TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - Planejamento e Controle de Produção

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

PCP - Planejamento e Controle de Produção

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O planejamento da às bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.

Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores. 
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. 
Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. O Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. 

Parte individual

Produção é a fabricação de novos produtos físico ou tangível, para que essa produção seja eficaz é necessário usar duas ferramentas indispensáveis que são o planejamento e o controle da produção.
Algumas vezes o plano não sai como esperamos, aí entra a importância de controlar, quando controlamos a produção e identificamos o que não saiu como foi planejado e assim podemos entrar com alguns ajustes de correção ou até mesmo entrar com uma intervenção, diminuindo os gastos, custos e perdas, que teríamos para refazer todo o trabalho daquele serviço ou produto.

O importante em um controle é saber que podem ocorrer situações inesperadas ou atrasos indesejáveis, mas temos que ressaltar que todo planejamento e controle ou serviços sejam conforme o desejado sem perder a qualidade, mantendo a eficácia. Dentre esses objetivos destaco também o alto índice de eficácia e produtividade, diminuição de erros, de falhas, de gastos, de custos e facilidade em atingir metas entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com