TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico - Natura

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico - Natura

Resende-RJ

2015

Vivian Dynia Figueiredo Marques

Estudo de caso da Empresa Natura SA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Resende-RJ

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução .................................................................................4
  2. Desenvolvimento ......................................................................4
  1. Missão ...........................................................................4
  2. Visão ..............................................................................5
  3. Valores ...........................................................................5
  4. Estratégia Genérica ........................................................6
  5. Estratégia Competitiva ...................................................6
  6. Ambiente Externo ...........................................................7
  7. Ambiente Interno ............................................................8
  1. Desenvolvimento e Crescimento da Empresa ...........................8
  2.  Conclusão .................................................................................9
  3. Referências Bibliográficas ..........................................................10
  1. INTRODUÇÃO

 

         Neste trabalho, temos por objetivo fazer uma apresentação da empresa Natura SA, maior empresa de cosméticos do país criada em 1969.

Discorreremos sobre missão, visão e valores da empresa, em seguida , as estratégias genérica e competitiva serão descritas e discutidas. Analisaremos também seu ambiente setorial, considerando concorrentes, clientes e fornecedores. Bem como, sua matriz SWOT (Forças e Fraquezas do Ambiente Interno versus Oportunidades e Ameaças do Ambiente Externo). O desenvolvimento do texto será baseado no  conhecimento adquirido através do estudo da disciplina.

Ao final, serão apontados três ações que visam  o desenvolvimento e crescimento da empresa Natura.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO

A missão de uma empresa deve definir sua razão de ser, o que ela produz, deve ser sucinta, objetiva, e refletir seu planejamento estratégico e a realidade da empresa. Ela deve ser baseada no passado, na origem da empresa, nas raízes sob a qual ela foi fundada.

A missão da Natura é “ Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o  bem-estar/ estar bem.” Segundo Peter Drucker: “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”. 

Após analisarmos com mais cuidado podemos perceber que a missão da empresa estudada é bastante sucinta, declara apenas a criação/comercialização de produtos e serviços promotores de bem-estar da pessoa consigo e com o ambiente ao redor. Ela deixa a desejar em diversos pontos como: descrição do público alvo, dos produtos e serviços, do modo de fabricação/realização dos produtos/serviços, da responsabilidade com o meio ambiente, da relação com seus colaboradores entre outros.

2.2. VISÃO

         A visão, em linhas gerais, é um retrato do futuro da organização, ela é um norte para as ações estratégicas  da empresa, vislumbrando resultados pretendidos a partir do contexto atual. Fazemos uma relação de onde queremos chegar em um tempo determinado. A declaração de visão não contém elementos pré-definidos, aliás os modos de redigi-la são tão amplos quanto a diversidade as organizações.

A visão da Natura é: por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. O que podemos verificar na Visão da Natura é que ela não indica um horizonte de tempo, porém deixa claro aonde quer chegar ao mencionar que quer “ ser uma marca de expressão mundial”. Para Souza (2003, p. 36) a visão representa o destino que se pretende transformar em realidade. Chiavenato (1999, p. 51) a define como a imagem que a organização tem de si e do seu futuro. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar.

Vimos coerência ao ligar o comportamento empresarial com qualidade de seus produtos e serviços e nas relações estabelecidas com seu público relacional. Ela inclui toda comunidade com que se relaciona, mencionando ainda a natureza, o que nos remete a responsabilidade socioambiental que a mesma procura desenvolver ao longo de todo o seu processo produtivo.

2.3. VALORES

Os valores devem espelhar os padrões de comportamento institucionais da organização. “Os conceitos de “atitude” e ” comportamento” são a base dos valores.

        A Natura apresenta os seguintes valores: a vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente de aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados a capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com