TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Por:   •  19/4/2016  •  Monografia  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

André Pacheco, Alex Prestes, Fabio Sechi, Rodrigo Campos

Professor Silvio

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Tecnólogo Gestão Comercial – Prática do Módulo II

06/10/2015

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a importância do planejamento estratégico que consiste em um processo que proporciona o suporte á tomada de decisões, sobre os objetivos e ações a serem realizadas, tem como função determinar a direção a ser seguida para alcançar os resultados desejados. O diagnóstico estratégico é a primeira parte do planejamento estratégico, tendo como objetivo apontar os aspectos bons e ruins do processo administrativo de uma empresa.  

Palavras-chave: Planejamento estratégico; diagnóstico; estratégia; analise; organização.

1 INTRODUÇÃO

        Ao perceber o mercado em que se está inserindo como um ambiente competitivo, no qual se deve buscar meios que proporcionem a consecução assertiva dos objetivos e que facilitem a visualização da realidade atual e a consequência futura de ações presentes, vê-se a necessidade de planejar, processo este que unido a uma estratégica competitiva, torna-se o meio adequado para empresa atingir seu objetivo final e manter-se num ambiente de competição estratégica.

        Para que um planejamento estratégico seja efetuado, adequado e assertivo deve-se proceder a execução de suas fazes. Oliveira (2004) define diagnostico estratégico como a primeira faze de um processo de planejamento estratégico. Diagnostico estratégico consiste no levantamento, auditoria, analise e a verificação das realidades internas e externas da organização, com base na identificação da visão, que consiste em discutir o rumo da organização e, ao mesmo tempo, difundir claramente sua essência em toda organização, e da missão que deve provocar a imaginação, inspiração e emoção, ou seja, deve-se utilizar de metáforas buscando construir algo grade, que falha a pena empenhar esforços.

2 Planejamento estratégico  

         

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações, pois ele constitui uma das mais importantes funções administrativas, que segundo Fayol (apud CHIAVENATO, 2003) envolve prever, ou planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró- ativa, antecipando-se as mudanças no mercado que atuam.

        Em Poter (2004) esclarece que o planejamento estratégico visa proporcionar benefícios significativos ao tornar explicito o processo de estratégia, de forma a analisar, coordenar e dirigir o conjunto de metas. Ao formular o planejamento deve-se considerar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, os valores pessoais e as expectativas da sociedade.

2.1 Diagnóstico estratégico 

        Segundo Cobra (1992), “[...] tudo começa como uma auto avaliação acerca do negócio da organização em que o negócio está e em qual deveria estar. É nesse ponto, portanto que tem inicio a primeira fase do planejamento estratégico, que ter enfoque no momento atual, bem como no próximo desafio, a fim de construir na dimensão critica para o sucesso permanente”.

        O diagnóstico estratégico consiste na primeira fase de um planejamento estratégico, e através dele a organização irá obter informações que lhe dará o direcionamento estratégico. O diagnostico capta e mantem atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, visando identificar e monitorar as variáveis competitivas que lhes afetam. É baseado no diagnóstico estratégico que a empresa irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

2.1.1 Análise do ambiente interno

        Segundo Chiavenato (1993) a análise interna consiste em uma análise organizacional, ou seja, uma análise das condições internas para que assim permita uma avaliação dos principais pontos fracos e fortes que apresentam a empresa. Para atingir o sucesso considera-se de suma importância que as empresas busquem a participação de todos, para melhor implantação dos objetivos almejados e um comprometimento maior. Também se verifica sob uma analise interna onde o gestor irá avaliar as competências e as falhas da empresa, o que servirá como referência e complemento na realização do diagnóstico. Esta análise visa identificar os principais pontos fortes e fracos da empresa para nortear o processo de planejamento, pois é partindo desta análise que se saberá quais os recursos com que pode contar e também quais são os pontos vulneráveis.

        A estratégia, como mostra estas definições, pode ser fruto de um processo conduzido por todos dentro de uma empresa, de forma sistemática, como também pode surgir de um processo emergente, sendo formulado a partir da prática, através de um processo continuo de aprendizado.

2.1.2 Análise do ambiente externo

        Trata-se de uma analise das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades, como mostra Chiavenato (1993). Mas o que pode determinar grande parte do sucesso de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. O gestor que sabe utilizar esses instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a esta realidade e às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva.

        Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores conheçam bem cada um dos elementos do planejamento e suas funções, bem como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para sua gestão nas empresas. Assim considera, entre os quais: o mercado nacional, regional e internacional, economia, tecnologia, consumidores, fornecedores, cultura, aspectos políticos e concorrência.

        Oportunidades e ameaças, uma das praticas importantes de um bom planejamento dentro da análise externa, é a verificação dos aspectos do macro e do micro ambiente, deve-se partir para uma síntese, visando identificar as principais oportunidades e ameaças encontradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com