os negociadores nem sempre seguem o caminho da ética e do entendimento com os papéis de alto e baixo contexto. A globalização que assume um papel fundamental para esses negócios torna viável o livre fluxo de mercadorias, serviços e capitais em negócios bilaterais, quando organizações e governos dedicam-se a estabelecer parcerias comerciais, financeiras e políticas, em geral, para a conquista de interesses comuns.Com todos esses fatores nas negociações o maior risco nas negociações é o da falta de entendimento com os negociadores internacionais, o risco imposto pela diversidade cultural, pelo conflito dos métodos de negociações, de personalidades, ou de estilos de negociação. Para isso portanto se torna indispensável credibilidade, coerência, aceitação e clareza, o negociador deve conhecer a maior quantidade de ferramentas possíveis para suas negociações, o mais importante para que os participantes possam fazer acordos justos e úteis para todos.

Técnicas de Negociações relevantes para as organizações.

Técnicas de Negociação devem variar seus conceitos de acordo com os interesses de tomada de decisão.

Com isso ter uma boa visão sistêmica dos negociadores ajuda a identificar e diminuir conflitos, conhecer com o que se está lidando, fazendo uso da informação, do tempo e do poder com os componentes do processo de negociação que são: Entradas e saídas para gerar um feedback, pode ser positivos (ganha-ganha), negativos (ganha-perde).

Com uma boa comunicação, conhecendo os valores individuais de cada um, os interesses em comum, o relacionamento humano traz influências para uma boa negociação, diferenciar a necessidades com persuasão e uma boa barganha e ética, afim de interesses em comum.

Relatório: Importância das Técnicas de Negociação

A necessidade de se negociar faz parte do dia a dia das pessoas e das organizações. Para tanto, é necessário levar-se em consideração o objetivo a ser alcançado, bem como, o relacionamento com a outra parte.

A necessidade de se negociar algo, com alguém, aumenta a cada dia que passa. Durante toda a vida, precisa-se de negociar o tempo todo. Todos precisam negociar sempre, desde uma proposta, um produto ou serviço, o marketing e a produção da organização etc. As negociações estão presentes, tanto quando se firmam acordos, incorporações e parcerias estratégicas como na implementação de cada um desses procedimentos, tanto em termos pessoais, como profissionais.

Constitui-se de conceitos de conflito, de comunicação e de negociação; apresenta as variáveis básicas de um processo de negociação; aborda fatores que influenciam nas negociações, desde o ambiente, passando pelo comportamento, até o planejamento e estratégias de negociação; e conclui que a negociação pode ser um importante instrumento para a obtenção de resultados.

A competição mundial, em todos os sentidos, torna-se mais acirrada, especialmente para as organizações, sejam elas: empresas, instituições, associações, grupos, nações, blocos de organizações ou de países. A inserção de organizações no mercado globalizado exige tecnologia avançada, excelente padrão de qualidade e produtos com alto valor agregado.

Em virtude destas e de tantas outras situações, constata-se que é preciso eficácia para negociar. Uma negociação eficaz significa tomar as melhores decisões para maximizar o resultado a todos os interessados. Envolve diversos aspectos, mas não se pode esquecer de que a comunicação é a mola propulsora para o desfecho de todo tipo de acordo.

A negociação também é importante quando se pretende implantar um novo estilo de gerência, a fim de se buscar o máximo aproveitamento das pessoas, uma nova estrutura organizacional, onde o achatamento da pirâmide hierárquica e a consequente diminuição de seus níveis, exigem decisões com aumentando de agilidade para os processos de trabalho mais enxutos, objetivos e transparentes, com a realocação de pessoas.

A negociação é uma ferramenta valiosa, para todos os profissionais, no cenário atual do mundo das organizações e dos negócios. Todos os profissionais negociam diversas coisas, o tempo todo, com seus clientes internos, externos, líderes e liderados, tais como, recursos humanos e financeiros, prazos, orçamentos, contratos, dentre tantas outras e, portanto, é de fundamental importância saber como abordar cada momento que envolve uma negociação para que se obtenham resultados positivos.

A negociação é importante quando são buscadas alternativas para a solução de conflitos. O conhecimento e a determinação do negociador também são fundamentais para o alcance de um bom resultado.

Pode-se dizer que uma negociação foi bem sucedida, quando teve o problema resolvido, os seus objetivos foram alcançados e a qualidade do relacionamento entre os envolvidos foi preservada (ganha-ganha).

As técnicas de negociação se tornou uma ferramenta indispensável nos últimos anos para qualquer negociador que queira ser bem sucedido, pois ela é a base de estrutura para uma ótima negociação.

Saber identificar o ambiente no qual se está inserido, conhecer as variáveis tanto positiva quanto negativa, encarar os sistemas como um sistema aberto, com os detalhes necessários para administrar a negociação, é fundamental para um bom desempenho no processo de administrar.

Conhecendo as principais variáveis do sistema é se reeducar, e assim fica mais fácil reger os conflitos de papeis para se manter em equilíbrio e consequentemente obter melhor resultados em uma negociação.

A arte de negociar seja: ideias, projetos ou bens materiais tem sido buscada por todos aqueles que reconhecem que as pessoas são passagem obrigatória nesse processo, ou seja, ninguém negocia sozinho, na maior parte do tempo estamos envolvidos em negociações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com