TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RÉGIS ALEX ROEHE

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

[pic 3]

Luziânia/GO

2013

RÉGIS ALEX ROEHE

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Pessoas  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  

Recrutamento e Seleção e Remuneração

Profª Cláudia Cardoso M. Napoli

Profª Joenice Diniz

Auditoria em Recursos Humanos

Prof. Rinaldo Lima

Legislação e Rotinas Trabalhistas

Prof. Jossan Batistute

Profª Vânia Machado

Luziania/GO

2013

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentadas as práticas de gestão de pessoas para a reestruturar a empresa das irmãs, onde serão abordados os temas estudados nas matérias apresentadas no semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

        A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. As pequenas empresas não costumam desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos e não sabem como isso é importante. A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, como falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo. Em uma época em que os avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso da empresa, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados das organizações.

  1. RECRUTAMENTO

No recrutamento interno, a vaga aberta é preenchida por meio de promoção ou transferência de seus funcionarios, já no externo a vaga é preenchida com candidatos do mercado de trabalho. Para esta vaga sera utilizado o metodo de recrutamento externo, onde será divulgada a vaga agencias de emprego, pois evita contratar profissionais que não são adequados para a vaga.

  1. SELEÇÃO

As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais dos candidatos através de amostras de seu comportamento, diante disso, será aplicada a técnica de analise de curriculo com teste de conhecimentos gerais. Durante a entrevista, sera realizada a pesquisa onde será obtido do candidato as informações necessárias para avaliação de suas competencias, em seguida será realizada a troca, onde o candidato poderá realizar perguntas de seu interesse. Durante a entrevista, serão realizadas perguntas referente ao desenvolvimento na carreira como por exemplo suas experiencias em empresas anteriores, motivosque o levaram a sair, outro questionamento é referente a estrutura familiar e sauas responsabilidades economicas.

  1. PLANO DE CARGO E SALARIOS

O salário do cargo será baseado nos conhecimentos exigidos pela função, complexidades das atividades desenvolvidas e responsabilidades pela execução de tarefas ou apresentação de resultados específicos esperados do cargo. O salário de admissão está denominado como classe “A”, no valor de R$ 800, 00, para que o funcionário obtenha um salário maior dentro do mesmo cargo é necessário que o funcionário obtenha um desempenho que o destaque significativamente dos demais dentro da equipe de trabalho. O percentual recomendado para os casos de promoção varia entre 5% e 8%, encaixando-se nas classes “B” e “C” respectivamente.

Numa promoção para um cargo bem maior, o aumento inicial recomendado situa-se entre 20% e 30% do salário atual, dependendo da diferença entre a faixa salarial atual e a faixa salarial do novo cargo. Aumentos complementares para adequação do salário à nova faixa salarial poderão ser programados para um intervalo entre três meses e um ano. Esse intervalo para ajuste do salário à nova faixa salarial tem o objetivo de permitir a confirmação da adaptação do profissional ao novo cargo.

  1. AVALIAÇÃO PARA PROMOÇÃO

 Disciplina

Assiduidade

Pontualidade

Colaboração com a equipe, superiores e colegas de trabalho

Disponibilidade

Qualidade do trabalho realizado

Responsabilidade

Apresentação pessoal

Conhecimento da Função

Desenvolvimento Técnico-Profissional

Entendimento e aceitação de mudanças

Comunicação

Organização

Liderança (para encarregados e acima)

Resolução de conflitos (para encarregados e acima)

  1. RELAÇÕES TRABALHISTAS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS

Carteira de Trabalho
Exame Médico Admissional
Identidade e CPF (Xerox)
Título de Eleitor (Xerox)
Número de Inscrição do PIS (Xerox)
Certificado de Reservista (Masculino) (Xerox)
Registro de Nascimento dos Filhos menores de 14 anos (Xerox)
Carteira de Vacinação ATUALIZADA menores de 6 anos (Xérox)
Declaração freqüência escolar em Maio e Novembro de cada ano para maiores de 6 anos;
Registro de Casamento ou Nascimento (se solteiro) (Xerox)
Fotos 3X4
Endereço Completo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com