TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Gestão Do Desenvolvimento Local Sob Uma Perspectiva Interseccional

Por:   •  4/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 2

OS DESAFIOS DA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SOB UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento local vem ganhando destaque nas discussões sociais e econômicas com cada vez mais frequência. Segundo Silva (2010, p. 221), “As organizações vêm sendo apontadas como um fator fundamental para o desenvolvimento bem sucedido de territórios.”

O conceito de desenvolvimento local foi introduzido pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus. A ideia é que no desenvolvimento local os atores da região sejam protagonistas na formulação de estratégias, na tomada de decisões e na sua implementação. É possível citar parcerias, consórcios, sistemas produtivos locais, redes e outras relações organizacionais como ações em potencial para a promoção do desenvolvimento local.

De acordo com Conti (2005 apud SILVA 2010), “O desafio do desenvolvimento local é de natureza organizacional e envolve, portanto, a coordenação de atores sociais e não somente de agentes de mercado com seus princípios de ação e comunicação.”

Entende-se que determinado indivíduo é considerado  ator social se representa algo para a sociedade e personifica uma ideia, uma demanda, um projeto, uma promessa, uma mobilização social. A mobilização social é uma forma de concretizar o projeto ético proposto na Constituição brasileira: autodeterminação, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores do trabalho e da livre iniciativa, e pluralismo político.

Conforme Petitinga (2006, p.1) “Atualmente é quase unânime entender que o desenvolvimento local não está relacionado unicamente com crescimento econômico, mas também com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a conservação do meio ambiente.”

Neste Projeto Integrador foi elaborado uma pesquisa bibliográfica com consulta a artigos científicos no Google acadêmico, jornais em meio eletrônico e vídeos disponibilizados em plataformas online. Sua objetivação é motivada em perfazer, bem como, compreender os desafios da gestão no processo desenvolvimento local, o papel do tecnólogo em gestão empresarial no desenvolvimento local e a relação entre desenvolvimento local e os objetivos da Agenda 30 propostos pela ONU.

BIBLIOGRAFIA

CONTI, S. Espaço global versus espaço local: perspectiva sistêmica do desenvolvimento local. In: DINIZ, C.C.; LEMOS, M.B. (Org.). Economia e território. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 209-252.

PETITINGA, C. S. Desenvolvimento Local. In: ALMEIDA, M. C. F. Mais definições em trânsito Salvador: Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.

SILVA, G. M. Desafios organizacionais do desenvolvimento local: contribuições e limites da perspectiva schumpeteriana e da nova sociologia econômica. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p.189-224, abr. 2015.

BARBOSA, Tayla Nayara. Desenvolvimento local: uma análise crítica dos paradigmas e dos impasses. Universidade

Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.

Disponível m:https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9676/BARBOSA_Tayla_2018.pdf?sequence=4. Acesso em: 29 dez. 2022.


OLIVEIRA, Nilton Marques de. Desenvolvimento Local: Quo Vadis? In: Revista do Desenvolvimento Regional. V. 25, pp.

1698-1714, 2020. 

Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5520/552068329011/html/. Acesso em: 30 dez.2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com