TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O menino e a caixa

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Este trabalho é referente a matéria de Estudos Disciplinares ll do curso de Administração, aonde a mesma nos pede, de acordo com o estudado nesta matéria, estabelecer relações entre o texto lido na disciplina em questão e ao texto tema deste trabalho

Faremos um breve resumo referente ao texto exposto para discussão em grupo, aonde ao final estaremos colocando nossa opinião, respeitando e sabendo claro, que diversas pessoas teriam visões diferentes sobre este texto em questão.

Por esta razão, que depois de uma longa discussão sobre o mesmo, colocando nossos diferentes pontos de vista, mesclamos assim no final as nossas opiniões para chegarmos a uma conclusão.

RESUMO DO TEXTO: O MENINO E A CAIXA

O texto O menino e a Caixa, é considerado um conto, pois é narrado a história de um menino aonde todos os dias ele abria sua caixa para guardar coisas que o entregador lhe trazia. Após terminar sua rotina, a caixa era fechada

No início o menino tinha cuidado em guardar as coisas em seus devidos lugares, de acordo com o gênero ou função, só que foram surgindo novas coisas, aonde o menino não sabia como distinguir, deixando alguns compartimentos totalmente cheios e outros permaneciam quase vazios.

Depois de um tempo, o menino começou a sobrepor os elementos, forçando, apertando para que coubessem dentro da caixa. Só que não havia mais espaço em sua caixa, os objetos estavam se amassando e achatando no fundo e pelos lados, só que todos os dias o entregador continuava lançando mais objetos para dentro da caixa que sempre ficava aberta justamente para este fim.

Mas um dia, os lados da caixa começaram a ceder, fazendo com que o entregador ficasse atento, porque ele acreditava que de dentro dela talvez pudesse surgir frutos novos de uma combinação criativa. Mas não, eram apenas peças soltas, pedaços quebrados, amassados...A caixa explodiu como um vulcão, lançando objetos coloridos para todos os lados.

Após a explosão, ele foi conferir a caixa, esperando encontrá-la vazia, quando percebeu que de seu fundo nascia uma pequena coisa nova, estranha e desengonçada, mas surpreendentemente linda.

Era tímida e despretensiosa, a sua primeira idéia.

PONTO DE VISTA 1.0:

Este texto trata-se de um conto narrativo que tem como personagens o Menino, o Entregador, a Caixa e os Objetos que são lançados para dentro dela todos os dias.

Entendemos que o ENTREGADOR é a vida que levamos em sociedade neste mundo, é tudo que nos cerca.O entregador é todo o conhecimento que podemos adquirir

Os OBJETOS são os conhecimentos que são lançados a todo momento em nossa vida desde que nós nascemos, pois, estamos cercados de diversas culturas, de diferentes fontes de sabedoria, de várias pessoas com seus diversos pontos de vista adquirido através de suas histórias e experiências, de suas particularidades, é tudo que aprendemos no decorrer de nossas vidas, e convívio em sociedade

A Caixa representa a nossa MENTE, aonde tentamos guardar o máximo de informações e conhecimentos. Mesmo que muitas vezes tenhamos informações ou conhecimentos muito similares, ainda sim a nossa mente tem o costume de guardar tudo aquilo que nós temos contato, acesso.

O menino, somos nós mesmos que no final, deitamos na cama, pensamos em como foi o dia e depois tentamos fechar nossa caixinha para descansar e começar um novo amanhã.

O que fez a caixa estourar, é o que ocorre conosco também, as vezes recebemos muitas informações, algumas muito confusas, às vezes tentamos entender determinadas coisas antigas ou novas, e ai a gente começa a fazer um acumulo de informações, começa muitas das vezes a misturar algumas coisas, é como realmente a gente tentasse forçar demais a nossa a mente para dar conta de tudo que a vida ao nosso redor nos lança diariamente.

Só que nesse tumultuado de informações, de coisas para fazer, a nossa mente também é capaz de criar coisas novas a partir desses conhecimentos que adquirimos no decorrer de nossas vidas, que muitas vezes ao olhar dos outros parece algo estranho, algo que não parece que vai dar certo, mas que nasceu do meio de tudo aquilo que adquirimos, são das pequenas e primeiras idéias que surgem grades coisas e que provavelmente, em um futuro qualquer, será jogada na caixinha de alguém que poderá ou não misturar aquilo com outras coisas e também criar novas idéias nascida de si própria.

PONTO DE VISTA 2.0:

O entregador representa o educador, que lança seus conhecimentos ao aluno sem se importar se este consegue entender o que lhe é passado ou não. E o menino por sua vez representa o aluno que a um primeiro momento tenta guardar os conhecimentos de forma organizada, em sua caixa que representa a sua mente.

Com o passar do tempo, devido à grande quantidade de conhecimento que é passado ao aluno, nem sempre este conhecimento é assimilado e entendido, assim não cria correlações com os conhecimentos anteriores tornando difícil de aprender e entender aquilo que é ensinado, e assim como a caixa que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com