TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE CIARÇÃO DE UMA ÁREA DE INTELIGENCIA DE MERCADO

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RAFAEL GUERRA SABALLA

PLANEJAMENTO DE CIARÇÃO DE UMA ÁREA DE INTELIGENCIA DE MERCADO  

CURITIBA

2017

RAFAEL GUERRA SABALLA

PLANEJAMENTO DE CIARÇÃO DE UMA ÁREA DE INTELIGENCIA DE MERCADO  

Trabalho de curso de pós-graduação apresentado à disciplina de sistema de informações em Marketing.

                                                               

CURITIBA

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        4

CENÁRIO        5

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que o BI é um método que controla ações ocorridas em uma organização ou em um mercado, visando identificar tendências, moda e ajudando a calcular metas. Ter controle sobre as informações e indicadores da sua empresa é essencial para o crescimento, então, este artigo vem a mostrar os meios para implementação de BI na empresa IB Prospecta. A IB prospecta é uma start-up com foco em prospecção telefônica, aonde fazemos ligações pontuais para possíveis clientes.

        Para a empresa conseguir competir no mercado atual, precisamos ter o máximo conhecimento possível, com isso, precisamos saber muito sobre nossos clientes, nosso mercado e como o processo de operação está sendo executado, principalmente andamento dos processos.

CENÁRIO

A IB Prospecta é uma empresa nascida no começo de 2017, atua no mercado de exclusivamente de prospecção e captação de clientes B2B (Business to business). Hoje não temos um processo oficial de B.I implementado na empresa, a qual temos algumas informações que seria de grande importância para nosso desenvolvimento como:

        Para operação:

  • Dados em tempo real de progresso dos projetos
  • Dados de entrega de objetivos
  • Dados de satisfação de clientes

Para vendas:

  • Quantidade de empresas B2B em Curitiba

Como minha empresa é uma start-up o principal tomador de decisão hoje sou eu, neste caso as informações relatadas acima é alguns dos dados que hoje eu tenho acesso muito precariamente, pouco aprofundada.

É um grande problema para nossa empresa como transformar o trabalho da inteligência de mercado em algo tangível, ou seja, acessível para uma empresa que está começando a dar seus primeiros passos. Bom vamos lá, para estruturar nosso BI precisamos das seguintes analises.

  • Concorrentes diretos
  • Modelo comercial
  • Mercado de Curitiba e região

Com um breve estudo do segmento de mercado a qual minha empresa opera, foi visto que não existe muitas concorrentes direitas, havendo somente uma em Curitiba, desta forma temos que analisar os indiretos, ou seja, outras empresas que tem foco em aumentar as vendas, como empresas de publicidade.

        A seguir vou mostrar alguns dados coletados do site empresometro.cnc.org.br

[pic 2]

A informação de quantas empresas ativas no estado do Paraná para minha empresa é muito importante durante a venda de nosso produto, para buscar quantos possíveis clientes podemos atingir para nosso cliente assim como quem são eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com