TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER 3

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 6

                         [pic 1]        

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Logística III

(PROINTER III)

Disciplinas Norteadoras

  • Gestão de Custos Logísticos
  • Intermodais
  • Gestão em Marketing        

                                               RA                      Acadêmicos(a)        

                                 

Polo de Apoio Presencial: FAC 3 Campinas

[pic 2]

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Logística III

(PROINTER III)

Relatório Parcial

Disciplinas Norteadoras

  • Gestão de Custos Logísticos
  • Intermodais
  • Gestão em Marketing        

Tutor presencial: Alan Galusni

Prof. TTD: José Vieira Carvalho

Prof. TTD: Ademir Carvalho Leite

Sumario

Introdução.........................................................................................4

Relatório parcial.............................................................................5,6

Considerações finais.........................................................................7

Bibliografias......................................................................................8

INTRODUÇÃO

A  empresa que escolhida para a realização do desafio profissional foi a LACMINAS  que atua na região sul de Minas Gerais e região sudeste do pais, no segmento alimentício (Laticínio), que fabrica atualmente queijo , doce de leite, requeijão e manteiga.

   A empresa tem como concorrentes a Parmalt, Shefa, Italac, Itambé, Nestlé e Batavo e seus principais clientes são supermercados, redes de atacado e varejo, padarias e mercearias.

 A LACMINAS traçou um plano de marketing para  divulgar seus produtos  com o objetivo  de ser uma das melhores empresas no ramo de alimentos (Laticínios),  também esta melhorando seu meio de distribuição e também criando centros de distribuições para melhorar o processo de entrega dos produtos para os clientes.

 Sendo ao invés de utilizarmos nossa própria frota iremos utilizar o transporte de terceirizados e agregados, fazendo com que reduza os custos com o processo de distribuição dos produtos.

  Pela empresa estar em constante crescimento precisou ser criado mais câmeras de armazenamento refrigerados com o grau controlado  para cada tipo de produto de acordo com sua necessidade  e para os que não precisam de refrigeração o armazenamento é feito em galpões com ar condicionado ou exaustores na temperatura ambiente.

   A empresa utiliza caminhões isotérmicos para transportar o leite-in-natura, pois é  o único meio de transporte para transportar o leite sem ter nenhum tipo de contaminação. Em relação ao modal escolhido foi o rodoviário, pois sendo ele o único meio de transporte viável  para transportar  os  produtos com qualidade e baixo custo.

        

Diante do ambiente competitivo das empresas, surge a preocupações com a melhoria continua da qualidade dos produtos e processos oferecidos cooperativas de laticínios. Uma forma eficaz  de se obter vantagem nesta competição é através do gerenciamento da cadeia de suprimentos, a qual aborda o projeto, o planejamento, a gestão é a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor ate o consumidor final, buscando a integração de recursos humanos e físico que possibilite o alcance do objetivo final de satisfação do cliente, com entregas no prazo e com qualidade.  

Pode se verificar que o estado do rio de janeiro contribui com 74,16% do mercado consumidor. Isso se justifica, principalmente, pela proximidade e pelo porte do mercado consumidor (facilitando a distribuição dos produtos de alta e media perecível). Muito dessa distribuição do mercado e explicada pelo fato de haver uma concentração de produção de leite numa faixa que se inicia na zona da mata e no sul/sudoeste de minas e se estende para noroeste ate Goiás. Localizada na extremidade do sul dessa faixa, é natural que, como exportadora de leite e derivados, a zona da mata privilegie o atendimento do rio de janeiro e espírito santo, ficando para as demais meso-regiões dessa faixa os demais marcados importadores.

  Os clientes são na maioria redes de supermercados e varejistas em geral, com exceção das demais empresas que são auxiliadas por centros de distribuição que são localizadas estrategicamente com o intuito de facilitar a distribuição.

A estrutura da rede é composta pelos membros primários – No caso dos laticínios, varejistas, coletadores de leite, cooperativas de leite de várias micro regiões próximas, produtores rurais, fornecedores de insumos para os laticínios, fontes de técnicos especializados, serviços de assistência técnica em laticínios, entre outros.

  Embora a maioria das empresas relate que a cada dia as negociações de vendas com os grandes varejistas estão cada vez mais difíceis, por causa da negociação do preço x quantidade de produto, verificou-se que as vendas ainda se concentram nas redes supermercadistas, sendo o pequeno varejo uma relevante e crescente alternativa de comercialização. Segundo alguns entrevistados, as negociações são críticas porque os supermercados (em posição virtualmente ( oligopsônica) fazem seus pedidos por meio de cotações de preços. Os entrevistados revelaram que o maior problema é manter os clientes e, não, conquistar novos, pois o mercado é muito sensível às oscilações de preços, o que facilita a entrada e saída de produtos de várias praças. Em geral, a maioria das empresas negocia com os seus clientes-chave as vendas, promoções, vendas mal sucedidas, trocas e condições diferenciadas em datas especiais como o aniversário da empresa varejista. Apesar das dificuldades de negociação, todos preferem reter os supermercados como cliente por serem eles que melhor garantem a colocação de seus produtos. Por outro lado, pela flexibilidade de negociação, o pequeno varejo privilegia a compra de empresas da região que têm bom padrão de qualidade de seus produtos e que conseguem atender aos seus pedidos em quantidades e tempos satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com