TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo de Luisa

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SENAC CURITIBA CENTRO

TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA

ROBERTO GALVA

 

O SEGREDO DE LUÍSA
CAPÍTULO 2

CURITIBA
2022

ROBERTO GALVA

 O SEGREDO DE LUÍSA

CAPÍTULO 2

Trabalho de pesquisa sobre o Livro “O Segredo de Luísa”, apresentado na disciplina de Projeto Integrador para obtenção da graduação do curso Tecnólogo em Gastronomia.

Orientadora: Profª Sandra Kuchnir

CURITIBA
2022

Perguntas a respeito do capítulo 2 do livro “O segredo de Luísa”

1. Como Luísa começou a desenvolver sua ideia de negócio? (0,10)

Luísa começa a buscar informações de concorrentes, com orientação do professor Pedro começou a buscar mais informações a respeito de sua ideia. Sua tia Fernanda também teve um papel importante como ideal a ser seguido e, também, não podemos deixar de fora o consultor Eduardo, que incentiva a criar um plano de negócio.

2. Quais são as características do empreendedor de sucesso? (0,10)

Relacionado ao livro e ao desenvolvimento da Luísa durante sua trajetória, podemos ver algumas características. Iniciativa e busca das oportunidades, confiança em si mesma, capacidade de planejamento (mesmo com uma certa ajuda), liderança, correr riscos e aceitar opiniões de outras pessoas de sucesso, pensamento na inovação.

3. Na ideia inicial de Luísa é importante a questão de sigilo quanto ao negócio a ser implantado? (0,10)

O autor da uma ideia de que Luísa tem medo de expor suas ideias por receio que ela seja utilizada por outros, mas maior medo dela era a família ficar sabendo e ser julgada por já ter todo um caminho traçado pela própria família a respeito do seu futuro.

De certa forma esse sigilo frente sua família era importante até que ela tivesse o apoio de sua tia. Após esse acontecimento e suporte familiar o passo seguinte era buscar informações e aconselhamentos para dar continuidade a ideia.

4. O Professor Pedro descreve um “guarda-chuva” que vai proteger a empresa de Luísa. Descreva com suas palavras o que significa esse guarda-chuva. (0,20)

Esse exemplo do guarda-chuva é muito parecido com a teia de aranha, que eu acredito ser mais fácil de entender. No caso, a aranha faz o papel da haste central do guarda-chuva, as pontas aonde essa teia está presa são as metas e objetivos da empresa e as ramificações da teia são as ações e contatos que precisa fazer para que essas metas e objetivos possam ser alcançados.
Se o próximo objetivo da aranha é o graveto da árvore ao lado, quais ações são necessárias para criar essa rede e tecer a teia para alcançar a meta?

5. E na visão do professor Pedro? Por quê? (0,10)

O professor Pedro tem outra visão sobre o sigilo, nem todas as pessoas têm identificação com o produto e é importante que a ideia seja discutida, criticada.

 6. Como Luísa desenvolveu suas pesquisas? (0,10)

Ela busca fazer a pesquisa com empresários de diferentes setores e concorrentes, usou bastante a internet e livros. Foi atrás de associações, SEBRAE e IBGE.

7. O que você entende da figura de padrinho para um novo empreendedor? (0,10)

É a pessoa que vai dar o suporte de informações para que você consiga abrir o negócio que tanto quer. Essa figura vai te apresentar influenciadores do setor, empresários de sucesso e indicar aonde pode conseguir mais informações que necessita. Além de questionar suas ideias sem julga-las, com o intuito de desenvolve-la como empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com