TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico e Recrutamento de Pessoas

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Formal:

É escrito e obedece a alguma metodologia.  As  vantagens de um planejamento formal, são principalmente seis, são elas;

Racionalização de recursos – é uma forma de mensurar os gastos que se pretende ter para aquele determinado planejamento. Desta forma evita-se desperdício na execução, tempo e mão de obra.

Forma de Comparação – é uma forma de realizar vários orçamentos para a execução de um determinado serviço, para poder comprá-los depois de optar pelo serviço mais vantajoso.

Preocupação e atenção – neste momento é importante ter atenção em todas as clausulas de um contrato analisando minuciosamente para saber exatamente por qual serviço está contratando ou irá prestar.

Maior participação – o prestador ou o cliente neste caso é capaz de participar direta ou indiretamente do projeto no qual irá oferecer ou consumir.

Justificativa – através do planejamento formal existe o detalhamento exato dos motivos pelos quais determinados serviços deve ser prestado ou consumido.

Antecipação de problema e oportunidades de direcionamento das empresas – antecipar na resolução de pretenso problema antes mesmo que ocorra, criando assim a capacidade para solucionar e otimizando as oportunidades para o melhor aproveitamento do projeto.

Gráfico da demanda (oferta)

Tipos de planejamentos

1. Planejamento Estratégico – é representado pela alta cúpula e toda a diretoria da empresa, possui a característica de longo prazo e ocorre no nível empresarial com o objetivo de obter um direcionamento da empresa em relação ao seu ambiente de atuação.

2. Planejamento Tático – é representado no nível gerencial ou departamental, possui a característica de ter médio prazo e tem por objetivo melhorar os resultados de determinada área, ocorrendo em vários níveis organizacionais.

3. Planejamento Operacional ou técnico – neste estão incluídos os executores de tarefas da organização, possui a característica de curto prazo e constitui-se dos planos operacionais ou de execução nas ações das empresas.

Processo de Planejamento

Para qualquer dos três níveis de planejamento deve-se cumprir as faces do processo, são eles;

Levantamento de Informação – significa a checagem e verificação da viabilidade dos projetos

Determinação dos objetivos – preocupação em manter-se focado aos objetivos do projeto

Desenvolvimento de estratégia – através do plano global da empresa isto representa uma conseqüência natural da determinação dos objetivos

Determinação do orçamento – verifica-se a real condição da empresa e o poder aquisitivo do cliente

Projeção de vendas e lucros – com base no projeto em que se está trabalhando, deve-se realizar a projeção do que se busca alcançar em projeção de valores (curva da demanda e oferta).

Observações: para se aumentar a vida útil de um determinado produto ou serviço, deve-se:

- agregar valor ao produto ou serviço atualmente trabalhado;

- aumentar (esticar) o seu prazo de maturidade

- criar um produto ou serviço substituto, para ser lançado na fase de declínio do produto ou serviço antigo.

Os 4 P´s dos serviços:

O marketing de serviço necessita de considerações especiais para a sua comercialização. Não basta que um prestador de serviço tenha que decidir a respeito das características dos serviços que irá comercializar, com qualidade, marca etc... Um administrador do setor deverá também considerar e decidir como essa atividade deverá ser desempenhado, onde e por quem será oferecida  ao mercado e para isso, deverá decidir também sobre os 4P´s dos serviços, que são:

PERFIL, PROCESSO, PROCEDIMENTO e PESSOAS.

Perfil – refere-se ao estabelecimento em que acontecerá a prestação de serviço. Inclui toda a comunicação visual de outra loja ou escritório, como também a limpeza, a disposição dos móveis (todo layout) e tudo isto deve estar adequado ao valor que o cliente possa pagar.

 Processo – uma empresa de serviço deve pensar como os administradores ?O processo de prestação de serviço. Quando alguém entra em uma empresa vai interagir com vários aspectos da organização, e por tanto esse processo deverá permitir que os serviços sejam desempenhados de forma organizadas, com qualidade e favorecendo a satisfação da clientela.

Procedimento – a qualidade do contato dos funcionários com os clientes é fundamental. Um bom processo só é completo se o nível de contato com os clientes for satisfatório. Os procedimentos ou de acordo, como marketing, o que é chamado momento da verdade.

Pessoas – a maior parte dos investimentos na área de serviço é na qualidade dos profissionais. As empresas que prestam serviços necessitam comercializar atos, ações, desempenho e imagem. Desta forma o pessoal da organização vai representar a qualidade da prestação de serviço.

Fatores que o cliente analisa para constatar um serviço:

Quando avaliam uma prestação de serviço, os clientes consideram principalmente os seguintes fatores:

TANGIBILIDADE – os clientes tentem a avaliar toda a evidencia possível nos prestadores de serviços. Desta forma verificam o layout o escritório ou loja, os equipamentos, aspectos de higiene e até mesmo a aparência dos funcionários  para formar uma impressão.

CONFIANÇA – refere-se a capacidade do prestador de serviço, realizar o serviço de forma segura, como por exemplo o fiel cumprimento dos prazos apresentados no cronograma entregue ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com