TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico - Confeitaria

Por:   •  30/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  2.304 Visualizações

Página 1 de 4

 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

O estudo dos concorrentes é fundamental para quando se pretende programar algum tipo de negócio, tão importante quanto analisar os consumidores e estudo do produto.

O ramo da confeitaria é de ampla concorrência o que permite livre entrada e saída do mercado, pois não há exigências complexas para estabelecer novas empresas. Por isso é preciso que organizações que objetivam se solidificar no mercado atuante não ajam como se fossem únicas no setor deste modo necessitarão entender a importância de se analisar a concorrência

Para realizar a pesquisa sobre os principais concorrentes diretos no ramo da confeitaria no mercado de Campo Grande, foram levantados oito principais variáveis (Qualidade e preço dos produtos, localização da loja, estacionamento, formas de pagamento e reconhecimento da marca no mercado), vista como mais relevantes pelo consumidor desse ramo, e foram definidas notas de 1 a 5, sendo enquadradas da seguinte forma: 5 considerando a variável ótima para determinado estabelecimento, 4 considerado como critério muito bom, 3 considerado como critério bom, 2 considerado como critério ruim e 1 considerado como critério.

Tabela Estudo da Concorrência

Concor-

Rentes

Qualidade

Preço

Localização

Estacionamento

Atendimento

Estrutura

Formas de pagamento

Reconhecimento

Bico pitanga

4

3

2

2

4

5

5

3

Doces Cupcake

3

3

4

5

4

3

5

5

Brigadeiro de Panela

5

3

2

2

5

3

5

3

Anita doces

5

3

2

5

4

5

5

4

Niura festas e doceria

5

2

5

5

3

5

5

5

Conforme a tabela 15 descrita acima segundo alguns requisitos citados, foi feita uma análise em cima dos que obtiveram maior somatório de pontuação. Quanto aos quesitos de estrutura e reconhecimentos destacou-se a Niura Festas e Doceria, Anita Doces e Bico de Pitanga.

Já na forma de pagamento todas obtiveram a maior pontuação, sendo os clientes satisfeitos com as maneiras adotadas pela empresa para que o cliente possa pagar pelo produto adquirido. E quanto ao quesito qualidade ganhou destaque a Niura festas e doceria, Anita Doces e Brigadeiro de Panela em que estas obtiveram a maior pontuação na escala Likert.

As concorrentes foram escolhidas com base nos produtos produzidos e por serem as principais empresas citadas no questionário aplicado aos consumidores, similares aos produtos que serão feitos na confeitaria GGLACÊ. As empresas que focam no ramo de confeitaria, que são a Bico Pitanga, Doces CupCake, Brigadeiro de Panela, Anita Doces e Niura Festas e Doceria, que produzem doces, bolos, tortas, bombons e biscoitos. Dentre as empresas citadas abre-se uma exceção para a empresa Bico Pitanga, pois a mesma além dos serviços referidos acima ela oferece o serviço de coffe break.

Na realização da pesquisa observou-se que os clientes citaram muito empresas no ramo da panificação, mas essas empresas não têm como em suas características e cargo chefe a área especificamente da confeitaria.

Abaixo segue uma tabela com a descrição, de forma genérica, dos serviços prestados aos clientes pelas empresas concorrentes aqui citadas, tentando fazer um levantamento das vantagens e desvantagens de todas elas.

Concorrentes

Serviços/Características/ Vantagens e Desvantagens

Bico Pitanga

Características: A loja analisada tem um estacionamento na frente do estabelecimento que disponibiliza duas vagas, sendo uma para grupos especiais. Possuí também cadeira e mesas dispostas em sua loja para consumo no local.

Serviços: Possui apenas uma loja e realiza coffe break para empresas.

Vantagens e Desvantagens: Funcionam todos os dias da semana nos períodos diurno e noturno. Serve lanches salgados na loja em seu horário de atendimento, mas seus preços não são tão acessíveis e a localização da loja não é boa, pois fica distante do seu público alvo.

   Doces CupCake

Características: Estruturada com uma área voltada para bolos e cupcake e outra para bolos caseiros, todos podem ser visualizados na web site.

Serviços: A empresa possui uma loja física, que podem consumir na loja ou levar para a casa a pronta entrega, ou fazer uma encomenda. Seu diferencial são os bolos confeitados com pasta americana.

Vantagens e Desvantagens: Sua marca é bem fortalecida em Campo Grande, possui uma pagina nas redes sociais (instagram, facebook) ilustrando os confeitos. Possuem estacionamento na frente da loja, com duas vagas. Loja com ar condicionado e uma ótima localização. Aceitam todos os cartões de crédito.

Brigadeiro de Panela

Características: Possuí cadeiras e mesas dispostas em sua loja para consumo no local.

Serviços: Possui uma loja e atendimento on line, sua maior fonte de renda são as encomendas feitas por aplicativos de redes sociais.

Vantagens e Desvantagens: Sua loja não possui estacionamento, seus produtos são de ótima qualidade, realizam entregas em domicílio. A forma de pagamento pode ser efeituada por cartão de crédito. Possuem bolos a ponto entrega, bolos de pote, cupcake, doces. Seu preço é bem acessível.

Anita Doces

Características: Possui estrutura física com estacionamento para dois veículos e também mesas e cadeiras para consumo no local.

Serviços: Realiza encomendas por via whatsapp, possuem um ótimo atendimento e bem esclarecido.

Vantagens e Desvantagens: Seus serviços são voltados para grandes eventos, venda dentro da loja é pequena, venda de doces diferenciados, preço muito acessível. Sua localização não é boa, pois fica longe do público alvo.  

Niura festa e doceria

Características: Uma ótima estrutura e possui apenas uma loja com duas vagas de estacionamento em uma boa localização no centro.

Serviços: Oferecem bolos, tortas, doces, bombons, salgados, tortas salgadas, sucos e alguns produtos congelados. No estabelecimento possui mesas e cadeiras para consumo.

Vantagens e Desvantagens: uma ótima qualidade possuem promoções (ex: toda segunda feira qualquer brigadeiro é R$1 e toda quarta feira a Trufa é R$1,50), valores não muito bem acessíveis, possuem um ótimo site de atendimento com seus produtos bem detalhados.  


...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com