TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O menino e a caixa

Por:   •  1/10/2015  •  Artigo  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Criação de Ideias Versus a entrega de ideias prontas, baseada no texto O Menino e a Caixa

Na obra da autora Andrea “Histórias de gente que ensina e aprende”, o conto “O menino e a Caixa” nos mostra de maneira lúdica uma situação vivida constantemente em nossa sociedade, no qual notamos implícito a ideia do homem e seus pensamentos, baseados em uma visão de mundo, onde recebe de várias formas ideias, notícias e informações ao longo da sua vivência em sociedade. Podendo a partir dela formular suas convicções e ideais.  

O texto nos mostra o menino que representa o homem, e o entregador o mundo, que constantemente nos lança informações para serem usadas em nossa vida. O menino do texto representado pelo homem observa tudo que o mundo lhe mostra, e tenta captar ao máximo o conteúdo transmitido a ele, mesmo sem conseguir assimilar a finalidade de que lhe foi passado. O objeto do texto nada mais é do que as informações que recebemos. A caixa, ela é a peça chave do texto, ela é o cérebro e saber do homem que ainda com tudo confuso guarda dentro de si o que foi transmitido e consegue estabelecer uma ideia, que também pode ser explicada através do Inatismo que é o conhecimento que está dento de cada indivíduo, e que o seu desenvolvimento pessoal faz com que entenda ideias ou princípio independente da experiência.

No início a caixa estava vazia, então ele conseguia separar cada objeto em um compartimento, mas com o tempo foi ficando cada vez mais confuso, mais notícias, informações e assuntos diferentes, estes que  ele nem mesmo acreditava que iria usar algum dia, haviam compartimentos totalmente cheios e outros vazios, que seriam os assuntos que mais nós interessamos e conseguimos captar  e usa-los ao máximo  em nosso dia a dia, e já os vazios seriam assuntos que por mais que nos esforçamos para aprender, muitas vezes não entra em nossa cabeça. Então a cada ano que passa, novas ideias, formas de pensar e agir vem surgindo, fazendo com que muitas vezes as informações não se encaixem com as informações anteriormente adquiridas, e homem vai absorvendo cada vez mais informações sem nem ao menos compreender, esquecendo e deformando as ideias anteriores, como diz no texto.

Através de tanta informação, o mundo espera formar cidadãos críticos e ativos em sociedade. Mais para isso, o homem devera saber filtrar o que é útil e inútil. Pois infelizmente nem tudo que vem ao nosso conhecimento verdadeiramente se encaixara em nossa metas e desenvolvimento, pois o homem não deve viver somente com ideias prontas, sim devera reformula-las e criar novas, para que possamos constantemente recriar e multiplicar os saberes, ajudando a sociedade a melhorar sua condição de vida e ideais.

Notamos assim que a autora tem como objetivo nos fazer pensar em relação aos nossos conceitos, objetivando fazer-nos sempre receber ideias e recria-las em nossa vida, e se errarmos não termos medo de começar novamente.

 Finalizamos com a frese de Jean Piaget "Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo", quer dizer receber o conhecimento e transforma-lo em um novo saber, diferente e transformador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • LOPES, J. - Piaget. A lógica da criança como base do ensino, Nova Escola, São Paulo, Abril editora, agosto, 1996.

  • PORTAL EDUCAÇÃO. Teoria Inatista, Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45718/teoria-inatista. Acesso em 25 de setembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com