TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de comportamento organizacional

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.562 Palavras (23 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

Erica Marques Coelho

Frederico Johanes Valgas Lima

Julio Cesar Costa Silva

Paulo Sérgio Batista

Valéria Amorim Santos

[pic 12]

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias.

Sete Lagoas

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................21

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24


1 INTRODUÇÃO

   As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutante. Isso exige que elas se adaptem às novas condições. Quase todas as organizações estão tendo que se ajustar a um ambiente multicultural. As políticas e as práticas de recursos humanos tiveram que mudar para conseguir atrair e reter essa força de trabalho mais diversa. Várias empresas estão tendo de gastar muito dinheiro em treinamento para melhorar leitura, cálculo, computação e outras habilidades de seus funcionários.

   A tecnologia está mudando o trabalho e as organizações. A substituição da supervisão direta por sistemas informatizados, por exemplo, tem aumentado a amplitude de controle e dos administradores e “achatado” as organizações. As organizações tiveram de se tornar mais maleáveis, e por isso o mesmo aconteceu com seus funcionários. Indivíduos que executam tarefas especializadas, limitadas e rotineiras vêm sendo substituídas por equipes de trabalho, cujos membros são capazes de desempenhar múltiplas funções e participar ativamente das decisões em grupo. Vivemos em uma “era de descontinuidade”.

   A competição está mudando. O aumento da competitividade também significa que as organizações já estabelecidas precisam se defender. Tanto dos concorrentes tradicionais, que desenvolvem novos produtos e serviços, como das pequenas e empreendedoras empresas, que surgem com ofertas inovadoras. As organizações bem sucedidas serão aquelas capazes de mudar para responder à concorrência. Elas terão de ser ágeis, desenvolver novos produtos rapidamente e colocá-los prontamente no mercado. Terão de contar com processos de produção mais certos, ciclos menores nos produtos e uma linha continua de novidades. Em outras palavras, terão de ser flexíveis. Terão de contar também com uma força de trabalho igualmente flexível, que consiga se adaptar às condições em rápida mudança, às vezes radicalmente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Dados das Empresas

Caracterização das Empresas pesquisadas

EMPRESA 1

Razão social: Multitécnica Industrial Ltda.

Município de Sete Lagoas

Ramo de atividade: Fabricação de Intermediários para Fertilizantes.

Número de Funcionários: 311

EMPRESA 2

Razão social: Pepsico do Brasil Ltda. Sete Lagoas

Município de Sete Lagoas

Ramo de atividade: Fabricação de alimentos.

Número de Funcionários: Para produzir e distribuir os salgadinhos, a Elma Chips conta com uma equipe de mais de 5000 mil funcionários trabalhando em várias regiões do Brasil como Itu/SP, Curitiba/PR e Sete Lagoas/MG.

2.2 Ética, Política e Sociedade

EMPRESA 1

A empresa atua em atividades de integração com a sociedade, mantendo a participação junto à comunidade rural circunvizinha à sua unidade industrial, apoiando projetos educacionais, gerando empregos, buscando melhorias e unindo forças para reivindicações junto à administração municipal. Mais recentemente, através do programa do “Fórum de Líderes”, inscreveu a escola municipal do ensino fundamental mais próxima da sua sede para receber sistema informatizados de gestão escolar completo, equipamentos, treinamento e manutenção por seis anos.

A Multitécnica atua também junto à comunidade acadêmica, através de programas de estágios, participações em eventos e, principalmente, no desenvolvimento de novas tecnologias, projetos e intercâmbios.

Junto à comunidade setelagoana, atua através da participação no programa de menores aprendizes da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que busca formação de mão-de-obra técnica qualificada para o mercado.

Em relação aos funcionários, a Mutitécnica busca sempre a melhoria da qualidade de vida no trabalho. As ações motivacionais voltadas para esse fim serão demonstradas no Desenvolvimento deste estudo.

EMPRESA 2

Na PepsiCo, acreditamos que agir de forma ética e responsável não é apenas a coisa correta a se fazer, mas também a coisa correta a se fazer para o nosso negócio.  O nosso Código de Conduta Global (nosso "Código") foi revisto em 1 de outubro de 2012 com o intuito de abordar leis em mudança que causam impacto no nosso negócio. Foi desenvolvido para fornecer aos funcionários informações específicas de como agir de forma ética ao realizar seu trabalho na PepsiCo.  Todos os funcionários da PepsiCo devem adotar os princípios do nosso código e:    Mostrar respeito no ambiente de trabalho Agir com integridade no mercado de trabalho Demonstrar ética em nossas atividades comerciais Realizar o trabalho com responsabilidade para os nossos acionistas   O nosso Código permanece sendo nosso guia para fazermos negócio da maneira certa. Ele reforça nossos Valores principais e é a base de nossa missão estratégica de Performance com Propósito - de fato, o nosso Código é o propósito que está por trás de nossa performance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com