TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 6 Estilos de Liderança

Por:   •  3/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

6 estilos de liderança – qual é o seu?

Não existe o melhor estilo de liderança, mas sim o melhor momento para você usar determinados estilos.

O primeiro estilo de liderança é o pacesetting, que pode ser resumido como “a pessoa que dita o ritmo”. Ele funciona quando a equipe já está motivada e precisa de resultados rápidos; geralmente, nesse estilo o líder cobra muito: tanto a si mesmo quanto à sua equipe, pois espera excelência e está sempre exigindo o máximo de desempenho de todos. Essa forma de liderança costuma ser usada quando se precisa de resultados imediatos, portanto há cobrança e exigência. Uma frase que posso usar para exemplificar é: “faça o que eu faço agora”.

O segundo estilo é o autoritário, o “vem comigo”. Funciona melhor quando a equipe precisa de uma nova visão, pois as circunstâncias anteriores mudaram ou pela necessidade de orientação. Ele é a melhor opção quando você não tem tempo para mostrar para seu time tudo o que precisa ser feito; portanto, nesse momento, usa o “vem comigo”.

O terceiro estilo de liderança é o afiliado. A frase que o resume é a seguinte: “pessoas vêm primeiro”, e funciona melhor quando a equipe sofre um trauma ou um momento de estresse e precisa reconstruir sua confiança. Esse é o estilo de liderança que você deve focar para reconstruir a confiança de seus liderados: eles tinham uma meta e não conseguiram cumpri-la, sendo duramente criticados e sofrendo uma grande desmotivação.

O quarto estilo é o treinador, e a frase que o resume é: “experimente isso”. É a melhor opção para quando o líder quer desenvolver as forças individuais da equipe, almejando sucesso a longo prazo. Quando o objetivo é colocar o foco ou preparar o time para uma possível sucessão, ou se pensar em sustentabilidade, o estilo treinador é o ideal. Nele, você começa a investir mais tempo em treinamento, convidando sua equipe a experimentar novos meios; como consequência, pessoalmente todos vão se desenvolvendo.

O quinto estilo de liderança é o coercivo, e posso resumi-lo com a seguinte frase: “faça o que eu digo”. Quando há uma crise ou uma aquisição de uma determinada empresa, por exemplo, há um choque de informações muito grande e sua equipe se perde; são normas e cultura diferentes, portanto seus liderados não estão prontos para uma mudança dessa magnitude. Esse é o melhor momento para utilizar o estilo coercivo, o “faça o que estou te mandando fazer”.

O sexto e último estilo é o democrático, e é o ideal quando o líder precisa que sua equipe tome posse de decisões, ou quando os membros são tão qualificados quanto ele. A melhor frase para exemplificá-lo é, na verdade, uma pergunta: “o que você acha?”. Por exemplo, se você tem uma meta para apresentar à diretoria, mas sabe que, se chegar com ela “goela abaixo”, sua equipe não vai querer fazê-la ou vai sofrer muito para cumpri-la, a melhor opção é ser democrático. Sentar-se com seus liderados e, junto com eles, levantar e escolher uma meta desafiadora, ou seja, fazer com que eles se sintam parte daquilo. Quando sua equipe participa dessa forma, ela toma posse junto com você, o que pode tornar muito mais fácil todo o processo de entrar em ação e cumprir a meta em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com