TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de melhoria na administração

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

administrando a implantação do SIG

Resistências;

Quando o empreendedor decide implantar um SIG em sua empresa, geralmente enfrentam uma série de resistência dos colaboradores, provocada pela mudança de processo.

De acordo com as mudanças, através do SIG, existem cinco tipos de efeitos nas pessoas,são;

- Efeito comportamentais;

o efeito mais evidente da mudança nas empresas são as alterações das funções realizadas pelo funcionário. Desse modo os efeitos da mudanças sobre a conduta fazem com que as pessoas alterem a maneira pela qual fazem seu trabalho. Por tanto proporciona de fato, o ponto imediato do comportamento.

mas essas alterações de comportamento não ocorrem simplesmente de modo automático ou a pedido dos executivos. As alterações precisas desejadas acontecem somente com a cooperação ativa  dos colaboradores que estão diretamente envolvidos, treinamento especifico oferecidos podem ser uma das maneiras de incentivo.

- Efeito psicologico;

nesse caso, qualquer mudança anucianda pela primeira vez gera um pensamento ou começão a imaginar o que essa novidade significara para eles no que diz respeito á sua futura maneira de trabalhar.

- Efeitos sociais;

esses efeitos são as alterações que ocorrem nas relaçoes ja estabelecida do individuo com os outros menbros do seu grupo de trabalho e com seu superiores, seu sindicato e a empresa como um todo. podendo influenciar na imaginação no qual sera a natureza das suas relaçoes futuras.

- Efeitos economicos;

os efeitos se concentram sobre dois aspectos principais: mudanças nos salarios e nos beneficios dos funcionarios das empresas, deve estar atento a esses aspectos, caso contrario os resultados das mudanças na sua empresa podem ser bastante desastrossos, com elevados niveis de resistencia as mudanças programadas

- Efeitos organizacionais;

esse efeito, engloba os efeitos anteriormente mencionados, mas tem a validade de considerar o efeito da mudança sob o enfoque sistêmico da empresa como um todo.

O Desenvolvimento Organizacional (DO), é uma respostas á mudança, uma complexa estrategia educacional que tem por finalidade mudar crenças, atitudes, valores e a estrutura da empresa, de modo que elas possam melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologia e desafios e ao proprio ritmo de mudanças da sociedade e da economia.

com isso, o DO objetiva aplicar o conhecimento da ciencia do comportamento à moldagem dos processos de formação de grupos e das relaçoes intergrupais, afim de assegurar a eficacia e a eficiencia da empresa. Ficando evidente que esse processo deve ter como base de sustentação alto nivel de eficiencia e eficacia no processo empresarial.

O Administrador deve saber que, atraves de adequado processo de aplicação de DO, obtem os seguintes resultados mais comuns:

- Desenvolvimento da competencia interpessoal;

- mudança nos valores, de modo que os fatores e os sentimentos humanos sejam mais validos para SIG;

- criação de um clima de aceitação e receptividade para o diagnostico e a solução de problema da empresa, com base na melhoria do sistema de informações gerenciais;

- maior integração das necessidades e dos objetivos da empresa e dos profissionais que fazem parte da empresa, dentro do SIG.

Portanto, a capacidade de perceber, analisar e entender as mudanças e seus efeitos sobre as pessoas, o SIG e a empresa tem um aspectos de suma importancia para os executivos das empresas. Considerece tambem as mudanças não planejdas que podem ocorrer na empresa, como:

- mudanças por acomodação, atraves de uma serie de pequenas mudanças de maneira nao sistematizada com sucessivos esforços de apaptação, sem ter como base um planejamento coerente e estruturado;

- mudança por crise, quando ocorre a mudança de emergencia, visando apagar incendio;

- mudança de impacto, que ocorre a apartir da ameaça de uma situação caotica e incontrolavel, provocando uma mudança radical e revolucionario, com sacrificios desstrosos e resultados questionaveis.

A partir da conceituação de DO e dos beneficios que pode apresentar para o SIG e para a empresa, é pessivel estabelecer algumas de suas caracteristicas basicas, como:

- è uma estrategia educacional que visa uma mudança organizacional planejada, geralmente considerando a empresa como um todo;

- As mudanças, necessariamente, devem estar correlacionadas com as exigencias ou as necessidades da empresa, e não das pessoas;

- Os agentes de mudança sao, geralmente, externos ao SIG;

- È necessario alto nivel de relacionamento, colaboração e respeito profissional entre o agente de mudança e os profissionais envolvidos pelo sistema de informações gerenciais.

A tecnica de DO parte de determinadas premissas, dentre as quais  podem ser citadas:

- A unidas maneira de mudar a empresa e mudando a sua cultura, a qual e entendida como;

*sistema dentro do qual as pessoa trabalham e vivem; e

*modos de vida, crenças e valores, bem como formas de interação e de relacionamneto.

- É necessaria uma nova conscientização social das pessoas que trabalham na empresa, pois dessa forma os resultados da empresa podem ser otimizados.

todo esse processo deve buscar fortalecer o lado positivo da burocracia nas empresas. os componentes da burocracia podem ser resumidos em:

- Cadeia de comando dem definida;

- Sistema de regras e procedimentos amplo e rigido;

- Divisao de trabalho baseada na especialização;

- Promoção e seleção baseadas na competencia tecnica; e

- Impersonalidade nas relações humanas.

quando da analise dos SIG nas empresas, os executivos devem enfocar as varias formas de serem abordados os subsistemas nas empresas. Esses enfoques podem ter abordagens estruturais ou comportamentais, o que torna a tecnica do DO altamente valida nesse momento.

O administrator da empresa, poderá ter alto nivel de resistencia quando da implementação do sistema de informações gerenciais, indicando que o SIG tem plena abrangencia, qualquer que seja o processo de divisão da empresa em subsistemas, pois, mesmo que o SIG seja identificado, primordialmente, como pertencente a determinado sbsistema, a sua interação e plena para com os outros subsistemas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com