TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Iluminismo no século XXI

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI

Matéria: História

Professor: Martin Kreuz

Alunos: Leonardo José da Silva     Rodrigo Burkhardt     Victor Hugo Hayashi

Turma: 201

Iluminismo no século XXI

O iluminismo ocorreu no período do século XVIII que seu objetivo era apresentar novas ideias que surgiam em conflito as que a Igreja Católica pregava. Um exemplo é que a religião era fonte de todo saber.

Esse período também é conhecido como século das luzes, porque tinha como objetivo “iluminar” o conhecimento. Seus pensadores buscavam explicar os fatos através da razão e tentavam fazer com que esse conhecimento fosse acessível a todos.

Os filósofos iluministas defendiam a liberdade de expressão dos cidadãos, a liberdade religiosa, acreditavam que todos são iguais perante a lei e que todos têm o direito de defesa contra o abuso das autoridades.

E também segundo o sociólogo Lucien Goldman, os princípios do Iluminismo estão relacionados ao comércio, uma das principais atividades econômicas da burguesia.

Assim, o Iluminismo defendia:

Igualdade: no comércio, isto é, no ato de compra e venda todas as eventuais desigualdades sociais entre compradores e vendedores não tinham importância. Na compra e venda o que importava era a igualdade jurídica dos participantes do ato comercial. Por isso, os iluministas defendiam que todos deveriam ser iguais perante a lei. Ninguém teria, então, privilégios de nascença, como os da nobreza. Entretanto, a igualdade jurídica não significava igualdade econômica. No plano econômico, a maioria dos iluministas acreditava que a desigualdade correspondia à ordem natural das coisas.

Tolerância religiosa ou filosófica: na realização do ato comercial, não importavam as convicções religiosas ou filosóficas dos participantes do negócio. Do ponto de vista econômico, a burguesia compreendeu que seria irracional excluir compradores ou vendedores em função de suas crenças ou convicções pessoais. Fosse mulçumano, judeu, cristão ou ateu, a capacidade econômica das pessoas definia-se pelo ter e não pelo ser.

Liberdade pessoal e social: a atividade comercial burguesa só poderia desenvolver-se numa economia de mercado, ou seja, era preciso que existisse o livre jogo da oferta e da procura. Por isso, a burguesia se opôs à escravidão humana e passou a defender uma sociedade livre. Afinal sem trabalhadores livres, que recebessem salários, não podia haver mercado comercial.

Propriedade privada: comércio só era possível entre os proprietários de bens ou de dinheiro. O proprietário podia comprar ou vender porque tinha o direito de usar e dispor livremente de seus bens. Assim, a burguesia defendia o direito à propriedade privadaque característica essencial da sociedade capitalista

No Brasil está havendo uma importante discussão sobre o endurecimento das penas que visa penas mais duras para que os criminosos tenham certeza que serão punidos de forma severa se fizerem algum delito e sem a possibilidade da impunidade, essa medida também agrada a parte da população brasileira que é a favor do endurecimento das penas e estão sugerindo algumas mudanças na lei como Redução da maioridade penal para dez anos, trabalho forçado para presos, castração química de estupradores, prisão perpétua para reincidentes e pena de morte para corruptos. Estas são uma das sugestões populares ao anteprojeto que está sendo elaborado por juristas, desde a criação da comissão de reforma do Código Penal.

“O clamor pelo endurecimento das leis reflete o pensamento da sociedade sobre a segurança pública no Brasil.” A análise é do ministro Dipp. Ele vê na impunidade a causa deste sentimento social. Mas o ministro ressalva que o endurecimento da lei não significa a diminuição da criminalidade. 

O maior exemplo do endurecimento penal no Brasil atual é a redução da maioridade penal que muda a legislação brasileira sobre a penalização de menores de dezoito anos. Esse assunto é muito polêmico e tem muitas opiniões divergentes sobre ele como entre os legisladores, juristas e brasileiros em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com