TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O segredo de luisa

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.591 Palavras (35 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA

CURSO: GASTRONOMIA

Disciplina: Temas Tecnológicos em Empreendedorismo e Gestão de Estabelecimentos

Período

Professor: Antonio Romão Alves da Silva Filho

[pic 3]

Aluna: Renata Priscila

O Segredo de Luísa

Fichamento do Capítulo 1

O segredo de Luísa

A Motivação e o Perfil Empreendedor

Cap. 1

DOLABELA, F.. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

            O primeiro capítulo do livro O segredo de Luísa fala sobre a motivação e o perfil empreendedor. Luísa, uma estudante de odontologia (profissão que seus pais desejavam que ela seguisse), porém não era de sua vontade, pois, influenciada pelo instinto empreendedor de sua tia Fernanda, a única empreendedora da família, que tinha um comércio o Sereia Azul onde trabalhava atendendo os clientes, Luísa tinha uma paixão pela culinária, um hobby que aprendeu no Sereia Azul e a partir daí começou a surgir ideias de produto e comercialização deste, a famosa goiabada cascão que sua tia fazia e vendia, a motivação para torna-se empreendedora.

        Ao decorrer do capítulo Luísa vai demonstrando características de um empreendedor tinha em mente ser dona do seu próprio negócio em busca de sua independência, começava a formação de visão de como seria sua empresa, buscava sempre aprender, gostava bastante de atender os clientes, adquirindo experiência comercial desde muito cedo, estava disposta a assumir todas as consequências dos seus atos para percorrer o caminho que pudesse levar à sua autorrealização.

     

Ler o capítulo 1 e responder:

  1. Identificar as características pessoais de Luísa?

Curiosa, desde os tempos da escola Luísa era uma menina que buscava conhecimento além da escola, a partir da experiência das pessoas. Observadora, perspicaz, sabia ver coisas onde ninguém notava, tinha empatia pelas pessoas se colocando no lugar delas, aprendia com os insucessos não se abatendo diante deles, acreditava ser capaz de transformar o mundo convencendo as pessoas a realizar seu sonho, sonhadora, insistente.

  1. Comentar as perspectivas de vida que Luísa tinha naquele momento?

Naquele momento Luísa cursava o quinto período da faculdade de odontologia, profissão que seus pais tanto desejavam para ela, porém não fazia parte do seu objetivo de vida ser Dentista, Luísa queria muito mais, tinha em mente ser dona do seu próprio negócio.

  1. Comentar as motivações de Luísa naquele momento?

Luísa tinha muita admiração por sua madrinha Fernanda, pelo seu temperamento criativo e independente, se inspirava nela em busca da realização do seu sonho comercializar a goiabada cascão.

  1. Comentar as preocupações de Luísa naquele momento?

Começou a pensar em si mesma, a considerar a carga familiar sobre seus ombros, ou seja, as expectativas nela depositadas pela família e pelas pessoas de suas relações. Como seu pai, ela também sentia orgulho em vir a ser dentista, mas isso não provocava emoções tão intensas como, por exemplo, aquelas causadas pelo sonho de ter sua própria empresa. Além disso, a ideia da goiabada evoluía em sua cabeça nos últimos dois anos. Conversava com muita gente, interessava-se em ler sobre o assunto, saber quem fabricava quem vendia. Alimentava o sonho, sem partilhá-lo com ninguém.

  1. Como o autor do livro conceitua o empreendedor?

Ele define o empreendedor como um agente de mudanças, ou seja, um ser que busca transformar sonho em realidade.

  1. O que revelam as pesquisas sobre o perfil do empreendedor?

O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar). Isso quer dizer que se uma pessoa vive em um ambiente propício ao empreendedorismo, existem grandes chances dessa pessoa tornar-se empreendedora. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro.

  1. Qual é o ponto de partida dos pesquisadores quando se tem em mente formar empreendedores?

Para que uma pessoa se torne empreendedora é necessário que ela possua aspectos e vocações semelhantes a quem sabe empreender.

  1. Que garantia de sucesso tem as pessoas empreendedoras?

Não é possível determinar com certeza se uma pessoa vai ou não vai ser bem-sucedida como empreendedora.  Isso vai depender da forma como ela se planejou, programou, pesquisou e do conhecimento acerca do negócio que ela deseja abrir.

  1. O que significa a afirmação: “O empreendedorismo é um fenômeno cultural.” Como essa afirmação é respaldada na história de Luísa?

Empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. Pesquisas mostram que os empreendedores têm sempre um modelo, alguém que os influencia. Apesar de a família não ter tradição em negócios, Luísa tem a madrinha Fernanda como modelo.

  1. Na formação do empreendedor três níveis se inter-relacionam. Quais são e em que consistem?

■ Primário: familiares e conhecidos; ligações em torno de mais de uma atividade.

■ Secundário: ligações em torno de determinada atividade; redes de ligações. ■ Terciário: cursos, livros, viagens, feiras, congressos etc.

Podemos dizer que o nível primário é a principal fonte de formação de empreendedores. Mas os níveis secundário e terciário também podem ser importantes na geração de empreendedores. Um dos pontos básicos do ensino de empreendedorismo é fazer com que o aluno busque estabelecer relações que deem suporte ao seu negócio.

  1. Hornaday e Fimmons resumem as principais características de um empreendedor. Indique-as.

■ Tem uma pessoa que o influencia.  ■ Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. ■ Trabalha sozinho. ■ Tem perseverança e tenacidade. ■ Considera o fracasso um resultado como outro qualquer; aprende com resultados negativos, com os próprios erros. ■ Tem grande energia. É um trabalhador incansável. Ele é capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e sabe concentrar seus esforços para alcançar resultados. ■ Sabe fixar metas e atingi-las. Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. ■ Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa no empreendedorismo não é o que se sabe, mas o que se faz. ■ Tem sempre alto comprometimento. Crê no que faz. ■ Cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e sabe utilizar tais informações para se aprimorar. ■ Sabe buscar, utilizar e controlar recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (382.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com