TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de Gestão

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 3

2.1 EMPRESA FAMILIAR .......................................................................................... 3

2.2 CONFLITO DE INTERESSE ................................................................................ 3

2.3 PLANOS E PROJETOS ....................................................................................... 4

2.4 ANÁLISE ASSERTVA .......................................................................................... 4

2.5 POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS ..................................................................... 5

2.6 FATORES DE AGREGADO ................................................................................ 6

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 7

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 7

1 INTRODUÇÃO

Na fazenda São Pedro encontramos a seguinte situação de crescer ou não crescer. Sr. Oswaldo tem uma difícil decisão, na qual tem pontos divergentes nas opiniões de seus 2 filhos. Os dois são profissionais formados e qualificados, que tem pensamentos diferentes no crescimento da fazenda. João quer expandir os negócios, mas José está um pouco retraído dessa ideia de investimento em crescer será a melhor saída para a empresa.

Apresenta- se uma análise dos aspectos negativos e positivos sobre as propostas dos filhos do Sr. Oswaldo e os comentários a fim de influenciar nas decisões que serão tomadas.

Por envolver uma empresa familiar, o caso analisado ainda sugere um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 EMPRESA FAMILIAR

A empresa se caracteriza por uma família e por ser constituída há mais de duas gerações e apresentar pontos positivos e negativos. Podemos citar, dentre os pontos positivos funcionários competentes, interessados, comprometidos com o crescimento da empresa e já os pontos negativos pode destacar a falta de planejamento ao longo do prazo e a falta de preparação profissional.

2.2 CONFLITOS DE INTERESSES

Dos pontos negativos apontados pela qual a empresa tenta resolver, os filhos do Sr. Oswaldo tiveram ótima formação profissional em Administração de Empresas e ocupam cargos na área financeira e comercial. A falta de planejamento que vem acontecendo a médio e longo prazo, não faltam intenções de mudanças.

Os filhos do Sr. Oswaldo apresentam características diferentes, José prefere manter-se longe das mudanças significativas e João bastante aventureiro, gosta de arriscar em novos mercados, visando a melhoria e expansão da empresa.

2.3 PLANOS E PROJETOS

João tem a melhor visão estratégica, audacioso e corajoso, ele deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para atender nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudança na embalagem e na composição do suco. A aventura já corre nas veias do empreendedor e, como se não bastasse a visão e querer abrir os olhos para o mercado com um modo inovador, busca uma nova alternativa lucrativa de novo conceito que é uma solução de aumentar o consumo de sucos para beber. Verificamos também o preparo de João para motivar a ampliação do negócio para além do berço materno, com uma estratégia de marketing mais apurada e elaborada com princípios lógicos.

A ideia de José, é que não haja mudanças tão bruscas, e sim que sejam compradas novas máquinas para que possam substituir as antigas, atraindo matéria-prima, menos desperdício e a necessidade de menos funcionários. O plano ainda é que seja demitidos os gerentes de vendas com autos salários e contrate novos com salários inferiores. Propõe ainda que se permaneça onde a fazenda começou seu sucesso com a era Getúlio, mesmo sem mencionar o fato. Querer que a empresa cresça com um investimento em maquinas e tecnologia é uma ótima pedida percebendo os tempos atuais onde vemos a economia a espera por uma reação global. Pensando assim, Jose visa não só a sustentabilidade, mas principalmente a manutenção em longo prazo da marca no mercado onde ela encontra seus principais consumidores e investidores.

2.4 ANÁLISE ASSERTIVA

Sr. Oswaldo, agora precisa verificar os pontos negativos e positivos das pospostas de seus filhos e intermediar na relação dos dois, já que a empresa está relacionada a sucedida venda de sucos da Fazenda São Pedro, e tem se destacado na região de Ribeirão Preto. Mas é preciso expandir o produto em outras áreas aumentando seus mercados. Convém ainda ressaltar, que antes de tomar alguma decisão precisa, Sr. Oswaldo deverá planejar um diagnóstico organizacional, assim poderá ter as condições financeiras, a estratégia empresarial, estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados que esse planejamento acarretará. A empresa já possui recursos financeiros para tais expansão, mas deverá ser estudado com maior cautela possível.

2.5 POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS

Não há como concordar com nenhuma das propostas, pois há necessidade de unir as duas para que haja uma integração de ideias e possa haver melhor realização de melhoria na empresa.

João apresenta como positivos para o crescimento da empresa:

- Aumento da capacidade de produção;

- Aumento do número de máquinas;

- Aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com