TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico da Empresa RENOVA Reservatórios de Água

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

a) Nome da empresa:

RENOVA Reservatórios de Água.

b) Ramo de atividade:

Desenvolvimento e produção de reservatórios de água, incluindo produtos para uso residencial e setor industrial.

c) Principais fatos relevantes:

Fundação: A empresa foi criada por 3 colegas que trabalhavam no ramo da construção civil. Eram funcionários de uma rede de lojas de materiais de construção e ao observarem o crescimento do setor decidiram criar uma pequena fábrica de caixas d'água para uso residencial.

Ampliação da instalações: Com os incentivos dados às políticas de habitação através dos agentes de políticas públicas, a demanda pelos produtos aumentou e a empresa ampliou suas instalações, passando a produzir em maior escala e fornecer para lojas de construção conceituadas tais como Leroy Merlin, Telhanorte, dentre outras.

Alavancagem: A ampliação das instalações da empresas requereu a implementação de um departamento comercial mais arrojado para atender os novos grandes clientes e como consequencia também abriu frente para novas oportunidades de negócio. Em 2011, a empresa foi vencedora de licitações públicas do programa "Água para Todos", do governo federal, o que fez que com a empresa se consolidasse definitivamente no mercado de reservatórios de água de uso residencial, passando a concorrer com fabricantes de nome, tais como Brasilit, Tigre, Fortlev, dentre outros.

Principais clientes: Atualmente a empresa tem como principais clientes as grandes redes de materiais de construção civil, tais como Leroy Merlin, Construais, Telhanorte, dentre outros, bem como o governo federal, através de contrato licitatório para fornecimento de produtos para o projeto Água para Todos.

d) Número de Empregados:

A empresa conta hoje com 100 empregados, de qualificações diversas, colaborando com os setores de desenvolvimento, produção, administrativo, financeiro, logística, dentre outros que complementam a cadeia produtiva do negócio.

e) Número de filiais:

A empresa possui comente uma unidade onde se encontram todos os departamentos.

f) Possíveis fusões/aquisições/parcerias:

Até o momento não foi feita nenhuma fusão ou aquisição.

g) Empresa Familiar ou Profissionalizada:

A empresa é profissionalizada, uma vez que vem implementando gradativamente, desde a aquisição de grandes contratos e sua ampliação, a cultura da gestão empresarial.

h) Liderança autoritária ou participativa:

A empresa está gradativamente implementando uma Liderança participativa, uma vez que processo de gestão vem se tornando descentralizado e os três sócios têm envolvido os gestores na tomada de decisão, porém ainda há paradigmas a serem mudados.

i) Clima Organizacional:

Não é bom. Embora esteja em processo de profissionalização, a empresa ainda carece de implementar processos claros em diversas instâncias, tais como tomada decisão menos centralizada, definição de metas baseadas em critérios profissionais, implementação de políticas de RH e gestão de pessoas, contratação de profissionais com qualificação técnica específica em determinados setores - tais como financeiro, marketing -, dentre outros pontos. Como consequência, o conflito interno é elevado, a produtividade é baixa, o nível pressão por resultados e muito alto. Tudo cria um clima organizacional ruim.

j) Posição da Empresa no Setor em que atua(pode ser estimado):

Atualmente pode-se afirmar que disputa o quinto lugar no Brasil, seguindo fabricantes como Brasilit, Tigre, Fortlev e Aqualimp.

k) Principais fornecedores, concorrentes e clientes corporativos:

Fornecedores: Iko, Brasken, TRM, etc.

Concorrentes: Brasilit, Tigre, Fortlev e Aqualimp, Hidrofiber, etc.

l) Outros dados de interesse:

Em função das conquistas comerciais da empresa nos últimos anos, passou a ser necessária a profissionalização da sua gestão, criando departamentos específicos tais como administrativo, financeiro, RH, desenvolvimento, produção, comercial, etc. A profissionalização da empresa também se deu pela contratação de gerentes para as áreas, que agora são responsáveis pelo desafio de implementar a cultura e metodologias profissionais de gestão, o que levou a empresa a elaborar o presente planejamento estratégico.

2. NEGÓCIO, MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA

NEGÓCIO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com