TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos positivos e negativos da burocracia McDonald

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos positvos e negativos da burocracia McDonald’s

A Burocracia do McDonald´s

Franquia

O McDonald´s é uma franquia, e como franquia tem o dever de pagar 5% (cinco por cento) sobre o faturamento líquido a títulos de royalites. O aluguel é calculado em valor percentual sobre o faturamento líquido do restaurante. Este percentual varia de acordo com as características de cada restaurante, persistindo sempre um valor mínimo mensal.
Além disso, todos os restaurantes, franqueados ou operados pelo próprio McDonald´s contribuem mensalmente com 5% de seu faturamento líquido a um fundo de propaganda, que é gerido por uma comissão.
O McDonald´s tem uma série de documentação no restaurante, como um curso com duração de 6 meses dado pela própria empresa, feita pelo franqueado, e a documentação do curso fica no restaurante durante 6 meses, depois é encaminhada ao centro de processamento de dados, que se localiza na matriz em Chicago - Estados Unidos. No restaurante fica o CNPJ, Contrato Social, Inscrição Estadual, Licença da Prefeitura, Aval da secretaria de Higiene, documentação do Sindicato da categoria SINTHORES, Licença para emissão de nota fiscal e dossiê de contratos de trabalho de todos os funcionários da empresa.

Menor Aprendiz

Por lei o McDonald´s tem o dever de contratar Menor Aprendiz para trabalha no restaurante, onde o candidato à vaga deve ter no mínimo o ensino fundamental e ser menor de idade. O McDonald´s contrata e matricula o menor em um curso profissionalizante na instituição de ensino SENAC/SENAI e SESC, o menor faz revezamento de trabalho e estudo. O restaurante tem aproximadamente 15% das vagas para Menor Aprendiz.

Deficientes

O restaurante também reserva vagas para deficientes, o mesmo deve ter laudo médico alegando que o deficiente tem condições de trabalhar e desenvolver as tarefas. O restaurante tem no mínimo dois deficientes trabalhando em horário acessível.

Operacional

O restaurante deve ter todo o controle de compra, estoque, quantidade de produtos de venda anotado e arquivado no Inventário da empresa, todos tem projeção de vendas, objetivo de vendas, e tudo deve ser passado para toda equipe de funcionários, e todo o trabalho deve ser feito por metas e padrão que o restaurante estabelece.

Treinamento e Plano de Carreira

Todos os dias o restaurante tem treinamentos de funcionários, há vários instrutores para o treinamento dos funcionários, eles treinam e o gerente avalia o funcionário, há também um núcleo de formação profissional, no qual os funcionários participam de atividades educativas que visam desenvolver qualificação técnica, senso de comprometimento com o negócio e valores como espírito de equipe e responsabilidade social. No nível gerencial , quando o objetivo é atrair , formar e reter funcionários com talentos e potencial para gerir o restaurante e desenvolver uma futura carreira na empresa, entra em ação o programa de Trainees. O restaurante tem vários exemplos de ascensão profissional de jovens, sendo que cerca de 30% dos gerentes e supervisores iniciaram a carreira como atendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com