TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I - GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.973 Palavras (16 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: SOBRAL

ACADÊMICO: FERNANDO MAGALHÃES DE PAULO – RA: 6245119496

TUTOR A DISTÂNCIA: AMADO LEITE

PROINTER I – RELATÓRIO PARCIAL

                                                               SOBRAL, CE

2019


ACADÊMICO: FERNANDO MAGALHÃES DE PAULO– RA: 6245119496

TUTOR A DISTÂNCIA: AMADO LEITE

PROINTER I– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia Em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

SOBRAL, CE

2019

RESUMO

Este presente trabalho tem por objetivo cumprir os passos que definem o relatório parcial do Prointer I. O trabalho está dividido em 5 passos: o passo 1 define-se os fatores motivacionais que um empreendedor deve ter, define o que é empreender e explana as características que um empreendedor deve ter. Já no passo 2 depara-se com os comportamentos primordiais que a maioria dos empreendedores de sucesso deve ter. No passo 3 relata-se a variável poder no ambiente organizacional, qual a sua importância, qual a sua vantagem e desvantagem e como o líder deve se posicionar com essa variável. No passo 4, define-se a liderança organizacional, quais são as principais características de um líder de sucesso, como ele deve agir diante de seus colaboradores e por que é importante a liderança nas organizações atuais.  E por fim, no passo 5 relata-se o conceito de ética organizacional, cultura organizacional, clima organizacional, trabalha o conceito de estresse no ambiente empresarial e quais fontes trazem estresse aos funcionários.

Palavras-chave: fatores motivacionais; liderança; clima; cultura organizacional; ética.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

PASSO 1: FATORES MOTIVADORES PARA EMPREENDER.        5

PASSO 2. COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES PRIMORDIAIS        7

PASSO 3: O PODER E SUA INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DOS NEGÓCIOS        9

PASSO 4 LIDERANÇA ORGANIZACIONAL        10

PASSO 5  ÉTICA NO MUNDO EMPRESARIAL        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

As empresas atuais estão constantemente em clima de competição com as demais empresas concorrentes, e esse clima faz com que as empresas se qualifiquem cada vez mais. Na busca por qualificação as organizações precisam de informações relativas ao mercado competitivo. Muitas novas empresas surgem, o que indica um grande número de empreendedores que estão iniciando seus primeiros passos.

Para tanto, esses novos empreendedores buscam uma forma de terem o seu próprio negócio e se tornarem independentes. Muitos empreendem por oportunidade e outros por puramente necessidade. Num país em que é alto o número de desemprego, as pessoas buscam formas de garantir o seu sustento e talvez uma melhor qualidade de vida.

Porém, para empreender o cidadão deve buscar informações, se qualificar, preparar-se para os obstáculos que irá enfrentar. Para empreender é primordial que se tenha algumas características como, por exemplo, ter iniciativa, não ter medo do fracasso, ser persistente, estar antenado com o que acontece no mundo e sempre buscar inovar. Conquistar valores com o empreendimento é o fator chave para o sucesso.

Com um empreendimento, além das características primordiais que o empreendedor deve ter, é preciso ainda se preocupar com a liderança, que por sinal, também existem habilidades que devem ser adquiridas ou aprimoradas. O líder é uma importante figura nas empresas modernas.

Após essa breve introdução, dar-se início ao trabalho propriamente dito, nele possui os conceitos de forma mais detalhada e com maiores especificações e aprofundamento.

PASSO 1: FATORES MOTIVADORES PARA EMPREENDER.

Atualmente muito se fala em empreender e esse termo vem sendo falado constantemente por aqueles que buscam uma forma de ganhar dinheiro. Mas o que é realmente empreender? Bem, empreender é o ato de criar ou inovar algo que seja amplamente desejado pela sociedade e crie valor para esta. Além disso empreender é buscar novos horizontes, é correr atrás dos sonhos, é não ter medo de arriscar, é não ter medo de fracassar, é cair e levantar. Empreender não é apenas abrir mais um novo negócio, mas sim, conquistar valores nesse novo negócio.

Segundo (Hashimoto, 2014), “Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais”. A autonomia é uma das características mais importante de um empreendedor, pois é através dela que muitos despertam a criatividade e a coragem para começar a empreender. A maioria dos trabalhadores querem trabalhar para si, e deixar de ser apenas mais um empregado do patrão, daí que surge o desejo de ter autonomia e consequentemente a coragem para empreender.

O empreendedorismo não se resume a mais uma abertura de um negócio, está relacionado principalmente a conquista de valores por quem empreende, é o ser diferente, é o ser inovador, é aquele produto moderno, com valores que despertam o olho do cliente, é a busca de um espaço na história. Afinal, o empreendedor de sucesso quer ser lembrado, quer ser um marco no mundo dos negócios, quer ser espelho para futuros empreendedores. Com bem conceitua  (Administadores.com, s.d.), “Empreender é viver para deixar um legado, é viver para construir história, é viver para contribuir como crescimento da raça humana”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com