TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SELEÇÃO MICROPRO

Por:   •  8/10/2018  •  Resenha  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]                     UNIP [pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

 

EDINUSIA DOS SANTOS MENDES

FERNANDA SILVA COUTINHO

MARCELA FERREIRA DA SILVA PINTO

MARIANA VITORIA TORRES VALIETE

 

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

MICROPRO

 

 

RIBEIRÃO PRETO - SP

2017

 

 

 

EDINUSIA DOS SANTOS MENDES

FERNANDA SILVA COUTINHO

MARCELA FERREIRA DA SILVA PINTO

MARIANA VITORIA TORRES VALIETE

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

MICROPRO

 

 

Matéria: Suprimento de mão de obra, trabalho Processo de Seleção, relacionado ao curso de Gestão de Recursos Humanos, e as disciplinas do semestre, como requisito parcial para a conclusão deste.  

Área de concentração: UNIP – Universidade

Paulista 

Orientador (a): João Carlos Briquezi

 

 

 

RIBEIRÃO PRETO - SP

2017

 

INTRODUÇÃO

  Neste trabalho abordaremos como a empresa MICROPRO realiza o processo de seleção. Cada etapa representa um momento de decisão, sempre almejando aumentar o conhecimento da empresa sobre as experiências, habilidades e motivações do empregado, com isso aumentamos as informações para que seja feita a seleção final.

Todos os métodos utilizados para a seleção são validos desde que utilizados por profissionais capacitados e responsáveis.

A seguir mostraremos como nossa empresa realiza as seleções e as técnicas utilizadas, visando sempre a avaliação dos candidatos, desempenho e ambientação no local de trabalho.

Pode-se observar que para os dois tipos de recrutamento há vantagens e desvantagens e é a empresa que decide qual é mais viável.

“A seleção consiste em primeiro lugar, na comparação entre perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função, o ideal é que o perfil e a função se ajustem. Assim, é necessária uma escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, entre candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal.” Jaime Martins (2007).


  1. TÉCNICAS DE SELEÇÃO APLICADAS NA EMPRESA

Após selecionarmos os currículos os candidatos são chamados para participar do processo de seleção, onde, dependendo do cargo nós fazemos o processo em grupo ou individual.

A parte do processo seletivo é feita de acordo com a necessidade de cada vaga em aberto, para as vagas de vendedor nós introduzimos dinâmicas em grupo para testar o seu desenvolvimento e habilidade na área de vendas.

“As dinâmicas de grupo são técnicas vivenciais realizadas com um grupo de candidatos e por intermédio de exercícios específicos, ocasião em que são observados determinados comportamentos dos participantes” (KNAPIK, 2008, p. 153).

[pic 3] [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

“Existem provavelmente uma variedade infinita de formas de medir as informações dos candidatos e outras tantas continuam sendo criadas a cada dia. Os testes informatizados e a triagem genética eram absolutamente desconhecidos há alguns anos; hoje, muitas empresas lançam mão dessas técnicas. No entanto, as técnicas tradicionais de coleta de informações, como o uso de formulários e entrevistas, ainda são as mais amplamente utilizadas.” Milkovich e Boudreau (2000).

  Para os demais cargos, como recepcionista nós, fazemos apenas uma entrevista fechada com perguntas, onde buscamos todas as informações possíveis de um candidato. Como por exemplo:

[pic 9][pic 10][pic 11]

  1. Você tem filhos?
  2. Caso tenha, com quem eles ficam quando você trabalha?
  3. Qual sua reação em um momento de tensão?
  4. Você sabe lidar com conflitos? Cite exemplo.
  5. Você tem problemas em fazer hora extra?

[pic 12]

A entrevista individual é a parte mais importante para nós, pois a conversa com o requisitante da vaga vai dar o resultado se o candidato está aprovado ou não para a próxima etapa.

O objetivo da entrevista individual é obter dos candidatos informações complementares que não foram reveladas por ele nos momentos anteriores. O entrevistador visa obter fatos, relacionados com o histórico profissional, educacional, e socioeconômico do candidato.

Após essa parte os candidatos são chamados para participar de um teste que pode ser de um a três dias, dependendo da vaga. Nesse teste o candidato vai atuar na prática para sabermos se trabalha de acordo com o que a empresa pede e se ele realmente faz aquilo que havia dito nas entrevistas. Feito isso, esse candidato é avaliado pelo chefe do setor, se aprovado nós o contratamos.

A Micropro entende que o processo seletivo é uma via de mão dupla, tanto a empresa quanto o candidato fazem a escolha. Claro que falhamos muitas vezes os candidatos não volta para a segunda etapa, pois os custos com transporte acabam sendo de mais e isso impossibilita muitas vezes a empresa de ter bons candidatos no momento de seleção. Nós somos acostumados a agendar entrevistas e atender com vinte minutos depois, esse é um habito da empresa para poder avaliar se o candidato tem paciência.

Quando o processo de seleção é encerrado todos os candidatos recebem um retorno referente à sua participação no processo seletivo, seja ela positiva ou negativa. Aquele que tem o retorno negativo tem seu currículo salvo em nosso banco de dados para caso houver outra vaga disponível que se encaixe em seu perfil, mas como recebemos muitos currículos preferimos colocar anuncio a utilizar aqueles currículos que estão ali e podem não estar atualizados.

[pic 13]

Premiação para nosso time de seleção MICROPRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (382.2 Kb)   docx (256.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com