TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGREDO DE LUISA

Por:   •  27/9/2020  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

A visão do autor Fernando Dolabela e minha opinião a respeito de cada tema abaixo:

  1. O que é empreendedorismo e quais são seus aspectos e importância:

Dolabela: afirma que empreendedorismo é uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar, também diz que abrir empresas ou o empreendedorismo empresarial é uma das infindáveis formas de empreender, podendo ter qualquer outra profissão, assim como ONG's e o terceiro setor inclusos. Embora não seja uma ciência, o empreendedorismo é uma das áreas em que mais se pesquisa e publica, havendo inúmeros paradigmas e padrões imensuráveis.

A importância do empreendedorismo tem caráter tanto econômico como social, tendo desenvolvimento e crescimento por intermédio da inovação, trazendo dinâmica à economia.

Ele ainda caracteriza o empreendedorismo como um fenômeno cultural, fruto de hábitos, práticas e valores das pessoas. E aprender a empreender é possível por meio do convívio com demais empreendedores, sendo algo bem positivo. Ter alguém na família sendo de forma primária, secundária ou terciária, pode influenciar nesse fator.

Minha visão: Empreendedorismo de fato é um campo bem amplo na qual pode-se inventar, inovar, diversificar e se destacar. Mesmo sendo muito as incertezas ao empreender, chances não faltarão.

É de extrema importância empreender pois ajuda na economia como foi citado pelo autor.

As oportunidades que essa modalidade oferece possibilitam realização de sonhos ao ter seu próprio negócio. No que diz respeito ao fator familiar influenciar no impulso para empreender temos diversas e grandes empresas que começaram assim: empreendendo com a família ou tendo algum parente no qual se espelhar.

  1.  A cultura da sociedade brasileira e o olhar que existe sobre o Empreendedorismo:

Dolabela: O empreendedor é como alguem que sonha e busca transformar o sonho em realidade, mas na sociedade brasileira os sonhos são ter uma profissão, casar, vencer na vida, algo mais palpável. Sonhar é simples, mas por em prática já não é tão fácil, pois nosso meio social não nos estimula a sonhar, não se é falado nas escolas muito menos nas ruas, ou na família. Sendo assim, o indivíduo até sonha, mas sonhar não define o empreendedor é necessário ir atrás e fazer acontecer. Dominado por sua forte emoção; Empreender acaba se tornando um ato de paixão. E acaba por fim desenvolvendo características empreendedoras, tais como persistência, conhecimento do ambiente do sonho. criatividade, protagonismo, liderança, a auto-estima, a crença em si mesmo, a crença em que seus atos podem gerar conseqüências.

Minha visão: Por não haver estímulos por parte da sociedade, empreender é um ato de coragem, na qual você assume os riscos em busca de fazer seu sonho se tornar realidade. Isso requer muita resiliência para que possa ser alcançado o seu objeto de sonho e ao fazer isso abrirão diversas formas para que você possa transformar seus desejos em algo palpável.

  1. Como se forma a visão de futuro:

Dolabela: Apoia-se em Filion dizendo que ao formar uma ideia de produto e quais as condições para que possam surgir. Elas começam em seu estado bruto e refletem em um sonho, uma vontade não definida, portanto não são ainda um produto. Para que isso possa ser de fato real, o empreendedor procura obter informações para aprimorar e testar, verificando se é um bom negócio. Ao obter essas informações o empreendedor vai alterando sua ideia inicial, agregando valor, com isso indo atrás de mais recursos. Vai chegar um ponto na qual o empreendedor encontrará a forma final do prodito sabendo para quem vender. Isso caracteriza o processo de formação de visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com