TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ODesafio Profissional

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Trabalho apresentada à Professora Tutora presencial:

CAMPO GRANDE/MS – 2015

INTRODUÇÃO

As empresas estão cada vez mais buscando atingir seus ideais e a realização de sua missão de forma perspicaz e eficiente, contando com inúmeras ferramentas na área administrativa.

A partir desse contexto, apresentaremos algumas sugestões de plano negocial para desenvolver o empreendedorismo empresarial, mostrando como é possível uma mudança de conduta através de valorização interpessoal de cada indivíduo de uma empresa, atividades interpessoais entre funcionários, capacitação e incentivo a produtividade, onde teremos um perfil de administração eficiente dentro e fora da organização.

A análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA – Força, Fraquezas, oportunidades e Ameaças, é usada como ferramenta de informação e geralmente incorporada em planos de negócios corporativos. Devem ser destacados na análise os pontos fortes (S - strong), fracos (W - weak), oportunidades (O - opportunities) e riscos (T - threats) do plano.

Ela está presente durante a utilização do planejamento estatístico para auxiliar o futuro das empresas, funciona como um guia para definir um plano de ações para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Diante do desafio proposto, teremos o Restaurante Smak como objeto de caso, sua proprietária e como seria possível uma orientação inovadora para que haja o crescimento de seu estabelecimento de acordo com o auxílio de análise da ferramenta SWOT.

Para uma empresa chegar ao sucesso, é necessário não apenas possuir uma boa organização necessita também ter seus objetivos definidos, ciência de recursos a sua disposição e uma visão geral do que deseja alcançar. 

1.  PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS.

Os principais motivos que levam as empresas a fecharem seu negócio no primeiro ano de operação é a falta de um plano de negócio, pois começam seu empreendimento sem antes fazerem uma análise do ambiente externo ao qual estão se propondo a prestar o serviço, quais serão seus fornecedores, seus concorrentes e a clientela que irá atingir.

Precisam de imediato saber em quais condições está o seu ambiente interno, qual será sua mão de obra, se as mesmas possuem qualificações adequadas para a prestação do serviço, sua competência e eficiência diante da demanda inicial e sua progressão, sem nunca deixar de lado a valorização e motivação dos funcionários.

Deve sempre haver um feedback entre empregadores e empregados, buscando conhecer os pontos fortes e fracos de cada um, para que haja um planejamento adequado em todos os departamentos da empresa.

Todo estabelecimento empresarial quando começa precisa buscar realizar uma divulgação eficiente de seus produtos e serviços, uma parte do capital inicial deve ser investido em formas de publicidade.

O montante que entra nos primeiros meses deve ser revertido totalmente dentro do empreendimento, não podendo se misturar com as finanças pessoais, pois o lucro trazido no começo é pequeno se comparado ao investido, e assim não compromete futuros investimentos na empresa.

Esses são alguns dos motivos que acabam levando as empresas ao fechamento de suas portas, por não instituírem um planejamento adequado, visto que existem inúmeras formas de busca por resultados rentáveis se todos estiverem comprometidos com o negócio recém-inaugurado.

Todas as partes envolvidas devem estar cientes de que o início será sempre delicado, contudo, possuindo dedicação, comprometimento e força de vontade, o negócio será prospero e vantajoso.

2.  FERRAMENTA DO PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócio deve destacar as competências pessoais de cada participante da empresa e se o produto ou serviço está sendo inovador e está atraindo o público alvo.

Precisa-se saber se o estabelecimento está obtendo resultados positivos de acordo com o que se propôs a oferecer e se esses resultados serão significados a médio e longo prazo.

Para que o plano de negócio seja implementado dentro da empresa, ela deve saber exatamente qual sua situação atual e ter em foco aonde quer chegar, de acordo com sua infraestrutura e gestão.

Esse plano deve conter a seguinte estrutura:

  •   Capa: A descrição da empresa (Dados da organização)
  •   Sumário
  •   Sumário executivo (Dados do plano de negócio, respondendo as questões do propósito do negócio, evidenciando o que a empresa irá oferecer ao seu público alvo)
  •  Descrição da empresa (Mostrar o porquê da sua criação, propósito, desenvolvimento e diferencial)
  •  Produtos e Serviços (Descrição do seu produto/serviço)
  •  Mercado e competidores (Análise do segmento de mercado, perfil)
  •  Marketing e vendas (Estratégias de marketing)
  •  Plano financeiro (Resultados financeiros)

Os principais benefícios de se montar um plano de negócios é que a partir dele é possível ter o conhecimento da organização, sendo possível verificar todas as oportunidades e ameaças, e se a mesma está no segmento correto.

Torna-se possível visualizar qual o alcance do público e se os produtos e serviços ofertados estão atingindo a sua finalidade com a satisfação do cliente, oferecendo serviços de qualidade com inovação no mercado.

Para auxiliar no desenvolvimento, a proprietária do restaurante do caso em tela e quaisquer todos os demais empresários devem responder as seguintes questões:

Qual o propósito do seu plano? O que é a sua empresa? Onde sua empresa está localizada? E o seu público? Qual é o seu produto/serviço? Como está a saúde financeira?

Respondendo essas questões será possível um montar plano de negócio e buscar um desenvolvimento empresarial bem sucedido, com a identificação dos pontos fortes e fracos e o que deve ser mantido ou melhorado.

3.  ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS

Análise da concorrência – Marketing e Vendas

Análise SWOT

FORÇAS

FRAQUEZAS

Excelente localização

Ambiente mal planejado

Tradição em comida típica Polonesas

Cardápios em polonês

Excelente cozinheiro

Restrição de variedades

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Oferecer promoções e atrativos aos turistas

Falta de variedades no cardápio escrito em polonês

Aproveitar a experiência do seu cozinheiro para novos pratos

Diversificação dos restaurantes concorrentes

Comida Típica cultural

Sem divulgação aos turistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com