TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de produção em MPEs

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de produção em MPEs

A produção é uma das principais diferenças entre as MPEs e as grandes empresas. Isso se dá por dois fatos. Primeiramente, na maioria dos casos, as micro e pequenas empresas tendem a iniciarem seus processos de produção de maneira rudimentar, com pouca estrutura disponível. Além disso pode-se notar outra grande diferença e desafio que os pequenos negócios enfrentam que está relacionada à gestão da qualidade. Uma boa gestão da qualidade necessita de um alto investimento para que ocorra de maneira contínua e efetiva dentro da produção. No entanto, a maioria dos pequenos empresários não possuem condições de realizar investimentos de recursos financeiros e humanos focados na garantia de qualidade do produto.

Apesar dessas barreiras enfrentadas pelos microempreendedores a maior dificuldade em relação à produção está na área de custos. Isso se dá pelo fato de que a produção de uma pequena empresa é em pequena escala, fazendo com que o custo de produção de uma peça unitária seja muito maior comparado ao custo de produção em uma grande empresa. Os gastos fixos de infraestrutura, transporte e manutenção acabam, muitas vezes, excedendo o limite de custo de produção.

Essa dificuldade na produção afeta o preço final do produto do microempreendedor, deixando-o sob situação de pressão e limitando suas alternativas. Muitas decisões importantes são tomadas no processo de produção, pois é nessa etapa que gastos necessários e desperdícios ocorrem. O objetivo dos pequenos empresários é justamente eliminar tais gastos e desperdícios para conseguir aumentar a produção sem aumentar os gastos, abaixando assim o custo de produção.

Para chegar nesse objetivo e tomar essas decisões o microempreendedor deve levar em consideração todos os fatores que envolvem a produção. Isso inclui maquinário, transporte, matéria prima e local de produção.

Com o avanço da tecnologia e com mais acesso à informação, os donos de pequenos negócios estão encontrando novos meios para conseguirem acompanhar a produção de empresas maiores. Novas estratégias para gestão de qualidade, além de mais tecnologia na produção, possibilitam os donos de pequenas empresas a se adequarem ao mercado de maneira mais simples e rápida. Aumentando a produtividade e abaixando o custo de produção seja reduzindo desperdício de matéria-prima, aumentando a capacidade de produção ou reduzindo o número de funcionários necessários para o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com