TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Métodos e Processos

Por:   •  8/8/2021  •  Bibliografia  •  10.122 Palavras (41 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 41

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MATERIAL PARA ESTUDO – ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E PROCESSOS PROF. LUMA LOUISE

2

Introdução à Organização, Sistemas e Métodos (OSM)

A organização e o enfoque sistêmico

É sabido que a teoria tradicional, por seu enfoque mecânico, apresentou como pressuposto implícito o caráter fechado das estruturas sociais. Todavia, a partir de 1951, quando Parsons equacionou a abordagem dos sistemas abertos, na evolução dos estudos das estruturas sociais, as explicações dos sistemas sociais, que trilhavam o caminho dos sistemas fechados, ganharam nova dimensão, passando uma grande parte do pensamento sociológico a percorrer o caminho dos sistemas abertos. A teoria do sistema aberto, em tese, parece favorecer um tratamento mais amplo sem que o estudioso corra o risco muito comum da supersimplificação, motivo de críticas na análise de sistemas. A teoria do sistema aberto enfatiza, por meio da suposição básica de entropia – tendência à desorganização –, a necessária dependência de qualquer instituição social em relação ao sistema de valores de sua ambiência.

No entender de Katz e Kahn, a organização, como sistema, tem uma produção, um resultado ou um produto, mas este, no entanto, não é necessariamente idêntico às finalidades individuais dos membros dos grupos. Os conceitos teóricos de abordagem das organizações devem começar com o insumo, o produto e o funcionamento da organização, como sistema e não com os propósitos racionais de seus líderes. O modelo teórico para a compreensão da organização é de um sistema de energia insumo-produto, no qual o retorno da energia do produto reativa o sistema. As organizações sociais são flagrantemente sistemas abertos, porque o insumo de energias e a conversão do produto em novo insumo de energia consiste em transações entre a organização e seu meio ambiente.

Ainda na palavra dos autores citados, as organizações, como classes especiais de sistemas abertos, têm propriedades que lhes são peculiares, mas compartilham outras propriedades com todos os sistemas abertos. Estas propriedades incluem a importação de energia do ambiente, a transformação da energia importada em alguma forma de produto que é característica do sistema, a exportação desse produto para o ambiente e a renovação de energia para o sistema, de fontes que existem no ambiente. Por outro lado, os sistemas sobrevivem e mantêm suas características intrínsecas de ordem somente enquanto importam do ambiente mais energia do que expedem no processo de transformação e importação.

Além disso, as organizações criam e desenvolvem seu próprio caráter, sua própria cultura ou clima, com suas normas, seus tabus, costumes e crenças. O caráter do sistema organizacional, que distingue uma organização de outra, reflete tanto as normas e valores do sistema formal como sua reinterpretação no sistema informal. A cultura também reflete a história das lutas internas e externas, dos tipos de pessoas que a organização recruta, de seus métodos e processos de trabalho e layout físico, do sistema de comunicações, do exercício da autoridade dentro do sistema. Partilhando a organização do mesmo sistema de valores da sociedade em que se integra, e tendo, assim como essa sociedade, uma herança cultural, as organizações sociais – subsistemas dessas sociedades – possuem padrões distintos de sentimentos e crenças coletivos que são transmitidos aos novos membros do grupo.

Portanto, a interdependência da organização (microssistema) do meio social em que se integra (macrossistema) é o fundamento básico do moderno enfoque das organizações como sistemas abertos, máxime atualmente, quando cada vez mais as organizações precisam estar atentas para o cenário internacional e nacional, uma vez que as grandes decisões de política internacional ou as mudanças nas diretrizes governamentais são

3

fontes poderosas que indicam quase sempre a necessidade de mudanças e adaptações internas.

Finalmente, os mesmos autores citados por Chris Argyris asseveram, de maneira bem clara:

“Começamos por definir a organização como um sistema aberto e dinâmico; em outras palavras, trata-se de uma entidade caracterizada por um contínuo processo de insumo, transformação e produto. O insumo organizacional inclui indivíduos, matérias-primas e energia; o produto organizacional surge tipicamente na forma de mercadorias e serviços, embora possa consistir de recompensas psicológicas para os membros da instituição. A abertura da organização, como sistema, significa que ela está eternamente dependente de seu meio ambiente para a colocação de seus produtos e serviços e para a obtenção dos necessários insumos que ativam os processos organizacionais de transformação, mantendo em existência a entidade.’’

A Figura 1 ilustra o enfoque da organização como um sistema aberto, evidenciando a importação de insumos do ambiente, o processamento desses insumos, por meio dos sistemas internos (tecnológico, social e gerencial), gerando os produtos organizacionais, que são exportados para o ambiente.

Figura 1 A organização como um sistema aberto

Finalmente, o microssistema organizacional, por meio de feedback externo, permanentemente, deve avaliar sua efetividade, diagnosticando os impactos exógenos e seus reflexos nos sistemas internos, para poder internalizar, tempestivamente, as mudanças ditadas pelo macro sistema social – advindas do ambiente e/ou da tecnologia – , reativando, dessa forma, o ciclo vital da organização.

É oportuno ressaltar, a sociedade é o macro sistema. A organização, parte da sociedade, é o microssistema, estruturando-se nos sistemas tecnológico, social e

4

gerencial. Os insumos são os recursos importados do ambiente (recursos humanos, materiais, energéticos, financeiros, científicos, tecnológicos etc.). Finalmente, os produtos resultam do trabalho final da organização, como bens, serviços, delinquentes reabilitados, doentes curados, programa de treinamento aplicado, epidemia erradicada etc.

É significativo reforçar, os sistemas sobrevivem e mantêm suas características internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.5 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com