TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e seleção de pessoal eficiente e eficaz

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO - FVP

Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Projeto Interdisciplinar

Profa. Luana Alves D’ Almeida

Etapa 2 B

“Recrutamento e Seleção (Análise Comportamental e Avaliação de Desempenho) ”

RA

NOME

TURMA

1299136875

Marisa Gabriela de Oliveira Gonzalez

2º semestre

8500499791

Francimeire P A Lima

2º semestre

5071654573

Luiz G A Júnior

2º semestre

5195733665

Priscila Ferreira dos Santos

2º semestre

1868694778

Marlice Ribeiro Oliveira

1º semestre

1872713564

Amanda Delgado Maciel

1º semestre

1848675617

Edson Ulisses da Silva

1º semestre

VALPARAISO DE GOIÁS

Junho de 2017

INTRODUÇÃO

Com um método de recrutamento e seleção de pessoal eficiente e eficaz, o departamento de RH da organização passa a caminhar com mais segurança na realização dos processos de gestão de pessoas, e isto é essencial para que a empresa consiga harmonizar-se as aceleradas mudanças do cenário mundial.

Atualmente compreendemos a seriedade que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto também ela é fundamental para as empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital valor, pois para o colaborador traz a chance de receber o feedback sobre seu desempenho, permitindo a melhoria deste, e para as empresas institui a possibilidade de desenvolver o potencial de cada colaborador, e com isso, gera excelentes resultados organizacionais.

Este trabalho tem como objetivo a definição dos termos recrutamento e seleção e Avaliação de Desempenho, logo após aplicar um questionário em uma empresa de um dos integrantes do grupo para identificar o modelo de gestão que é utilizado na corporação entrevistada.

DESENVOLVIMENTO

        

A BRB Serviços S/A, empresa incorporada ao Conglomerado BRB em novembro de 2010, é uma Sociedade Anônima, regida pela Lei das Sociedades Anônimas, pelo seu Estatuto, pelo Regimento Interno e demais disposições legais aplicáveis, que tem como missão básica a Administração de Ativos e Contact Center, obedecidos os preceitos e as limitações da legislação em vigor.

Nome: BRB Serviços S.A

Localização: Setor Comercial Norte Quadra 04 – Asa Norte / DF

Segmento: Contact Center, Cobrança e Tecnologia da Informação. 

Porte/tamanho: Médio Porte

Missão: “Promover o desenvolvimento sustentável da empresa com foco na qualidade e inovação dos serviços prestados, rentabilidade aos acionistas e valorização dos colaboradores. ”

Visão: “Ser reconhecida como empresa de excelência no mercado de Contact Center e Tecnologia, com soluções inovadoras. ”

Valores: 

“I – FOCO NO CLIENTE;

II – ÉTICA E TRANSPARÊNCIA;

III – VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS E RESPEITO À DIVERSIDADE; IV – SUSTENTABILIDADE;

V – INOVAÇÃO; e

VI – COMPROMETIMENTO COM O RESULTADO E COM A GESTÃO DE RISCOS”

Produtos: Contact Center, Cobrança e Tecnologia da Informação. 

Público Alvo: Conglomerado BRB e Administração Pública do Distrito Federal

Quantidade de Colaboradores: 461

Nome/ Cargo do funcionário entrevistado: Pablo Henrique Andrade da Paz / Gerente Administrativo e Financeiro

PASSO 1 (Recrutamento e Seleção de Pessoal: O que a análise Comportamental tem a dizer?)

Recrutamento

Atrair e manter talentos é o grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas (PONTES, 2010).

O recrutamento, segundo Chiavenato (2006, pág. 68) “é um conjunto de que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.[a] ”

Para Araújo e Garcia (2009) “se chegar a excelência em recrutamento e seleção, é preciso saber quais as reais necessidades e como se deseja supri-la, no que abrange a carência de recursos humanos, e a partir de aí tomar a decisão cabível. ”

Ainda segundo Araújo e Garcia (2009)

Dentro do processo de recrutamento, dependendo das políticas da organização e da gestão de RH, poderão ser adotados três meios diferentes de recrutamento, sendo eles interno, externo e misto. O setor de recursos humanos deve contabilizar as demandas e carências, devendo abranger todas as áreas e níveis organizacionais, colocando as características de forma adequada, dentro da realidade da empresa, esta busca interna pode ser substituída por um trabalho mais amplo, que se chama planejamento de pessoal.

Seleção de Pessoas

Segundo Chiavenato (2006) “seleção constitui a escolha do homem certo para o lugar certo. ”

Para Chiavenato (2006) ”O processo de seleção deve ser amplamente abastecido com candidatos em potencial pelo processo de recrutamento. Este processo é um comparativo, de um lado as definições do perfil de cargo e de outro as características dos candidatos, a fim de averiguar qual deles atende as exigências do cargo. ”

De acordo com Pontes (2010):

A triagem entre os candidatos recrutados é a primeira etapa dentro do processo, os que passam para a segunda etapa são submetidos a testes, tanto de conhecimento, desempenho e testes psicológicos. A entrevista é um dos pontos principais da seleção e é o que irá averiguar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato ao cargo, após análise dos candidatos e dos dados obtidos, os selecionados, que serão poucos, passam por uma entrevista técnica, que irá transcorrer com o supervisor, gerente, coordenador ou encarregado da área requisitante afim de realizar uma análise profunda dos conhecimentos do candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com