TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO NO SÉCULO XXI

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.495 Palavras (18 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 18

O TRABALHO NO SÉCULO XXI

RESUMO

Este projeto interdisciplinar teve como objetivo a verificação do funcionamento de uma microempresa. A escolha desse tema se deve ao fato de que este tipo de empreendimento vem crescendo no comércio. Através da pesquisa em campo qualitativa e descritiva, tornando-se como objeto de pesquisa empresas de ramos diferente como: uma banca, uma copiadora e uma loja de móveis. A forma de pesquisa utilizada foi a entrevista, onde foram entrevistados três pessoas uma de cada empresa, em geral os proprietários. Os resultados demonstraram que todas estão acompanhando o avanço da tecnologia, adaptando suas microempresas a mudanças para fidelização de clientes e aprimoramento para competir com o mercado. No desenvolvimento do trabalho percebeu-se que há grandes dificuldades e desafios, mas há também vantagens, ao analisarmos foi verificado que há ajudas para implantação e características específicas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................. 01

2 REFERENCIAL TEÓRICO ........................................................... 02

2.1 Analisar o funcionamento de uma microempresa e suas características .................................................................................. 03

2.2 Identificar as vantagens de se empreender neste modelo de empresa ...................................................................................... 04

2.3 Apontar as dificuldades encontradas na estruturação de

uma microempresa .......................................................................... 05

2.4 Verificar os desafios de se manter uma microempresa no mercado ........................................................................................... 06

3 METODOLOGIA ............................................................................ 07

4 ANÁLISE DE DADOS ................................................................... 08

5 CONSIDERAÇÕE FINAIS ............................................................ 09

REFERÊNCIAS ............................................................................... 10

ANEXO A: Organograma da empresa ............................................. 11

ANEXO B: Modelo de entrevista aplicada ...................................... 12

1.INTRODUÇÃO

O projeto interdisciplinar do 1º período da Faculdade Novos Horizontes aborda o trabalho no século XXI e as características do trabalho na microempresa.

O trabalho no século XXI evoluiu de maneira significante em relação ao anterior, com o surgimento de novas tecnologias, novas oportunidades de trabalho, e incentivos oferecidos pelo governo para se ingressar no mundo dos negócios, de acordo com o Portal do Brasil, este oferece microcréditos para apoiar as pessoas que tenham o perfil de empreendedor.

Existem várias formas de montar seu próprio negócio, como exemplo, uma microempresa, sendo aquela em que o proprietário pode ser individual, em sociedade ou até mesmo uma empresa familiar, a sua renda anual não pode ultrapassar o valor de R$ 360.000,00 e o número de funcionários de até 19, dependendo do tipo de setor.

Muitos empreendedores visam buscar melhorias na qualidade de vida, entre elas está à vontade e necessidade de montar um negócio, de entrar no mercado o que lhe trará retorno monetário e satisfação em empreender para si próprio.

A abertura de uma microempresa é vista pelos empreendedores como um meio de se ingressar no mercado através de incentivos, tendo um retorno financeiro e pessoal pela realização de um projeto, mas para que isso ocorra metas e prazos devem ser estipulados para que possa ter um crescimento sólido e conforme desejado.

É de grande relevância para o grupo estudar e aprender sobre o funcionamento e características de uma microempresa. Por se tratar de um empreendimento que vem crescendo e se aperfeiçoando a cada dia e competindo em igualdade no mercado.

Nesse projeto será discutido: Quais as dificuldades em se manter uma microempresa, dessa maneira permitirá a todos um conhecimento amplo a respeito sobre a rotina e funcionamento de instituições deste porte.

Para a concretização desse projeto serão realizadas pesquisas em livros, sites e visita a algumas microempresas.

Este Projeto Interdisciplinar tem como objetivo geral: Analisar o funcionamento de uma microempresa e suas características.

A partir do objetivo geral ficaram definidos os seguintes objetivos específicos:

1. Identificar as vantagens de se empreender neste modelo de empresa;

2. Apontar as dificuldades encontradas na estruturação de uma microempresa;

3. Verificar os desafios de se manter uma microempresa no mercado;

Este projeto interdisciplinar será elaborado em cinco capítulos: Sendo o primeiro a introdução que abordara o conteúdo referente ao tema e subtema proposto bem como os objetivos, a importância do conhecimento, nossos questionamentos. O segundo será o referencial teórico que será elaborado baseado em teorias de autores segundo o tema. O terceiro será a metodologia que usaremos para realizar a pesquisa de campo onde identificaremos o trabalho adotado perante a empresa pesquisada. O quarto será o relato e análise de dados. O quinto será a conclusão final do projeto, no qual iremos reunir as análises, e apresentar as devidas conclusões com a finalidade de e refletir sobre o trabalho realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com