TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de mkt

Por:   •  16/12/2015  •  Ensaio  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

1.        PLANEJAMENTO        

1.1        ANALISE DO AMBIENTE        

1.1.1        FATORES ECONOMICOS        

1.1.2        FATORES SOCIO-CULTURAIS        

1.1.3        FATORES POLITICOS, LEGAIS E TECNOLÓGICOS        

1.1.4        Concorrência        

1.1.5        Fatores Internos (características)        

1.1.6        Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e FRAQUEZAS        

1.2        DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO        

1.3        DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO        

  1. PLANEJAMENTO

  1. ANALISE DO AMBIENTE

        A preocupação com os resultados levou a analise do ambiente da empresa.

        

            Segundo o Sebrae o mercado consumidor de GLP no mundo é de 200 milhões de toneladas anuais e tem nas economias emergentes o seu maior potencial de consumo. No Brasil, o GLP é um dos principais componentes da matriz energética nacional, contribuindo para o crescimento sustentável do país e para o desenvolvimento socioeconômico das camadas mais pobres da população.

 

        Vislumbrando essa oportunidade de negócio foi decidido abrir um ponto de revenda de GLP com o foco na revenda de gás de cozinha(P13) na cidade de Cascavel, Paraná, mais precisamente na região sul da cidade.

        

        No último ano foram abertos vários pontos de revendas de GLP na cidade, com estruturas mais modernas, concorrência acirrada de preços,e varias marcas representadas.

        Diante do ambiente desse mercado, o grupo após orientação recebida realizou um Plano de Marketing para a empresa, de como se posicionar frente ao ambiente competitivo desse segmento.

        O grupo concluiu que alem da propaganda impressa, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.

        De acordo com o plano de marketing, foi feita a analise dos principais fatores que influenciam diretamente o negocio, chegando as seguintes conclusões:

  1. FATORES ECONOMICOS

Apesar de atualmente a economia do país passar por uma vasta turbulência e os preços dos produtos sofrerem constantes reajustes o consumo de GLP continua crescendo principalmente pelas classes sociais de baixa renda, e pelo fato do produto com o passar dos anos tornar-se um item de primeira necessidade na zona urbana.

  1. FATORES SOCIO-CULTURAIS

O mercado consumidor não busca somente uma marca (como nos anos anteriores), mas também benefícios na compra de seus produtos. Os clientes passaram a exigir prazos, brindes e horários específicos na entrega de seus produtos. Essas mudanças não foram criadas pelo mercado consumidor, mas sim por revendedores que no inicialmente realizaram ações de brindes na compra do seus produtos, sorteios, aumento de prazos de pagamento e venda com cartões. No momento em que um revendedor cria um beneficio para o consumidor, os concorrentes tendem a fazer o mesmo para não perder mercado e então toda a cadeia imita as praticas. Assim, o mercado consumidor agrega aqueles benefícios no produto, ou seja, quando o cliente entra em contato com a revenda de gás suas perguntas iniciais para o atendente são:

- Qual a marca do produto?

- Quanto tempo demora para entregar?

- Quais os cartões aceitos?

- Qual será o brinde que será entregue com o produto?

        

  1. FATORES POLITICOS, LEGAIS E TECNOLÓGICOS

O mercado de GLP assim como todos os derivados de petróleo é regulamentado pelo Governo Federal. Dessa forma qualquer alteração em preços, mudanças nas regulamentações e outras ações políticas afetam diretamente a cadeia como um todo. Os fatores políticos e suas tendências podem constituir um desafio ou um beneficio para todo o setor revendedor não podendo ser um fator isolado do qual um revendedor possa usá-lo como ponto forte ou fraco.

O aumento das fiscalizações sobre os postos revendedores e a busca da redução da clandestinidade são os fatores mais favoráveis que afetam as atividades de marketing da empresa, pois as mesmas podem utilizar sua existência dentro dos padrões legais como um fator de confiabilidade para o consumidor.

E por fim, os avanços tecnológicos estão afetando diretamente as vendas de GLP, os principais avanços são:

- Maquinas moveis de cartões de credito.

- Aumento de linhas telefônicas e celulares.

  1. Concorrência

A abertura do ponto de revenda de GLP depara-se com uma forte concorrência na cidade de Cascavel-Pr devido ao grande numero e tamanho de empresas revendedoras de GLP. Existe, atualmente em torno de 70 distribuidores divididos entre as classes I até V. Tendo em vista que essas distribuidoras são fortes no mercado e utiliza-se de agressividade nas promoções utilizadas. Esses aspectos foram visualizados a partir de conversas informais com clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com