TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.222 Palavras (21 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 I - DESAFIO - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 4

2.2 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS 5

2.3 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO 6

2.4 CAPACIDADE DE MÉDIO E CURTO PRAZO 7

2.5 DEMANDA E CAPACIDADE AGREGADAS 8

2.6 ETAPAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE 9

2.7 -APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS MODERNAS,FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA UMA GESTÃO COERENTE 10

3 II-DESAFIO – EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIO 11

3.1 DADOS ATUAIS DO MERCADO DE FRANQUIAS NO BRASIL E NO MUNDO 14

4 III-DESAFIO - GESTÃO DE PROJETOS 16

5 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é baseado em pesquisas bibliográficas dos assuntos abordados nas disciplinas trabalhadas nesse semestre, onde cada professor apresentará a proposta de sua área temática, tendo como base o texto,“Escola de rock vira franquia com investimento a partir de R$ 211 mil”,para nortear os desafios apresentados, buscando aprofundar os conhecimentos em Administração de produção e Logística, Empreendedorismo e plano de negócios e Gestão de projeto.Sendo base para o trabalho a ser desenvolvido em grupo. Essa pesquisa bibliográfica está relacionada á estratégia empresarial, tomada de decisões, e intervenção em negócios.Serão abordados assuntos como: planejamento e controle de qualidade, análise de mercado e plano de negócios, como o empreendedor deve tomar decisões ,ações para operacionalizar uma oportunidade de negócio, como analisar o mercado e o plano de negócio para uma possível expansão da empresa e a importância do projeto para uma empresa, ao gestor ,suas competências e o conhecimento das áreas de gestão.

Relatando os principais aspetos que formam as operações produtivas como também, técnicas para administra-los.

Apresentando uma visão resumida do que é um projeto e suas interfaces abordando a necessidade da gestão de projeto,em que priorizada a aplicação dos recursos internos das organizações em prol de maior rentabilidade e redução de custos.Trazendo conceitos dos processos de gerenciamento de um projeto, de acordo com a definição do Project Management Institute. Desta forma objetivando uma visão completa do gerenciamento de projetos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 I - DESAFIO - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

1-Administração da produção: projeto de rede de operações produtivas,planejamento e controle da capacidade de produção.

A administração da produção pode ser conceituada como o conjunto ordenado das atividades ,decisões e responsabilidades das pessoas que administram a transformação e entrega dos produtos e serviços resultantes das operações produtivas. Administrar a produção significa a forma como as organizações produzem bens ou prestam serviços. Da comida às roupas, dos livros a aviões, da televisão aos celulares, dos hotéis aos hospitais, tudo foi produzido por alguma organização, e seguindo algum método.

A função produção representa na organização a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços .Ela é considerada uma das funções centrais de qualquer negocio,variando sua gama de responsabilidades dentro das organizações,mas geralmente justapondo-se ,ate certo ponto,a outras funções.Este posicionamento varia de acordo com o tamanho da empresa e,tambem ,conforme o segmento .

Fig. 1 – Modelo geral da administração da produção

Chamamos genericamente Sistemas de Administração de Produção os sistemas de informação para apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, referentes às seguintes questões logísticas básicas:

• Que produzir e comprar

• Quanto produzir e comprar

• Quando produzir e comprar

• Com que recursos produzir

Para que sejam atingidos os objetivos estratégicos da organização,devemos observar que existem diversas alternativas de técnicas e lógicas que podem ser utilizadas, com este objetivo. A principal tem sido mais extensivamente usada ao longo dos últimos 15 anos, estamos falando dos Sistemas MRP II, que se baseiam fundamentalmente na lógica do calculo de necessidades de recursos a partir das necessidades futuras de produtos, que são agregados juntos nos sistemas de programação da produção, que utilizam fundamentalmente das técnicas de simulação em computador. Independente da lógica que utilizem, os sistemas de administração da produção, para atingirem seus objetivos e cumprirem seu papel de suporte, dos objetivos estratégicos da organização, devem ser capazes de apoiar e dar ferramentas aos tomadores de decisões a: (CORRÊA; GIANESI; CAON, 1997, p. 17).

O tema administração da produção compreende uma vasta gama de assuntos, que não devem ser vistos de forma isolada sob pena de perderem seu significa do conjunto. As atividades de administração da produção acontecem a todo o instante, em número e freqüência muito maiores do que possam parecer. O cotidiano atual nos mantém imersos, de tal forma, nas atividades de produção que julgamos ser necessário emergir deste contexto para visualizar e compreender o funcionamento destas atividades, a fim de poder administrá-las

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com