TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional de Logística

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.131 Palavras (17 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 17

        

                                    [pic 1]     

                                                   

                              MICHAEL CIPRIANO SILVA

                            PROJETO INTEGRADOR:

              O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGÍSTICA

                                         SANTO ANDRÉ/SP

             2021

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto pretende entender o desafio do profissional e da Logística, que vai muito mais além da associação do termo feito ao trabalho de execução apenas de transportes. Há muito tempo foi condicionado à logística, tentativas práticas de acerto e erro, sem a adoção de um método científico e com a dificuldade do entendimento da logística e sua abrangência para a cadeia toda, prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores tais como; planejamento, organização e controle efeitos para atividades de movimentação e armazenagem, gestão de estoques e materiais que visam facilitar o fluxo de produtos. Os resultados para a resolução definitiva do problema e a mensuração dos custos pela falha logística não podiam ser estimados de forma técnica. A Logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Este é o problema enfrentado pela Logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem. Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da administração se altera com o tempo, de forma a se adaptar às novas exigências de desempenho para as firmas, assim representa uma nova visão empresarial, ou seja, nova ordem das coisas. Veremos as características necessárias para um profissional da área exercer um bom trabalho e todas as dificuldades que podem ser enfrentadas, além de entender como muitas funções da logística está relacionado em vários setores que percorremos, além do âmbito empresarial.  

  1. ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESTUDO DA LOGÍSTICA

A logística ajuda não somente as empresas, mas a qualidade de vida local, no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestrutura para sua operacionalidade. O tema logística hoje é vital para as empresas à medida que otimiza recursos e aumenta a qualidade, o que significa, gastar menos com resultados melhores. A infraestrutura logística das cidades e das regiões é de responsabilidade do poder público.

É comum abordar a importância desta ciência somente no que diz respeito à situação empresarial, porém logística vai muito, além disso. A organização de cidades deve obedecer a conceitos simples de fluxo de transporte e infraestrutura, para que haja maior qualidade de vida e eficiência com a operacionalidade das vias públicas, ou seja, a importância está além de questões empresariais e vai ao encontro da população. Por exemplo, a manutenção de vias públicas pode tornar a qualidade de vida melhor em determinada região e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de uma empresa, isto é, quando os conceitos são utilizados de forma eficiente pela administração pública, há ganhos na economia e no dia a dia da população.                                                                                                                                                     A logística está presente em todo ambiente que necessite de otimização e organização, quer seja para reduzir tempo e custo, quer seja para manter ou aumentar a qualidade. Atua no gerenciamento do fluxo de materiais, preocupando-se com os custos que envolvem os processos. As empresas que mais utilizam a logística são aquelas destinadas a produto, ou seja, que tenha como resultado final de seus processos um produto. Isso acontece por que estarmos falando de um material como produto final, e como a logística gerencia fluxo de materiais, essas empresas dependem de forma direta dos conceitos logísticos para que possam ter uma otimização que leve a redução dos custos dos processos. Quando uma empresa é destinada a serviço, pode ser, que a logística não seja vital para ela uma vez que seu trabalho pode não representar movimentação de mercadorias, mas de alguma forma os conceitos estarão presentes. Toda e qualquer empresa necessita de reposição de suprimentos. Assim, a logística, de forma direta, atua em toda empresa que necessite de estocagem, suprimentos, almoxarifado, transporte, compras, entre outros.

“Em uma empresa, a logística surge com a necessidade de se organizar o fluxo de produtos e serviços. “A logística é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc) que repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. ” (Ballou, p. 29, 2006) 

Uma organização empresarial que tem compromisso com a qualidade, com a satisfação do cliente e com preço justo, tem como base de sua administração um bom planejamento logístico, uma vez que isso leva a um fluxo de materiais mais racional, ou seja, desde o momento da compra de matéria-prima até a entrega do produto acabado ao cliente, tudo é planejado para se evitar desperdício de tempo e dinheiro. O objetivo é gerenciar a cadeia de abastecimento de forma segura e otimizada, visando reduzir os custos operacionais, financeiros e administrativos com estratégias que minimizam os impactos ao meio ambiente.

Na logística possui um trio de atividades consideradas a base da logística. São conhecidas como atividades primárias: Transporte, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos. A integração entre essas três atividades é fator crítico para que uma cadeia logística tenha um serviço adequado.

“A boa estrutura organizacional não é, por si, garantia de bom desempenho (...). A má estrutura organizacional, no entanto, inviabiliza o bom desempenho, por maior que seja a competência de todos os seus gerentes. Aperfeiçoar a estrutura organizacional... irá, portanto, melhorar sempre o desempenho.  (Drucker apud Ballou, 2006, p. 541).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com